Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Projeto Identidade / adaptação escolar




Projeto Identidade/ adaptação escolar

Autora: Andreza S. F. Melo Menezes

Duração: 01 semana

Objetivo principal do projeto identidade é dar a criança a liberdade de dizer quem ela é, isso significa soma para o professor, pois é nesse momento que ele poderá identificar o comportamento, a família e do que a criança gosta de fazer.
Damos também ao aluno autonomia, pois em uma sala de aula nova, com pessoas que não conhecemos não há nada melhor do que falar de nós mesmos, isso traz para sala de aula um ambiente integrador e confiável, dá a criança o sentido de que a escola será sempre melhor se ela estivar nela.

Objetivo Geral:
- Desenvolver sua autonomia

Objetivos específicos:
- Desenvolver a socialização e amizade no âmbito escolar;
- Integrar a criança ao ambiente escolar;
- Desenvolver atividades lúdicas que envolvam habilidades motoras, físicas e afetivas;

Atividades possíveis a serem aplicadas:

1º dia de aula:
Receber todas as crianças com um belo sorriso, um mimo;
Iniciar o primeiro dia de aula com uma roda, nesse momento faça um questionário perguntando o nome, a idade, o que fizeram nas férias, quais os desenhos assistiram;
Após a roda faça atividades manuais, fazer um crachá para cada criança e disponha sobre a mesa de cada uma delas, faça uma para o professor também, para mostrar que o professor não é tão diferente assim.
Após isso faca atividades de pintura, peça para as crianças colocar no papel o que elas viram nas férias e depois chame uma por uma para que elas digam o que foi feito. Coloque essas atividades visíveis na entrada da sala.
Depois do intervalo faça a dinâmica do espelho:
Pegue uma caixa decorada e dentro um espelho, mostre aos alunos e diga o quanto eles são especiais, e que dentro da caixa tem a foto da pessoa mais especial da sala, que é uma pessoa linda, inteligente e que a enche de orgulho.
Chame um aluno por vez e mostre em segredo quem está dentro da caixa, a criança verá sua imagem refletida no espelho.
Ao final do dia peça para cada aluno trazer para casa uma foto de sua família, os que não poderem trazer pode desenhá-las.
Termine o primeiro dia de aula com brincadeira e musicas

2º Dia de aula
No segundo dia de aula aparece sempre uma nova criança que não pode comparecer ao primeiro dia de aula por um motivo ou outro, então inicie as aulas com novas de atividades de identidade, se apresente e apresente as crianças ao novo ciclo de amigos.
faça um passeio dentro da escola para criança poder se familiarizar com o ambiente escolas, mostre a elas como funciona a escola, a cantina, como é feita a merenda, quem faz, quem faz parte da direção, as salas de aulas, os banheiros, nesse momento aproveite para iniciar noções de higiene.
Após o passeio faça atividades com escrita ou pintura e peça as crianças para fazerem um desenho da escola e do que mais gostou de conhecer. O professor poderá também trabalhar atividades sobre os tipos de moradia dos seus alunos,

3º Dia:
No terceiro dias os alunos já estão bem entrosados e querendo se conhecer melhor, faça atividades em grupo, pode ser em duplas e peça para que cada aluno desenhe um ao outro, nesse momento fale sobre o respeito as diferenças, que ninguém é igual e nem mesmo tão diferente assim, portanto cuidado nos desenhos para não servir de agressão.
Trabalhe a auto estima dos seus alunos, leve textos, livros de contos, revistas jornais, faça atividades que envolva o diálogo dentro da sala de aula.
Ao final do dia pergunte aos alunos que história eles mais gostam de ouvir, peça um desenho, ou um texto sobre esse tema.
faça um sorteio e tire dois nomes, o aluno que for escolhido poderá trazer para o dia seguinte o livro de história para mostras aos seus amigos, se preferir pode pegar um livro da biblioteca.

4º Dia:
No quarto dia de aula as crianças estão se adaptando a rotina da escola e do professor, trabalhe agora com atividades escritas, recorte e colagens.
Trabalhe interpretação de texto com temas que tratam das férias e da identidade da criança. Converse bastante, o diálogo é fundamental e estimula a interação com os alunos.
Ao fim da aula libere a entrada na sala com os brinquedos para o dia seguinte, afinal, é o ultimo dia da semana e eles podem comemorar.

5º Dia:
No quinto dia as crianças estão eufóricas, ainda mais cada um com o seu brinquedo, aproveite esse rico material em sala de aula para trabalhar matemática e noções de problemas. Sugiro uma planilha de brinquedos e separe com os alunos brinquedos de meninos e brinquedos de meninas, você pode separar também por cores e tamanhos.
Registre tudo, vamos trabalhar a escrita!
Quantos carros temos aqui?
Quantas rodas podemos contar?
Quantas bonecas?
Quantas tem cabelo abaixo do ombro?
Quantas loiras?
Quantas morenas?
Nessa mesa há quantas bonecas?
E quantos bonecos?
Professor use a sua imaginação, o que não pode acontecer é a criança não ter o que fazer, assim ela não aprende mesmo!

Trabalhe a rotina: Fazer oração, dar bom dia, lavar as mãos antes de merendar, como esta o dia hoje, a rotina será melhor adaptada se começarmos o quanto antes.

Bom espero que aproveitem algumas de minhas idéias.
Beijos a todos até mais.


2 comentários:

  1. Esse projto Identidade é para qual idade/turma?

    Att.Daiane

    ResponderExcluir
  2. Daiane, esse projeto elaborei pensando na educação infantil, pode ser adaptável, mas o foco é o alunado de 03 a 06 anos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Que Jesus te abençoe!