Este plano de aula tambem foi enviado por emaill por Sonia Neves, plano de aula de matemática.
PLANO DE AULA
ESCOLA: E.E.B. PROFESSOR JÓSE ARANTES
SÉRIE: 4°ANO (MAGISTÉRIO)
DURAÇÃO: 40 MIN.
Objetivo Geral
Desenvolver e demonstrar a capacidade de execução e interpretação dos dados apresentados.
Objetivos Específicos
Desenvolver a capacidade de raciocínio
Conhecer a historia da Torre de Hanói
Familiarizar com truques de mágicas matemáticos
Linha de ação
No primeiro momento da aula apresentarei aos alunos truques de mágicas matemáticos feitos com um dado e com moedas.
Moeda escondida:
MATERIAL
Duas moedas, uma de cinco e outra de dez ou duas fichas numeradas
APRESENTAÇÃO
1. Peça a ajuda de alguém da platéia.
2. Mostre as moedas.
3. Vire de costas e peça para colocar uma moeda em cada mão.
4. Peça para multiplicar o valor da moeda da mão esquerda por 1 e o valor da moeda da mão direita por 2. Por exemplo, se o valor da mão direita for 5, então 5x1=5.
Então o valor da moeda da mão direita será 10, logo 10x2=20.
5. Diga para somar os produtos. 5+20=25
6. Se o valor da soma der ímpar, então a moeda da mão direita será 10 e da esquerda 5. Agora, se o valor da soma for par, por exemplo, 20, então a moeda da mão direita será 5 e da mão esquerda será 10.
Dado Incrível
MATERIAL
Dois dados
APRESENTAÇÃO
Efeito: Os dados se prestam a uma série de jogos divertidos. Eles permitem tantas combinações, que é o caso de dizer: se eles não existissem, deveriam ser inventados!
Depois deste jogo, então, ninguém mais vai ter coragem de jogar dados com você!
1º – Peça a um amigo para jogar dois dados – sem você ver a operação – sobre a mesa e anotar o número mais alto que obtiver. Se fizer 4 e 3, por exemplo, ele vai anotar 4.
2º – Peça que multiplique esse número por 2 e some com 1 (4 x 2 = 8 + 1=9)
3º – Diga que multiplique esse total por 5 (9 x 5 = 45)
4º – Peça que some os pontos do segundo dado a este número (43 + 3 = 48), e anuncie o resultado.
Agora é você, o mágico, que joga. Subtraia 5 do total anunciado, obtendo assim o número de pontos indicado em cada dado, ou seja: 48 – 5= 43.
Isto é, 4 e 3!
Já no segundo momento explicarei à origem da Torre de Hanói, sua história. Pedirei aos alunos que formem grupos de 3 a 4 alunos,dependendo do numero de alunos no dia.Darei um pequeno tempo para que os alunos se familiarizarem com o brinquedo.
Depois de se familiarizarem com o jogo eu os desafiarei colocando mais peças no brinquedo dificultando assim a jogabilidade.
Finalizar aula
Recursos
Quadro
Moedas
Dados
Giz
Material manipulável em madeira
Avaliação
Por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno/a.
Referencia
Será passado aos alunos links da internet para que possam interagir melhor com o assunto.
http://www.somatematica.com.br/jogos/hanoi/. Acesso em 18 de outubro de 2011.
PLANO DE AULA
ESCOLA: E.E.B. PROFESSOR JÓSE ARANTES
SÉRIE: 4°ANO (MAGISTÉRIO)
DURAÇÃO: 40 MIN.
Objetivo Geral
Desenvolver e demonstrar a capacidade de execução e interpretação dos dados apresentados.
Objetivos Específicos
Desenvolver a capacidade de raciocínio
Conhecer a historia da Torre de Hanói
Familiarizar com truques de mágicas matemáticos
Linha de ação
No primeiro momento da aula apresentarei aos alunos truques de mágicas matemáticos feitos com um dado e com moedas.
Moeda escondida:
MATERIAL
Duas moedas, uma de cinco e outra de dez ou duas fichas numeradas
APRESENTAÇÃO
1. Peça a ajuda de alguém da platéia.
2. Mostre as moedas.
3. Vire de costas e peça para colocar uma moeda em cada mão.
4. Peça para multiplicar o valor da moeda da mão esquerda por 1 e o valor da moeda da mão direita por 2. Por exemplo, se o valor da mão direita for 5, então 5x1=5.
Então o valor da moeda da mão direita será 10, logo 10x2=20.
5. Diga para somar os produtos. 5+20=25
6. Se o valor da soma der ímpar, então a moeda da mão direita será 10 e da esquerda 5. Agora, se o valor da soma for par, por exemplo, 20, então a moeda da mão direita será 5 e da mão esquerda será 10.
Dado Incrível
MATERIAL
Dois dados
APRESENTAÇÃO
Efeito: Os dados se prestam a uma série de jogos divertidos. Eles permitem tantas combinações, que é o caso de dizer: se eles não existissem, deveriam ser inventados!
Depois deste jogo, então, ninguém mais vai ter coragem de jogar dados com você!
1º – Peça a um amigo para jogar dois dados – sem você ver a operação – sobre a mesa e anotar o número mais alto que obtiver. Se fizer 4 e 3, por exemplo, ele vai anotar 4.
2º – Peça que multiplique esse número por 2 e some com 1 (4 x 2 = 8 + 1=9)
3º – Diga que multiplique esse total por 5 (9 x 5 = 45)
4º – Peça que some os pontos do segundo dado a este número (43 + 3 = 48), e anuncie o resultado.
Agora é você, o mágico, que joga. Subtraia 5 do total anunciado, obtendo assim o número de pontos indicado em cada dado, ou seja: 48 – 5= 43.
Isto é, 4 e 3!
Já no segundo momento explicarei à origem da Torre de Hanói, sua história. Pedirei aos alunos que formem grupos de 3 a 4 alunos,dependendo do numero de alunos no dia.Darei um pequeno tempo para que os alunos se familiarizarem com o brinquedo.
Depois de se familiarizarem com o jogo eu os desafiarei colocando mais peças no brinquedo dificultando assim a jogabilidade.
Finalizar aula
Recursos
Quadro
Moedas
Dados
Giz
Material manipulável em madeira
Avaliação
Por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno/a.
Referencia
Será passado aos alunos links da internet para que possam interagir melhor com o assunto.
http://www.somatematica.com.br/jogos/hanoi/. Acesso em 18 de outubro de 2011.
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