Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Projeto Meio Ambiente - A baleia azul

Recebi este projeto sobre o meio ambiente da amiga Nívea Maria, ela e a Rose são as autoras do projeto e montaram as atividades. 
Segue então para vocês todo o projeto, na íntegra, e ainda o livro de atividades que elas montaram que ficou lindíssimo!
Eu sou suspeita, tudo que é feito com capricho fico lindo.


Então queridos colegas, leiam e explorem o tema e apliquem com seus alunos.


CENTRO DE INTERESSE: MEIO AMBIENTE

TEMA ESPECÍFICO: A BALEIA AZUL



COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES

PROFESSORAS: NÍVEA E ROSE
EDUCAÇÃO INFANTIL: NÍVEL III - 2011
DURAÇÃO DO PROJETO:01 TRIMESTRE - III
Nível III - 2011
1.    
      
JUSTIFICATIVA
Preservar o Meio Ambiente nunca teve em tanto destaque como nos últimos tempos. O ser humano nunca antes esteve diante de tamanha decisão tão importante para o futuro da própria raça. Preservar ou destruir?
Sendo assim, diante de constantes transformações do planeta decorrente de sua degradação desenfreada, preservar o meio ambiente agora virou prioridade para poder se pensar no amanhã. E isso depende de cada um de nós.
Cientes da necessidade de cooperar pela sustentação do planeta é que, exercendo o papel de educadoras percebemos o quanto o assunto é importante para ser trabalhado com educação infantil, pois as crianças nessa faixa etária de idade demonstram maior interesse e preocupação pelas causas que afetam o meio ambiente. Ensinar a criança a cuidar dos bens que Deus nos deu é nossa prioridade.
         Considerando como referencial o projeto “Meio Ambiente” e tendo como centro de interesse a poluição das águas é que nasceu a ideia de desenvolver estudos acerca do maior animal do planeta “A Baleia-Azulanimal que está tão distante do universo das crianças, mas que desperta curiosidades em todas. O projeto visa despertar nas crianças além da curiosidade, atitudes de preservação e a não poluição das águas, contribuindo para o respeito com os animais,a solidariedade, acooperação, a autoestima e autoconfiança. Pois,conhecer mesmo que não tenham um contato direto com o animal contribui e fortalece significativamente a construção da de responsabilidades, ensina a criança a lidar com os sentimentos de frustação, alegria e tristeza. Enfim, é neste aspecto da vida que as crianças devem compreender o quanto as atitudes do homem influenciam na preservação ou destruição do “Meio Ambiente”.
Nesta perspectiva, partindo da curiosidade e interesse dos alunos acerca desse animal em específico, visamos a aprendizagem de conteúdos relacionados a importância da baleia azul para o meio ambiente, como ainda seu modo de viver, suas necessidades e outros.

2. OBJETIVOS

2.1- GERAL:
·        Compreender a importância da preservação do meio ambiente especificamente das água do mar para que todas as espécies de vida que lá habitam possam continuar deslumbrando nossa natureza com seu colorido e magia;

2.2- ESPECÍFICOS:
·        Valorizar o ambiente natural e sua importância na vida dos animais;
·        Reconhecer a Baleia Azul como o maior mamífero existente;
·        Descobrir características específicas da Baleia Azul;
·        Valorizar a água compreendendo a sua importância como fonte de vida;
  1. ·        Promover momentos de estudo e reflexão que levem o estudante a constituir-se e sentir-se agente e sujeito do meio ambiente em que está inserido;
  2. ·        Reconhecer a inter-relação entre o homem e o meio ambiente para melhor respeita-lo e preservá-lo.
  3. ·        Envolver os educandos em atividades pratica de produção utilizando materiais recicláveis;


3.CONTEÚDOS
* Tamanho: grande/pequeno;
* Cores e formas;
*Perto/longe;
*Rápido/devagar;
* Saudação;
* Transportes: marítimos
* Poluição (desastre ecológico no mar);
* Perigos;
* Coletividade;
* Observação;
* Tipos de peixes;
* Danos na natureza causados pelo homem;
* Tempo: ensolarado/dia/noite;
* Atitudes de preservação e destruição do meio ambiente;
* A importância de trabalhar em grupo;
* Amizade;
* Leitura;
* Leve/pesado;
* Quantidade;
* Numerais;
* Ameaças de extinção da Baleia Azul (causas);

4. METODOLOGIA
·        Apresentação do projeto (na roda iremos fazer o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças. Ex. Quem conhece um animal grande que mora no mar? Ele é azul......);
·        Enviar um CD-rom com a história e música “A Baleia Azul” para cada criança realizar um trabalho em casa com a família (junto irá um bloquinho de atividades relacionada ao projeto em estudo);
·        Leitura de livros infantis relacionados a “Baleia Azul”
·        Atividades pedagógicas (dobraduras, produção de texto coletivo, pinturas, apreciação de músicas, brincadeiras etc.);
·        Desenho espontâneo e dirigido;
·        Escrita espontânea do nome do animal estudado;
·        Vídeos sobre as baleias;
·        Atividade de artes (pintura em tela);
·        Pesquisa sobre a “Baleia Azul”
·        Confeccionar uma baleia com E.V.A, colocar dentro de uma garrafa pet com água;
·        Confecção de outros animais que vivem na água (peixes);
·        Trabalhando a cor do animal (azul);
·       Apresentação musical

5.     AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada no decorrer do processo de aprendizagem levando em consideração a participação dos alunos nas atividades proposta tanto individual quanto coletivas. 

SUGESTÕES DE LIVROS.
* JONAS E A BALEIA AZUL 
*A TARTARUGA VERDE E A BALEIA AZUL (clique aqui)




A baleia azul e seu filhote




De repente, uma surpresa no mar verde-azul, coberto de espuma branca.


Os animais do mar começaram a afastar as plantas, e as plantas começaram a preparar um lugar que logo foi ocupado por uma baleia-azul muito bonita.

Mas era uma beleza especial!

E depois que cena fantástica!

Aconchegada na mãe baleia-azul, mamando calmamente, lá estava a baleia bebê.

As ondas do mar cantaram bem baixinho uma canção de ninar. 

Então era isso! Todos no mar se prepararam para a dona baleia dar de mamar para o seu filhote.

Que coisa mais linda!


BALEIA



As baleias, assim como os golfinhos, não são peixes! Pertencem a um grupo de mamíferos chamados de cetáceos. Respiram através de um orifício na cabeça. Cuidado com o jato que produzem na expiração! Ao contrário dos peixes, que balançam suas caudas de um lado para outro, as baleias nadam impulsionando a cauda de cima para baixo.

Vivem em grupos e apesar do tamanho adoram saltar para fora da água. A maior parte têm dentes e se alimentam de peixes e lulas. Já as que não tem dentes, como a baleia azul e cinzenta, se alimentam de pequenos animais e plânctons.
Segue algumas curiosidades sobre as baleias:
  • Baleias piloto - podem alcançar 48 quilômetros por hora
  • Baleias rorqual - mergulham até 450 metros
  • Baleia azul - é o maior animal do planeta com mais de 30 metros!
  • Orca, a baleia assassina - grande predador, além de peixes e lulas, aves marinhas, focas e pingüins fazem parte da sua dieta.
  • Baleia Cachalotes - a espécie mais numerosa de todas. Possui o maior cérebro de todos os mamíferos!


Sugestão de atividades para lembranças e aula de artes:














Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

2 comentários:

  1. Nossa, quanta sugestão interessante! Com certeza vou socializar com as professoras da minha escola. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. projeto incrivel, parabens amiga. desejo muito sucesso neste.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Que Jesus te abençoe!