Esta foto me traz sempre ótimas lembranças, foi tirada em 2007, no tempo em que eu,a Dani e a Zélia (da esquerda para a direita) faziamos apresentações na creche, foi um momento mágico para nós, pois aprendemos muito, com a crianças e com o grupo, descobrimos literalmente que a melhor maneira de aprender é brincando, sem dúvida alguma.
Abaixo segue um projeto feito e aplicado pela Zélia, se enquandra nas atividades para inicio do ano, muito bom para ser desenvolvido agora após as festas e recesso de carnaval.
PROJETO IDENTIDADE DA CRIANÇA
AUTORA: Zélia Lobo LinharesAbaixo segue um projeto feito e aplicado pela Zélia, se enquandra nas atividades para inicio do ano, muito bom para ser desenvolvido agora após as festas e recesso de carnaval.
PROJETO IDENTIDADE DA CRIANÇA
Turma do maternal de 02 a 03 anos
Período do projeto: 04 dias
Objetivos:
- Possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações sociais de forma autentica ;- Identificar e reconhecer suas características físicas;
- Fazer com que o aluno compreenda os elementos que compõe uma família;
- Desenvolver a coordenação corporal;
- Promover momentos para que os alunos observem seu próprio espaço no CEMEI.
Atividades a serem aplicadas:
Primeiro dia:Conversação e desenho na bobina.
Desenvolvimento:
As professoras irão conversar com os alunos sobre o corpo, falando de suas partes e logo após desenharemos o corpo de uma criança no papel bobina, sendo uma alta e mais baixa, para poder comparar o tamanho e para que reconheçam seu próprio corpo.
Segundo dia:
Diálogo e atividades no muralDesenvolvimento:
As professoras irão dar revistas para os alunos folhear e procurar figuras referentes a família com o auxilio das professoras, em seguida recortar e colar no papel bobina;
Terceiro dia:
Trabalhando os movimentosDesenvolvimento:
Estimular em frente ao espelho com que as crianças imitem as professoras olhando atentamente a imagem ao espelho, e tocando em diferentes partes do corpo e assim movimentando-se de acordo com os movimentos da professora como: coloquem as mãos na cabeça, mãos no joelho, na barriga, dando língua e etc.
Quarto dia:
InteraçãoDesenvolvimento:
Fazer com que os alunos interajam com os colegas, professoras e o ambiente, leva-los a conhecer a instituição de ensino, através de observação, exploração do espaço e nomeando as partes que compõe o CEMEI.
Desenvolvimento:
Passear fora do CMEI, dar uma volta com as crianças na quadra para conhecer o que tem em volta, as casas, o que vemos na rua e comparar com o que temos próximos das nossas casas.
Ao chegar do passeio fazer uma roda e dialogar sobre o que vimos e pedir para que as crianças tentem reproduzir o que viram na rua, o desenho terá que ser livre .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário. Que Jesus te abençoe!