Tô chocada aqui!
Como tem crianças que não sabem reconhecer as suas próprias emoções!
E essas crianças acabam não tendo o controle delas, então durante a raiva elas se descontrolam e quando estão eufóricas também não obedecem as ordens dos pais, ou dos professores, ou da autoridade em questão.
Essa atividade aqui vai servir para professores e também para os pais.
Pais gastem esse tempo com seus filhos, é importante para eles e para fortalecer seus laços emocionais.
Plano de Aula: Identificando as emoções
Objetivos:
Reconhecer através das imagens as emoções.
Duração:
30 minutos
Material necessário:
Imprimir a imagem e formar um dado.
Se não conseguir você pode fazer cartãozinho e pedir para criança
Papel e lápis.
Como aplicar?
Você primeiro vai pedir para a criança identificar as emoções das figuras:
Amarelo: Alegre
Rosa: Feliz
Verde: Assutado
Azul: Triste
Verde: Preocupado (medo)
Laranja: Bravo
Jogue o dado e peça para a criança identificar e depois imitem as expressões, então pergunte:
Se cair na imagem feliz:
O que acontece quando você está feliz? ou
Quando você está feliz o que você está fazendo? ou
Qual o contrário de feliz? Isso é um sentimento bom ou ruim?
O ideal é você explorar as emoções, mostre para criança que todas as pessoas tem sentimentos, mas que precisamos nos controlar para não deixar as pessoas que estão por perto preocupadas conosco.
É importante também demonstrar para criança as possibilidades resoluções:
Você sabia que quando estou triste eu gosto de ser abraçado? E você do que você gosta?
Você sabia que quando estou feliz eu gosto de sorrir? E você o que faz?
Você sabia que quando estou preocupado eu gosto de ficar em silêncio? E você?
Essa atividade parece simples, mas traz um significado muito importante para as crianças, quando os sentimentos são reconhecidos e respeitados seja dentro da escola ou dentro da família as crianças se sentem validadas.
Boa aula e aproveite a brincadeira!
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Andreza Menezes
Neuro Psicopedagoga
Educadora Parental
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