Recebi este projeto sobre o meio ambiente da amiga Nívea Maria, ela e a Rose são as autoras do projeto e montaram as atividades.
Segue então para vocês todo o projeto, na íntegra, e ainda o livro de atividades que elas montaram que ficou lindíssimo!
Eu sou suspeita, tudo que é feito com capricho fico lindo.
Então queridos colegas, leiam e explorem o tema e apliquem com seus alunos.
2.1- GERAL:
Segue então para vocês todo o projeto, na íntegra, e ainda o livro de atividades que elas montaram que ficou lindíssimo!
Eu sou suspeita, tudo que é feito com capricho fico lindo.
Então queridos colegas, leiam e explorem o tema e apliquem com seus alunos.
CENTRO DE INTERESSE: MEIO AMBIENTE
TEMA ESPECÍFICO: A BALEIA AZUL
COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES
PROFESSORAS: NÍVEA E ROSE
EDUCAÇÃO INFANTIL: NÍVEL III - 2011
DURAÇÃO DO PROJETO:01 TRIMESTRE - III
Nível III - 2011
1.
JUSTIFICATIVA
Preservar o Meio Ambiente nunca teve em tanto destaque como nos últimos tempos. O ser humano nunca antes esteve diante de tamanha decisão tão importante para o futuro da própria raça. Preservar ou destruir?
Sendo assim, diante de constantes transformações do planeta decorrente de sua degradação desenfreada, preservar o meio ambiente agora virou prioridade para poder se pensar no amanhã. E isso depende de cada um de nós.
Cientes da necessidade de cooperar pela sustentação do planeta é que, exercendo o papel de educadoras percebemos o quanto o assunto é importante para ser trabalhado com educação infantil, pois as crianças nessa faixa etária de idade demonstram maior interesse e preocupação pelas causas que afetam o meio ambiente. Ensinar a criança a cuidar dos bens que Deus nos deu é nossa prioridade.
Considerando como referencial o projeto “Meio Ambiente” e tendo como centro de interesse a poluição das águas é que nasceu a ideia de desenvolver estudos acerca do maior animal do planeta “A Baleia-Azul”animal que está tão distante do universo das crianças, mas que desperta curiosidades em todas. O projeto visa despertar nas crianças além da curiosidade, atitudes de preservação e a não poluição das águas, contribuindo para o respeito com os animais,a solidariedade, acooperação, a autoestima e autoconfiança. Pois,conhecer mesmo que não tenham um contato direto com o animal contribui e fortalece significativamente a construção da de responsabilidades, ensina a criança a lidar com os sentimentos de frustação, alegria e tristeza. Enfim, é neste aspecto da vida que as crianças devem compreender o quanto as atitudes do homem influenciam na preservação ou destruição do “Meio Ambiente”.
Nesta perspectiva, partindo da curiosidade e interesse dos alunos acerca desse animal em específico, visamos a aprendizagem de conteúdos relacionados a importância da baleia azul para o meio ambiente, como ainda seu modo de viver, suas necessidades e outros.
2. OBJETIVOS
· Compreender a importância da preservação do meio ambiente especificamente das água do mar para que todas as espécies de vida que lá habitam possam continuar deslumbrando nossa natureza com seu colorido e magia;
2.2- ESPECÍFICOS:
· Valorizar o ambiente natural e sua importância na vida dos animais;
· Reconhecer a Baleia Azul como o maior mamífero existente;
· Descobrir características específicas da Baleia Azul;
· Valorizar a água compreendendo a sua importância como fonte de vida;
- · Promover momentos de estudo e reflexão que levem o estudante a constituir-se e sentir-se agente e sujeito do meio ambiente em que está inserido;
- · Reconhecer a inter-relação entre o homem e o meio ambiente para melhor respeita-lo e preservá-lo.
- · Envolver os educandos em atividades pratica de produção utilizando materiais recicláveis;
3.CONTEÚDOS
* Tamanho: grande/pequeno;
* Cores e formas;
*Perto/longe;
*Rápido/devagar;
* Saudação;
* Transportes: marítimos
* Poluição (desastre ecológico no mar);
* Perigos;
* Coletividade;
* Observação;
* Tipos de peixes;
* Danos na natureza causados pelo homem;
* Tempo: ensolarado/dia/noite;
* Atitudes de preservação e destruição do meio ambiente;
* A importância de trabalhar em grupo;
* Amizade;
* Leitura;
* Leve/pesado;
* Quantidade;
* Numerais;
* Ameaças de extinção da Baleia Azul (causas);
4. METODOLOGIA
· Apresentação do projeto (na roda iremos fazer o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças. Ex. Quem conhece um animal grande que mora no mar? Ele é azul......);
· Enviar um CD-rom com a história e música “A Baleia Azul” para cada criança realizar um trabalho em casa com a família (junto irá um bloquinho de atividades relacionada ao projeto em estudo);
· Leitura de livros infantis relacionados a “Baleia Azul”
· Atividades pedagógicas (dobraduras, produção de texto coletivo, pinturas, apreciação de músicas, brincadeiras etc.);
· Desenho espontâneo e dirigido;
· Escrita espontânea do nome do animal estudado;
· Vídeos sobre as baleias;
· Atividade de artes (pintura em tela);
· Pesquisa sobre a “Baleia Azul”
· Confeccionar uma baleia com E.V.A, colocar dentro de uma garrafa pet com água;
· Confecção de outros animais que vivem na água (peixes);
· Trabalhando a cor do animal (azul);
· Apresentação musical
5. AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada no decorrer do processo de aprendizagem levando em consideração a participação dos alunos nas atividades proposta tanto individual quanto coletivas.
SUGESTÕES DE LIVROS.
* JONAS E A BALEIA AZUL
*A TARTARUGA VERDE E A BALEIA AZUL (clique aqui)
A baleia azul e seu filhote
De repente, uma surpresa no mar verde-azul, coberto de espuma branca.
Os animais do mar começaram a afastar as plantas, e as plantas começaram a preparar um lugar que logo foi ocupado por uma baleia-azul muito bonita.
Mas era uma beleza especial!
E depois que cena fantástica!
Aconchegada na mãe baleia-azul, mamando calmamente, lá estava a baleia bebê.
As ondas do mar cantaram bem baixinho uma canção de ninar.
Então era isso! Todos no mar se prepararam para a dona baleia dar de mamar para o seu filhote.
Que coisa mais linda!
BALEIA
As baleias, assim como os golfinhos, não são peixes! Pertencem a um grupo de mamíferos chamados de cetáceos. Respiram através de um orifício na cabeça. Cuidado com o jato que produzem na expiração! Ao contrário dos peixes, que balançam suas caudas de um lado para outro, as baleias nadam impulsionando a cauda de cima para baixo.
Vivem em grupos e apesar do tamanho adoram saltar para fora da água. A maior parte têm dentes e se alimentam de peixes e lulas. Já as que não tem dentes, como a baleia azul e cinzenta, se alimentam de pequenos animais e plânctons.
Segue algumas curiosidades sobre as baleias:
- Baleias piloto - podem alcançar 48 quilômetros por hora
- Baleias rorqual - mergulham até 450 metros
- Baleia azul - é o maior animal do planeta com mais de 30 metros!
- Orca, a baleia assassina - grande predador, além de peixes e lulas, aves marinhas, focas e pingüins fazem parte da sua dieta.
- Baleia Cachalotes - a espécie mais numerosa de todas. Possui o maior cérebro de todos os mamíferos!
Sugestão de atividades para lembranças e aula de artes:
2 comentários:
Nossa, quanta sugestão interessante! Com certeza vou socializar com as professoras da minha escola. Parabéns!
projeto incrivel, parabens amiga. desejo muito sucesso neste.
Postar um comentário