PROJETO FOLCLORE - BRINCANDO COM FOLCLORE
1. Apresentação
EMEI Profª. Eunice Lima Silveira
Turmas: Creche e Pré-Escola
Período: Manhã e Tarde
Ano: 2004
Duração: 15 dias
2. Justificativa: Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.
3. Objetivo: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
4. Conteúdos
a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
5. Áreas
a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b) Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, travalíngua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança, brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: dramatização de lendas.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
6. Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
7. Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
8 Atividade Culminante: Exposição para os pais, do Projeto Brincando com o Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
Você sabia que... ... a palavra folclore vem do inglês: folk quer dizer povo e lore, saber. Logo, significa “ciência ou sabedoria do povo”. Tudo aquilo aquilo que o povo sabe, inventa, aprende, ensina. Portanto, está muito mais perto de nossas vidas do que podemos imaginar. O termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês Williams Jonh Thoms. ... a primeira pessoa a estudar o folclore brasileiro foi o poeta Amadeu Amaral, que morreu em 1929. ... além das histórias e seus personagens, o folclore está representado em músicas e danças. |
9. Bibliografia: Edith Lacerda, Brinquedoteca Carretel de Folia. Ricardo Azevedo, Histórias Folclóricas de Medo e Quebranto. Ciça Fittipaldi, O Homem que Casou com a Sereia. Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil / Agosto. Revista Ciência Hoje das Crianças nºs 94 e 106.
Sequência de atividades na Pré-Escola
2ª feira | 3ª feira | 4ª feira | 5ª feira | 6ª feira |
Trabalho individualiza por turma: Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados Jardim II – Conhecendo as Lendas Jardim III – A História dos Brinquedos | Trabalho individualiza por turma: Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados Jardim II – Dramatizando as Lendas Jardim III – Construindo Brinquedos | Trabalho coletivo entre as turmas: Jardim III promove o Dia do Brinquedo em que todas as crianças são convidadas a trazer e compartilhar seus brinquedos, no gramado, com os colegas. | Trabalho coletivo entre as turmas: Jardim II promove a Roda das Lendas em todas as crianças são convidadas a ouvir e assistir a dramatização de histórias folclóricas. | Trabalho coletivo entre as turmas: Jardim I promove a Roda das Cantigas em que todas as crianças são convidadas a aprender e brincar com as cantigas. |
Sequência de atividades na Pré-Escola (2ª semana)
2ª feira | 3ª feira | 4ª feira | 5ª feira | 6ª feira |
Trabalho individualiza por turma: Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados Jardim II – Conhecendo mais Lendas Jardim III – A História de outros Brinquedos | Trabalho individualiza por turma: Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados Jardim II – Dramatizando mais Lendas Jardim III – Construindo mais Brinquedos | Trabalho individualiza por turma: Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados Jardim II – Dramatizando mais Lendas Jardim III – Construindo mais Brinquedos | Trabalho individualiza por turma: Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados Jardim II – Dramatizando mais Lendas Jardim III – Construindo mais Brinquedos | EXPOSIÇÃO PARA OS PAIS E COMUNIDADE |
Olá, me chamo Viviane, e adoro seu blog. Sou nova na atuação como professora, na verdade sopu assistente, mas me formei em predagogia em 2006, só agora consegui algo na area, já tive contato com eduação de jovens e adulto no meu estágio e de um projeto social de integração, mas sala de aula mais é agora. E to adorando essas atividades. Parabéns
ResponderExcluir