Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Reforma Ortográfica


Olha eu de volta, depois de alguns dias sem postar nada vim com mais dúvidas que as meninas levantaram sobre as letras K, W e Y... Na verdade a dúvida paraiva sobre o Y, deixando a questão se o Y seria uma vogal ou uma consoante.

Bom, depois de algumas pesquisas e muitas dúvidas as meninas a Sindy e a Maria encontraram uma resposta clara e consistente e postaram no comentário W e Y Vogal ou consoante?

Fonte> Revista Nova Escola


"Conforme o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, as letras K, W e Y foram incluídas no alfabeto e obedecem às regras gerais que caracterizam consoantes e vogais. Do ponto de vista fonético-fonológico, consoante é um fonema pronunciado com a interrupção do ar feita por dentes, língua ou lábios. Já a vogal é um fonema pronunciado com a passagem livre do ar pela boca. Outra distinção entre um grupo e outro de letras recai sobre a pronúncia: a consoante precisa de uma vogal para formar sílabas e ser pronunciada, e a vogal, não. Ela se basta. Seguindo essas regras, o Y é uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga. Quando aportuguesada, a palavra originalmente grafada com Y passa a ser grafada com I - como em iene, moeda japonesa. O K corresponde, em português, ao som do C ou QU - como vemos em Kuait -, sendo considerado consoante. Já o W deve ser empregado de acordo com sua pronúncia na língua original, isto é, ora com som de V, quando proveniente do alemão (como Wagner), ora com som de U, quando de origem inglesa (caso de web). Com isso, a letra W é considerada consoante ou vogal, conforme o uso."


Agora levantando mais uma dúvida sobre o assunto a Sindy gosstaria de saber:

Como ensinar as crianças as vogais?

A E I O U Y?


Bom, como o Y é uma vogal acredito que terá que ser incluido nesse caso, mas os livros didáticos não constam essa inclusão. Aff... Que sufoco. E que confusão na cabecinha das crianças...


Quantas dúvidas... Bom, se alguem tiver alguma comentário interessante sobre esse assunto por favor comente!


Ah... vizitem o blog dela... a questão está lá http://bloguinfo.blogspot.com/2009/11/k-w-e-y-sao-vogais-ou-consoantes.html

7 comentários:

  1. Obrigada Andreza por ajudar a resolver mais essa dúvida... Continuo de olho para ver se alguém pode "acrescentar" alguma informação útil as nossas indagações.
    Dá uma olhada lá no Bloguinfo para ver os últimos comentários...
    Bjks
    Sintian

    ResponderExcluir
  2. olá nosso blog está de endereço novo http://emade-sme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, você tem um blog e quer indicar nosso site e ganhar comissão de vendas dos nossos materiais? confira e cadastre-se gratis no site: http://www.tiapri.com/afiliados.html

    ResponderExcluir
  4. Fiquei feliz por encontrar este blog.
    Faça-me uma visita no blog do EJA.Ficarei honrada.Feliz ano novo!
    http://ailce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Andreza

    Achei bem interessante essa abordagem que fizeste a respeito das vogais e consoantes.

    Creio que explicar essa distinção para as crianças é tentar ensinar algo bastante abstrato, ainda que você tenha elencado a distinção, fato que muitos professores ignoram. Desde que seja uma explicação e não uma cobrança da "regra pela regra", é bem interessante.

    O que pode e deve ficar claro para as crianças, na minha modesta opinião, é que a Língua Portuguesa é algo "vivo", que vai sendo alterada durante o tempo. O próprio fato dos livros didáticos não tratarem ainda esta questão é um bom exemplo de quanto nossa língua vai mudando.

    Parabéns pelo Blog! É muito interessante!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Sou Denise do curso Mídias. Passei pra dizer que seu blog é muito chamoso.. é de profissional. Parabéns pela públicaçãos das novas normas.

    ResponderExcluir
  7. Achei essa reforma um despropósito, só mesmo para que as editoras ganhem um dinheiro em cima das gramáticas a serem compradas. Um absurdo.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Que Jesus te abençoe!