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terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Métodos de pedagógicos

Conheça alguns métodos pedagógicos de aprendizagem e veja qual deles se encaixa no seu dia a dia e no da sua escolas, existem lugares e situações que utilizamos mais de um método pedagógico.



METODOS

BASE

PAPEL DO PROFESSOR
COMO SE REALIZA A APRENDIZAGEM
Sócio-interacionismo
Baseado em pensamentos de Vigotsky, nesse método o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento. O indivíduo é um agente histórico e modificador do seu meio, devendo ter instrumentos para o seu desenvolvimento crítico e criativo, daí atividades que propiciem o exercício do raciocínio.
As atividades devem ser desenvolvidas com criatividade, pois o professor é o agente responsável pela transformação do educando. Muito interessante quando trabalhado dentro de um contexto, em uma seqüência lógica e interdisciplinar, deixando de lado a fragmentação do conteúdo.
É utilizado muito o lado lúdico como fixação de conteúdo e interação da classe. Trabalhos direcionados à formação do cidadão crítico interagindo em seu meio social. Possibilita a auto expressão, a participação em grupo, a solução de problemas e o alcance da autonomia.
Tradi-cional
Proposta centrada no professor tem como princípio a transmissão dos conhecimentos através da aula. Aula freqüentemente expositiva, numa seqüência predeterminada e fixa.
O professor ensina com uma aula expositiva a matéria e corrige. Enfatiza a repetição de exercícios com exigência de memorização. Valoriza o conteúdo livresco.
Aulas expositivas, repetição de exercícios, o professor fala e o aluno ouve e aprende.
Freient
Esse movimento pedagógico é caracterizado por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas, fazendo parte de uma comunidade.
É orientador, pois sabe, mais que os alunos – tem de usar seu conhecimento como instrumento de mediação. É amigo, age e aprende com os alunos. Propõe trabalhos e jogos como atividade fundamental
Tateamento experimental. A criança vai tateando e aprendendo, dando passos até acertar. Desenho livre, o texto livre, o livro da vida (diário e coletivo), o jornal, etc.
Constru-tivismo
Conhecimento é uma construção que se dá na interação sujeito-meio (físico-social). Interação entre sujeito e objeto se torna essencial no Construtivismo
Deve estar vigilante, sem ser restritivo, procurando “antecipar” respostas possíveis, encorajando a criança a encontra-las, aceitando hipóteses provisórias que surjam nas aulas.
O conhecimento é construído a partir da interação entre a criança e o meio. Conhecer é agir.
Montessori
O método tem sua originalidade no fato de as crianças ficarem livres para se movimentar pela sala de aula, utilizando os materiais em um ambiente propício à auto-educação. A manipulação desses materiais em seus aspectos multi-sensoriais é um fator primordial para o aprendizado da linguagem, matemática, ciência e prática de vida.
Se quiséssemos resumir seu dever principal, deveríamos dizer que é explicar o uso do material. Ele representa, antes de tudo, um traço de união entre material e criança.
Na alfabetização, método fonético. Passa-se à criança a letra e seu som. Associa-se o som a uma letra.
Waldorf
Dos 7 aos 14 anos, a criança é “educada por meio de uma vida de sentimentos e emoções, vivência e estética, enquanto jovem, dos 14 aos 21 anos, educa-se no sentido de fazer com o “eu” lide com o mundo, dando ênfase na ética. O aluno Waldorf aprende com pessoas, não com livros. Ele procura vivências.
Profundo conhecedor o ser humano, deve usar o amor como base de relação com os alunos e ter qualidades artísticas, principalmente criatividade e fantasia.
Varia conforme a faixa etária: 0-7 anos, por imitação; 7-14, vivências emocionais; 14-21, cognição intelectual.

LER & APRENDER. Curitiba, 26, nov, 2000. p. 6


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