Este assunto é muito interessante, a minha colega Ana Cristina me pediu uma ajuda, um aluno dela tem muito medo de raio e trovão... então como resolvemos esse assunto?
Bom, na verdade o meu filho Lucas, agora com 5 anos de idade tambem tinha um medo incontrolável de raios e trovões, procurava sempre mostrar os raios e trovões, para q ele entendesse o que acontecia, mas era sempre inútil. Esse medo era tão grande que passou a se assustar com fogos de artifício, lugares escuros, barulhentos, multidões, lugares apertados... e até mesmo com uma simples chuva.
Num belo e abençoado dia, na tv cultura, ela estava assistindo a Kika, e o tema era: De onde vem os raios e trovões?
Foi perfeito, ele ficou mais segura e teve a certeza de que não era ninguem brigando lá em cima!
Logo em seguida, na mesma semana caiu um toró tão grande, tão refrescante, e todos sabemos como as crianças gostam de brincar com água, então aproveitei e perguntei se ele queria tomar banho de chuva, o resultado vcs podem imaginar... uma gripe básica e o medo foi embora junto com a gripe rsrs.
Coisas que sempre fazia:
* Nunca o deixava sozinho em momento de medo
* Palavras confortantes: vai passar logo, mamãe tá aqui, vc não está só
* Em dias de chuva pegava ele na escola mais cedo e as professoras já estavam avisadas da situação dele, quando chegava na escola ele sempre estava do lado das professoras.
Procurei na internet e encontrei a o video "de onde vem", aqui está o link
Esse tema levantou a questão sobre o que é o medo e tambem sobre como lidar com o luto infnatil, temas esses que acabo de postar no blog... Beijos e abraços!
Olá!! Tem presentinho no meu blog pra vc!!
ResponderExcluirBjos
Quanto a este tema luto , tem um livro bem interessante Menina Nina trata o tema de maneira bem sútil.
ResponderExcluirobs.: não lembro a autora .
Abração !!