PROJETO IDENTIDADE DE AUTONOMIA
AUTOR: (TUSSI, Dorcas;
TOMAZZETTI, Cleonice Maria, 2010).r: .
ESCUTADORA: NEVES
Sonia.
EIXO: IDENTIDADE E AUTONOMIA
OBJETIVO: Promover
a integração dos alunos, a apropriação da escrita e valorização do seu nome
próprio, bem como no resgate da dignidade e da cidadania, através do
fortalecimento da identidade, da cultura, e do restabelecimento da auto-estima
é o objetivo geral deste projeto.
PÚBLICO
ALVO:
Crianças na faixa etária de um a três anos a quatro anos, de instituição de
Educação Infantil da Rede Pública de Ensino do município de Camboriú - SC.
JUSTIFICATIVA:
A
construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu
meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da
família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus
conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída
a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive.
A escola, desde sua
constituição na modernidade, tem o papel social de mostrar o mundo às crianças
e aos jovens e, com isso, dar continuidade a ele ao propiciar as crianças e
jovens os conhecimentos culturais e históricos produzidos pela humanidade e tidos
como necessários de serem apreendidos. (TUSSI, Dorcas; TOMAZZETTI, Cleonice
Maria, 2010).
Um
ambiente rico em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo,
promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao
mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a
estruturação da identidade, bem como de uma auto-imagem positiva.
Neste
âmbito, este projeto tem como objetivo, o conhecimento global do ser humano:
conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o
indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros
seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças,
conceitos, pré - conceitos, características, valores de toda uma sociedade a
qual ele está inserido.
Sendo
assim, por meio deste projeto pretendemos levar ao conhecimento de nossos
alunos um ambiente simples e natural e como devemos cuidar deste ambiente em
que vivemos. Conforme VYGOTSKY (1987), o meio transforma o indivíduo, por isto,
por meio de estratégias pré – estabelecidas, colocaremos os alunos em contato
com este mundo maravilhoso que é o interior de Camboriú, nossos costumes e
nossa agricultura local.
Consideramos
que as situações educativas que a criança vive na escola e a maneira como as
educadoras tratam essas atuações serão muito importantes na formação dos
conceitos de si mesmas.
Na
escola, quando as crianças aprendem, por exemplo, a cultivar uma horta, estão
também aprendendo muitas coisas sobre elas mesmas e que permite formar
uma opinião sobre si e conceitos sobre a importância de cuidar e preservar
o ambiente em que vivem, além de desenvolver conceitos importantes de
autonomia, como o “cuidar de algo” que faz bem para si e para os outros.
Portanto,
a construção de uma auto-imagem positiva requer que, na escola, as crianças
tenham experiências em situações que lhes permita ganhar confiança em suas
capacidades e que sejam vistas como crianças com possibilidades de fazer e não
apenas receber “pronto”. Isso dá segurança, que é um elemento básico para
atrever-se a explorar novas situações, novas experiências.
CONCLUSÕES:
As professoras trabalharam os conteúdos
exigidos na grade curricular, integrados aos conceitos de sustentabilidade.
Foram feito a experiência com a semente e manutenção de uma compoteira para
recolhimento dos resíduos orgânicos produzidos pelo excedente das refeições
servidas na instituição, as quais totalizam um número de quatro refeições
diárias, as profissionais envolvidas, também desenvolvemos atividades diárias
sobre o meio ambiente. A Educação
Infantil, dentro do pressuposto assumido por este trabalho, é ressignificada
como um espaço – tempo propício para o exercício democrático do aprender a
viver de forma integrada com a natureza. Aprender a viver como parte dependente
desta natureza e de seus recursos. Aprender e compreender a convalidada
importância de cuidá-la e preservá-la continuamente se quisermos obter dela
tudo o que necessitamos para a sobrevivência e subsistência da espécie humana.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – RCNEI, Ministério da Educação. Secretária
da Educação Fundamental. Conhecimento De Mundo – Natureza E Sociedade vol. 3
p.189 Brasília: 2001.
CAMBORIÚ – SC. Secretaria de
Educação - Diretrizes Curriculares para
Educação Infantil – (Assessoria – Sinergia), 2008.
CAMBORIÚ
– SC. Secretaria de Educação – Plano de
Ensino para Educação Infantil – (Assessoria – Sinergia), 2010.
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