este projeto foi enviado pela Zelia, que na época era professora de uma creche municipal no interior do Paraná.
Projeto Identidade:
"Descobrindo meu lugar no mundo , através do conhecimento de quem eu sou."
Justificativa:
Projeto Identidade:
"Descobrindo meu lugar no mundo , através do conhecimento de quem eu sou."
Justificativa:
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: A criança como ser humano. é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcado pelo meio social em que se desenvolve, mas tambem o marca.
Por esse motivo justifica-se que o (nome da escola) desenvolva um projeto que estimule a criança a compreender o mundo de sua maneira especial e própria, a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano, propondo atividades que sejam próprias do mundo lúdico e imaginário da criança e que colaborem para a formação de uma identidade autentica e respaldada de valores éticos e necessários ao cidadão consciente do seu papel da construção da sua história e do outro.
Objetivos:
- Resgatar a história de vida do aluno, tendo como fator primordial a elevação de sua auto-estima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história;
- Identificar e conhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores);
- fazer o aluno reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver (diferenças etinicas, sociais, religiosas, como em outras culturas e raças);
- Promover a compreensão dos diferentes tipos de relações, harmoniosas ou conflitantes, na família ou no trabalho, na produção e nas trocas;
- Fazer o aluno conhecer a própria história e a da sua familia, sentindo-se participante dela;
- Promover a compreensão da história como um processo que se constrói a partir das relações estabelecidas pelas pessoas, no tempo e no espaço.
-Respeitar as diferenças evitando o preconceito;
- Trabalhar o esquema corporal para que a criança conheça o seu próprio corpo.
Desenvolvimento:
Pesquisas
pinturas
recorte/colagens
poesias
murais
historias
teatrinho
passeios
Nenhum comentário:
Postar um comentário