PROJETO: AS OLIMPÍADAS ESTÃO CHEGANDO!
Justificativa: Este Subprojeto justifica-se pela proximidade do evento esportivo – Olimpíadas – e pelas possibilidades que se descortinam de desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social que naturalmente, e pela força da mídia são de interesse das crianças.
Segundo os PCNs para o ensino fundamental a escola tem “a função socializadora que nos remete a dois aspectos: o desenvolvimento individual e o contexto social e cultural. É nesta dupla determinação que nos construímos como pessoas iguais, mas, ao mesmo tempo, diferentes de todas as outras. Iguais por pertencermos à mesma matriz cultural, o que nos permite fazer parte de grupos e compartilhar com outras pessoas um mesmo conjunto de saberes e formas de conhecimento que, por sua vez, só é possível graças ao que individualmente pudermos incorporar. Não há desenvolvimento individual possível à margem da sociedade, da cultura. Os processos de diferenciação na construção de uma identidade pessoal e os processos de socialização que conduzem a padrões de identidade coletiva constituem, na verdade, as duas faces de um mesmo processo.” (fonte: http://www.zinder.com.br/legislacao/pcn
Na prática podemos traduzir as palavras acima em ações e intervenções pedagógicas que as contemplem. Consideramos, por exemplo, que as crianças possuam interesse e habilidades distintas no quesito esporte, que cada um de nós expresse e sinta diferentemente a emoção da vitória e da derrota, estas entre outras questões que dizem do desenvolvimento individual, estas têm espaço garantido em uma proposta coletiva, não no sentido de padronizar respostas e conhecimentos, mas no de agregar diferentes desenvolvimentos que colaborem para o crescimento coletivo.
Este projeto justifica-se, portanto, por seu caráter cultural, emocional, afetivo, motor, socializador.
Objetivo Geral: Contextualizar o evento esportivo, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social.
Objetivos Específicos:
1. Estimular o conhecimento das principais modalidades esportivas: vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc;
2. Estimular a coordenação motora: equilíbrio, freio inibitório, força, resistência, postura, etc;
3. Estimular o fazer em equipe;
4. Estimular a colaboração;
5. Estimular a competição saudável;
6. Estimular a capacidade de lidar com as questões de ganhar e perder;
7. Estimular a imaginação;
8. Estimular e desenvolver a criatividade;
9. Estimular e desenvolver a expressão corporal;
10. Estimular e desenvolver a linguagem verbal;
11. Estimular e desenvolver a expressão de idéias, sentimentos, sensações;
12. Estimular e desenvolver a curiosidade e o interesse por outras culturas;
13. Estimular e desenvolver a capacidade de emitir opiniões e de argumentar;
14. Estimular e desenvolver as habilidades motoras;
Atividades:
1. Álbum esportivo
2. Uso de histórias;
3. Criação de textos;
4. Mini campeonato com as principais modalidades esportivas, tais como vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc.
5. Pesquisa: Como é o país que irá sediar as Olimpíadas de 2008;
6. Pesquisa: Qual esporte meus familiares mais gostam?
7. Hipotetizar e (copiar) os nomes das principais modalidades esportivas e palavras relacionadas;
8. Montar um circuito esportivo na sala;
9. Confeccionar uma mascote das Olimpíadas de 2008;
10. Verificar em um mapa para onde estão indo os atletas brasileiros;
11. Jogos e brincadeiras lógicas-matemáticas envolvendo a quantidade de jogadores, países participantes, forma de contagem da pontuação, etc;
12. Etc.
Culminância: Cerimônia de encerramento do Mini campeonato Olímpico de 2008.
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO MINI CAMPEONATO OLÌMPICO.
• Sala enfeitada com os motivos do Projeto (Inspirados na cultura chinesa)
• Circuito esportivo: Basquete, Futebol, vôlei, etc
• Entrega das medalhas (Neste momento estará tocando a música: Tema da Vitória).
RETIRADO: Projetos da Educação Infantil, postado por Tatiana Hoffmann
adorei a sugestao, estarei adaptando para minha escola, sou especialista de educaçao.
ResponderExcluir