Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Planejamento quinzenal - vamos cantar

CEI ODETE RAMOS POLTRONIERI
DIRETORA; TALITA CRISTINE LINHARES VELOSO
SECRETARIA; ALAIDE SHEILA SCHROEDER
PROFESSORA REGENTE: SONIA NEVES.
PROFESSORAS AUXILIARES:
KARINA PIRES
DAIANE
ANA
IRIA DALFOVO
VALDIRENE MATIAS.
CONCEITO FAIXA ETÁRIA MATERNAL II -(03 A 04 ANOS)
TEMA: MÚSICA.



PLANEJAMENTO QUIZENAL
''VAMOS CANTAR''


OBJETIVOS GERAIS
Construir conhecimento através de experiências com a linguagem e desenvolver o gosto pela música.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Promover o desenvolvimento cognitivo e da linguagem;
  • Promover a tranqüilidade e a paz interior;
  • Conhecer o próprio corpo;
  • Aprender a imitar os gestos dos outros;
  • Desenvolver a capacidade de socialização;
  •  Promover a autonomia e a ação intencional;
  • Organizar objetos do conforme atributos de tamanho, forma e cor;
  • Ajustar suas habilidades motoras;
  • Ampliar a destreza de deslocar-se no espaço;
  • Estimular o controle de sua coordenação e lateralidade;
  • Familiarizar-se com as noções de orientação;
  • Explorar as formas geométricas planas;
  • Trabalhar o folclore através de músicas histórias e atividade;
EIXOS NORTEADORES: INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS;
CONTEÚDOS:
  • Conhecimento de si e do mundo;
  • Linguagens e formas de expressão;
  • Narrativas e gêneros textuais, orais e escritos;
  • Conhecimento dos conceitos matemáticas;
  • Cuidado pessoal, auto – organização, saúde e bem-estar;
  • Vivências éticas e estéticas de diferentes grupos culturais;
  • Mundo físico e social (tempo e natureza);
  • Música, artes plásticas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
  • Biodiversidade, Sustentabilidade e recursos naturais;
  • Tradições Culturais Brasileiras;
  • Mídia e Tecnologia;
RECURSOS
  • Músicas e linguagem acalantos
  • Gestos, mímicas e estalidos.
  • Brinquedos e objetos variados
  • Tinta, papel cartão, cola papel, sulfite, garrafas pet, potes de sorvetes;
  • Blocos pedagógicos;
  • Livros, bolas colorida;
  • Tinta guache de cores variadas;
  • Pincel, tesoura;


ESTRATEGIAS
  • Na hora do lanche, almoço, suco, jantar, iremos cantar, falar e conversar com eles durante esse momento,
  • Na hora do sono iremos colocar no DVD acalantos para as crianças durante os momentos nos quais ela esta pegando no sono com voz suave,
  • Na hora que iremos vestir a criança iremos nomear algumas partes do seu corpo em voz alta;
  • Entregaremos para os alunos alguns brinquedos e ficaremos observando sua reação;
  • Colocaremos fotos dos alunos na sala de aula;
  • Em uma roda darei livros de figuras para eles folharem;
  • A atividade será de rasgue e cole, vamos distribuir revistas para os alunos manusearem é identificar as vogais;
  • Serão fotografadas as atividades e em seguida vamos fazer um painel para expor as atividades;
  • Com fantoche contaremos história para os alunos;
  • Iremos fazer desenho com a mão e o pé dos alunos com vários jeitos sempre falando para eles as partes do corpo que estamos pegando,
  • Iremos rasgar e enrolar papel crepom na cor rosa;
  • Iremos pintar o desenho do soldado;
  • Faremos chapéu com jornal em comemoração ao dia do soldado;
  • Faremos o desenho da iara do saci;
  • Vamos contar história do folclore;


CRONOGRAMA: o planejamento contemplará o tempo de 12/08/2013 a 30/08/2013.
AVALIAÇÃO:
De acordo com as novas DCNEI (2009, p. 29), a avaliação dar-se-á:


  • Por meio da observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;
  • Pela utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);
  • Pela continuidade dos processos de aprendizagens;
  • Por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança;
  • Por meio de documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;

Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Que Jesus te abençoe!