Recebi este belíssimo projeto da Sônia Neves, ela desenvolveu este projeto e está trabalhando com seus alunos no CEI Odete Ramos Poltronieri. Um excelente projeto e super completo, deixo aqui meus agradecimentos por sua colaboração aqui no blog "Meus Trabalhos Pedagógicos"
PROJETO:
IDENTIDADE
E AUTONOMIA: PLANTE ESTA IDEIA!
Camboriú – SC, Março de 2013.
PROFESSORA
AUTORA: SÔNIA NEVES
PROFESSORAS
EXECUTADORAS DO PROJETO:
PROFESSORA REGENTE: SÔNIA NEVES
CONCEITO
– FAIXA ETÁRIA:
MATERNAL
II –
(03 ANOS a 04 ANOS)
GRUPO: JOANINHA
PROJETO:
IDENTIDADE
E AUTONOMIA: PLANTE ESTA IDEIA!
“A educação é o ponto
em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a
responsabilidade por ele e, com tal gesto, salvá-lo da ruína que seria
inevitável não fosse à renovação e a vinda dos novos e dos jovens. A educação
é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não
expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos, e tampouco
arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e
imprevista para nós, preparando-as em vez disso com antecedência para a tarefa
de renovar um mundo comum.” (ARENDT, 1972, p. 247).
- JUSTIFICATIVA
A construção da identidade
se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de
Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo
novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e
dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações
estabelecidas nos grupos em que a criança convive.
A escola, desde sua constituição na
modernidade, tem o papel social de mostrar o mundo às crianças e aos jovens e,
com isso, dar continuidade a ele ao propiciar as crianças e jovens os
conhecimentos culturais e históricos produzidos pela humanidade e tidos como
necessários de serem apreendidos. (TUSSI, Dorcas; TOMAZZETTI, Cleonice Maria,
2010).
Um ambiente rico em
interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o
reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo
em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação
da identidade, bem como de uma auto-imagem positiva.
Neste âmbito, este projeto
tem como objetivo, o conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo,
ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está
presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o
ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, pré - conceitos,
características, valores de toda uma sociedade a qual ele está inserido.
Sendo assim, por meio deste
projeto pretendemos levar ao conhecimento de nossos alunos um ambiente simples e
natural e como devemos cuidar deste ambiente em que vivemos. Conforme VYGOTSKY
(1987), o meio transforma o indivíduo, por isto, por meio de estratégias pré –
estabelecidas, colocaremos os alunos em contato com este mundo maravilhoso que
é o interior de Camboriú, nossos costumes e nossa agricultura local.
Consideramos que as
situações educativas que a criança vive na escola e a maneira como as
educadoras tratam essas atuações serão muito importantes na formação dos
conceitos de si mesmas.
Na escola, quando as
crianças aprendem, por exemplo, a cultivar uma horta, estão também aprendendo
muitas coisas sobre elas mesmas e que permite formar uma opinião sobre si
e conceitos sobre a importância de cuidar e preservar o ambiente em que vivem,
além de desenvolver conceitos importantes de autonomia, como o “cuidar de algo”
que faz bem para si e para os outros.
Portanto, a construção de
uma auto-imagem positiva requer que, na escola, as crianças tenham experiências
em situações que lhes permita ganhar confiança em suas capacidades e que sejam
vistas como crianças com possibilidades de fazer e não apenas receber “pronto”.
Isso dá segurança, que é um elemento básico para atrever-se a explorar novas
situações, novas experiências.
- OBJETIVO
GERAL
Promover a integração dos
alunos, a apropriação da escrita e valorização do seu nome próprio, bem como no
resgate da dignidade e da cidadania, através do fortalecimento da identidade,
da cultura, e do restabelecimento da auto-estima é o objetivo geral deste
projeto.
- OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ø Proporcionar
ao aluno a apropriação de sua identidade;
Ø Conhecer
a história e o significado de seu nome;
Ø Desenvolver
a autonomia, a auto-confiança e auto-estima do aluno;
Ø Aquisição
de novas formas de relações consigo com o outro e com a sociedade;
Ø Adquirir
noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
Ø Reconhecer
a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e
mental;
Ø Desenvolver
o hábito de cuidar de si mesmo;
Ø Valorizar
seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
Ø Diferenciar
os vários tipos de família e os membros que a compõe;
Ø Conhecer
seus antepassados;
Ø Identificar
tipos de moradia e formas de construções;
Ø Coletar
dados por meio de pesquisas e observações;
Ø Identificar
a escola como espaço propiciador da valorização do indivíduo e da real função
da identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente
escolar;
Ø Elaborar
Diário de Bordo como ferramenta de auxílio no processo avaliativo;
Ø Promover
cotidianamente a exposição e divulgação das atividades desenvolvidas pelos
alunos e professoras.
- CONTEÚDOS
POR EIXOS CONTEMPLADOS
Todos os sete Eixos que
norteiam o currículo da Educação Infantil serão contemplados, são eles, a
saber:
Identidade
e Autonomia:
- Reconhecimento
progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da
exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os
outros.
- Expressão de
sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem
oral.
Natureza
e Sociedade:
o Participação em atividades que envolvam histórias,
brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua
comunidade e de outros grupos.
o Exploração de diferentes objetos, de suas
propriedades e de relações simples de causa e efeito;
o Contato com pequenos animais e plantas;
o
Conhecimento do
próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas,
motoras e perceptivas.
Movimento:
• Reconhecimento progressivo de segmentos e
elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do
espelho e da interação com os outros.
• Expressão de sensações e ritmos corporais por
meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Artes
Visuais:
• Exploração e manipulação de materiais, como lápis
e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.;
de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes
gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
• Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos
gestuais, visando à produção de marcas gráficas.
• Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no
contato com os suportes e materiais de artes.
• Cuidado com os materiais e com os trabalhos e
objetos produzidos individualmente ou em grupo.
Linguagem
Oral e Escrita:
•
Uso da linguagem
oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos,
vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação
presentes no cotidiano.
•
Participação em
situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos,
poemas, parlendas, trava-línguas, etc.
•
Participação em
situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
•
Observação e
manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos
etc.
Música:
• Exploração, expressão e produção do silêncio e de
sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
• Interpretação de músicas e canções diversas.
• Participação em brincadeiras e jogos cantados e
rítmicos.
Matemática:
• Utilização da contagem oral, de noções de
quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o
professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa
utilização como necessária.
• Manipulação e exploração de objetos e brinquedos,
em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais
suficientes para que cada criança possa descobrir as características e
propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar,
transvasar, encaixar etc.
- ESTRATÉGIAS
o
Contação de histórias por meio de diferentes
meios (livros, fantoches, etc);
o
Cantigas de roda nos diferentes momentos
estabelecidos na rotina diária;
o
Atividades com imagens (fotos) dos
familiares;
o
Atividades com diversos objetos sonoros, de
textura, etc;
o
Construção de brincadeiras;
o
Sessão cineminha;
o
Entrevista com os pais e familiares;
o
Releitura de obras de arte;
o
Cantigas e músicas infantis;
o
Plantação e cultivo do canteiro da horta
escolar;
o
Brincadeiras e
cantigas que incluem diferentes formas de contagem: “a galinha do vizinho bota
ovo amarelinho; bota um, bota dois, bota três, bota quatro, bota cinco, bota
seis, bota sete, bota oito, bota nove e bota dez”; “um, dois feijão com arroz;
três, quatro, feijão no prato; cinco, seis, feijão inglês; sete, oito, comer
biscoito; nove, dez, comer pastéis”.
- ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS PARA O TRABALHO COM O
CULTIVO DA HORTA ESCOLAR:
Ø Daremos
início ao projeto com uma conversa sobre o solo, ou seja, o chão que pisamos.
Dizer que o solo é chamado de terra, que ele é formado de minúsculos pedacinhos
de rochas e de animais e vegetais mortos. É no solo que plantamos, andamos etc.
É no solo que vive a maioria dos animais. Alguns animais vivem dentro do solo:
as formigas, minhocas. Explicar que o solo é formado por uma mistura de areia,
barro, restos de animais, vegetais e pedras.
Ø Fazer
um trabalho com as crianças onde terão que trazer para a sala algum tipo de
solo: areia, barro, argila, etc. Faremos desenhos e pinturas.
Ø Sobre
a água iremos conversar sobre sua importância para a vida na Terra. Sem água
não existe plantação, o homem e os animais. Na Terra, a água é encontrada em
vários lugares: no mar, nos rios, nas lagoas, nas fontes, etc. Comentar que as
pessoas usam a água para beber, cozinhar lavar roupa, pratos, regar plantas,
etc. A água que bebemos é limpa, sem cor, de temperatura agradável e que
devemos beber apenas água filtrada ou mineral. Faremos desenhos, cartazes,
pinturas que retratem a importância da água.
Ø Com
relação ao ar, explicar que ele está em todos os lugares e que sem ele não
existiria vida na Terra. É no ar que encontramos o oxigênio para respirarmos. O
ar tem outras utilidades: Quem sabe quais? Podemos citar algumas: encher pneus
de carro, bicicleta. Encher bolas, bexigas. Movimentar os galhos das árvores,
movimentar as ondas do mar. O vento agradável é chamado de brisa e podemos
fazer cata-ventos, empinar pipa, etc. usando uma brisa. Os ventos também podem
ser muito fortes, destruidores, derrubam casas e levantam muita poeira. Em
locais de maior vegetação o ar é mais puro. Nas cidades há mais poluição
lançada por chaminés, escapamentos de carros. Propor experiências com bexigas
para mostrar que o ar existe apesar de não vermos ou pegarmos.
Ø Conversar
com os alunos sobre as plantas: Quais as fases de crescimento e o que é
necessário para que ela se desenvolva. Para isso iremos plantar alguma semente
para que possam cuidar e observar seu crescimento. Conheceremos através de
figuras a diferença entre um jardim, uma horta e um pomar. Conversar e mostrar
as partes de uma planta (raiz, caule, folhas, frutos, sementes) reconhecendo a
importância da cada parte. Fazer desenhos, passeios em locais de muita
vegetação.
Ø Explicaremos
aos alunos o tema: Ecologia. O que ele significa e as lutas dos ecologistas em
defesa da natureza.
Ø Fazer
com os alunos dois cartazes, onde ilustre a natureza sem a agressão do homem e
outro com a natureza destruída.
Ø Explicar
aos alunos que para amenizar este problema é necessário que cada um faça um
pouquinho, como: não jogar lixo nas ruas, nos terrenos, plantar árvores e
flores, etc.
Ø Vamos
conhecer o nome de árvores frutíferas e algumas flores.
Ø Faremos
dobraduras como: árvores e flores.
Ø Iremos
fazer uma experiência de um jardim portátil, usando cascas de ovo, usar
sementes ou mudas de flores.
Ø Fazer
desenhos, recortes e colagens sobre a natureza.
Ø Conversar
com os alunos sobre os animais.
Ø Onde
veremos que os animais são seres vivos. Eles nascem, crescem, se reproduzem,
envelhecem e morrem.
Ø Falaremos
sobre o nascimento dos animais que alguns nascem do ovo e que ele é chocado até
que sua casca se quebre e nasça um lindo filhotinho.
Ø Outros
animais nascem como nós, seres humanos. Formam-se e crescem dentro da barriga
da mãe, e depois de certo tempo, nascem.
Ø Comentaremos
sobre a alimentação dos animais, há animais que se alimentam de plantas, outros
de animais mesmo e existem os que comem os dois. Veremos as moradias dos
animais onde há alguns que constroem suas casas. Ex: aranha, abelha. Outros
procuram lugares para se proteger, como: os macacos, os esquilos. E outros que
cujas casas são construídas pelo homem: cachorro, gato.
Ø Observaremos
as diferenças que existem entre os animais, como: lugar onde vivem o tamanho, a
cobertura, o número de pés, locomoção. Veremos quais são os animais domésticos
e os selvagens, os animais úteis e nocivos ao homem.
Ø Faremos
imitações onde a criança reproduzirá o som, a locomoção dos animais.
Ø Realizaremos
desenhos, pinturas, dobraduras, recortes, colagens, sucatas, modelagens, e
construiremos um móbile de joaninhas.
Ø Em
linguagem, trabalharemos o texto: Joaninha (rimas), e as músicas: A minha
Gatinha Parda, e o Pato; ambos com interpretação da música.
Ø Em
Matemática veremos a quantidade de patas dos animais.
Ø Confeccionaremos
um jogo da memória para cada um com os animais.
Ø Realizaremos
uma visita ao interior de Camboriú em um sítio onde vamos observar os amimais
domésticos, as plantas, a água e algumas árvores nativas.
- DESENVOLVIMENTO
Ø Escolha
do nome do PROJETO;
Ø Apresentação
ao grupo;
Ø Apresentação
do tema por meio de estratégia pré estabelecida;
Ø Desenvolvimento
das atividades propostas quinzenalmente;
Ø Separação
dos resíduos orgânicos e recicláveis pelas professoras juntamente com as
crianças;
Ø Culminância
do projeto com apresentação e relatório das atividades desenvolvidas no âmbito
do projeto;
Ø Divulgação
do projeto na página virtual do CEI;
- CRONOGRAMA
O período previsto para o
desenvolvimento do projeto é de aproximadamente 03 meses (início: 21/03/2012 –
término: 21/06/2012). Salientamos que sendo este um projeto, pode, portanto,
sofrer alterações já que a prioridade é com os envolvidos no processo, os
alunos.
- AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua ao
longo do processo, levando-se em consideração, as atividades desenvolvidas, a
interação dos pequenos com as mesmas e com o grupo e o desenvolvimento destes
quanto aos objetivos propostos. Será utilizado a ferramenta do Diário de Bordo[1].
REFERÊNCIAS
BRASIL. REFERENCIAIS
CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – RCNEI, Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental
– 3. ed. Brasília : Secretaria, 2001.
CAMBORIÚ – SC. Secretaria de Educação - Diretrizes Curriculares para Educação Infantil – (Assessoria –
Sinergia), 2008.
CAMBORIÚ
– SC. Secretaria de Educação – Plano de
Ensino para Educação Infantil – (Assessoria – Sinergia), 2010.
LDB, Lei 9394 – 24 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases
da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.
ARENDT, H. A crise da educação. In: Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972, p.
221-247.
VYGOTSKY,
L. S. A formação social da mente: o
desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo:
Martins Fontes, 1991.
[1] O Diário de Bordo é um caderno ou pasta no qual o educador registra as
etapas que realiza no desenvolvimento do projeto. Este registro deve ser
detalhado e preciso, indicando datas e locais de todos os fatos, passos,
descobertas e indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e
respectivas análises. Como o próprio nome diz, este é um Diário que será
preenchido ao longo de todo o trabalho, trazendo as anotações, rascunhos, e
qualquer ideia que possa ter surgido no decorrer do desenvolvimento do projeto.
O Diário não precisa ser realizado no computador, e as anotações podem ser
feitas em um caderno de capa dura.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBORIÚ
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CEI ODETE RAMOS POLTRONIERI
PROJETO:
IDENTIDADE E AUTONOMIA: PLANTE ESTA IDEIA!
Camboriú – SC, Março de 2013.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBORIÚ
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO: FÁTIMA NAIR BAMBINETTI GERVÁSIO
SECRETÁRIA ADJUNTA: CELI UTRERA STEVANIN
CEI ODETE RAMOS POLTRONIERI
COORDENADORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: Mª APARECIDA TODESCO
COORDENADORA DO CEI: TALITA CRISTIANE LINHARES VELOSO
SECRETÁRIA: ALAÍDE SHEILA SCHROEDER
PROFESSORA AUTORA: SÔNIA NEVES
PROFESSORAS EXECUTADORAS DO PROJETO:
PROFESSORA REGENTE: SÔNIA NEVES
PROFESSORAS MONITORAS:
IRIA DALFOVO
VALDIRENE MATIAS
ANA CAROLINA DA SILVA JANENE
JEANNE PACHECO KERR
SHEILA VANUZA DE SOUZA
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