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segunda-feira, 30 de agosto de 2010

BULLYING

Algumas pessoas aqui no blog haviam me pedido atividades sobre esse tema, o bullying! Na verdade precisei pesquisar um pouco, para ter subsidios concretos de como elaborar atividades para vocês, encontrei artigos bem interessantes e resolvi colocar aqui para leitura e conhecimento de todos.
Bom o que posso dizer?
Com a graça do nosso bom Deus eu nunca passei por isso, pois sempre fui uma criança quieta e sabia me defender intelgentemente de certas situações comuns em todas as escolas, publicas ou particulares, mas a minha filha não. Ela quando pequenina, com 04 anos, foi para uma escola particular, nas primeiras semanas foi uma maravilha, chegava a chorar quando me via pois queria ficar na escola, mas depois, sem saber o porque começou a não querer ir, chorava, tinha febre, dormia na hora de ir... teve uma vez que fez até xixi no sofá. Bom eu ficava indignada, imaginem só que manha!
Fui na escola falei com a pedagoga, professora, orientadora e todo mundo falava a mesma coisa.. sua filha é um docinho, não há nada de incomum no comportamento dela!
Mas claro que não! O que havia era comportamento desmedidos dos amiguinhos dela!
Bom, não havendo mais opção para mim tirei a minha filha da escola, depois de apenas 30 dias, meu desgosto e insatisfação era tanto que nem fui buscar o material e apostila que havia pago... horas, minha filha era sempre tão queria e de fácil adaptação... mas ela tinha um problema... não falava direito aos quatro anos, achava que por causa disso ela se sentia diferente e não queira participar das brincadeiras com seus amiguinhos!
Passado algum tempo, quando estava prestes a completar seis anos, agora coma sua dicção melhorada e seu vocabulário mais amplo eu me senti na obrigação de colocá-la outra vez na escola, só que não mais na mesma, coloquei numa escola municipal, pertinho de casa, e minha menina como sempre um anjinho... se aprontou e na despedida encheu os seus olhinhos de lágrimas e foi forte, não chorou. Depois de uma semana percebi que ela ainda tinha medo de ir para a escola, mas aceitava a sua incumbência de ser uma filhinha comportada. Foi então que a professora me chamou e me falou que ela tinha medo de ficar sozinha com as crianças e que até quando a professora precisava pegar um material ela tinha que levar a Júlia junto, então expliquei a ela  situação que anos antes havia passado e não sabia o que ocorria ... na verdade achava que a professora batia nela, mas não tinha provas!
Depois de uns dois meses frequentando a nova escola via nela a alegria e a mudança em seu comportamento, sempre cantando e fazendo as atividades de pintura e colagem, até que então eu perguntei a ela o que estava achando da escola, da professora e dos amiguinhos. Foi quando ela ingenuamente me respondeu....
... Mãe, lá é tão legal... ninguém me bate e me chama de burra, retarda e idiota....
Nesse momento eu perdi o chão e fiquei com meu coração completamente partido... chorei muito, pela minha  ignorancia e impotencia!
Depois disso comecei a trabalhar a auto estima, elogiava muita, contava "segredos" de mãe e filha, dizendo que não podíamos nunca esconder nada uma da outra, estimulando-a sempre a contar tudo para mim, todos os dias perguntava como foi na aula, brincava... e felizmente superamos isso!
Por isso mães e professoras, gostaria que lessem esse artigo, pois acredito ser importante para todos e não podemos deixar que nossos filhos sejam vítimas de bullying, que não passem por humilhações e agressões de crianças com suas bases familiares desestruturadas e sem limites.
Esse relato que acabaram de ler é real e fez parte da minha vida, e sei que minha filha sofreu, mas Deus colocou em meu caminho uma professora maravilhosa, que soube tratar a minha filha e perceber a dificuldade de relacionamento dela... mas isso não acontecem com todas as crianças.
No decorrer da semana se der eu colocarei para vocês algumas atividades sobre esse tema, até mais.

Andreza Melo.




BULLYING




Bullying - É exercido por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa.
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullyingentre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos debullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.
Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Sociologia - Brasil Escola

Fonte: Brasil Escola

Cyberbullying

Cyberbullying: a violência virtual

Na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso. Como o espaço virtual é ilimitado, o poder de agressão se amplia e a vítima se sente acuada mesmo fora da escola. E o que é pior: muitas vezes, ela não sabe de quem se defender.

Um xinga, o outro chora e o resto cai na risada
Ilustração: Alice Vasconcellos
Quando se trata de bullying cyberbullying, é comum pensar que há apenas dois envolvidos: a vítima e o agressor. Mas os especialistas alertam para um terceiro personagem fundamental: o espectador. Veja a seguir o que caracteriza a ação de cada um deles nos casos de violência entre os jovens.

Vítima Costuma ser tímida ou pouco sociável e foge do padrão do restante da turma pela aparência física (raça, altura, peso), pelo comportamento (melhor desempenho na escola) ou ainda pela religião. Geralmente, é insegura e, quando agredida, fica retraída e sofre, o que a torna um alvo ainda mais fácil. Segundo pesquisa da ONG Plan, a maior parte das vítimas - 69% delas - tem entre 12 e 14 anos. Ana Beatriz Barbosa Silva, médica e autora do livro Bullying: Mentes Perigosas na Escola, cita algumas das doenças identificadas como o resultado desses relacionamentos conflituosos (e que também aparecem devido a tendências pessoais), como angústia, ataques de ansiedade, transtorno do pânico, depressão, anorexia e bulimia, além de fobia escolar e problemas de socialização. A situação pode, inclusive, levar ao suicídio. Adolescentes que foram agredidos correm o risco de se tornar adultos ansiosos, depressivos ou violentos, reproduzindo em seus relacionamentos sociais aqueles vividos no ambiente escolar. Alguns também se sentem incapazes de se livrar do cyberbullying. Por serem calados ou sensíveis, têm medo de se manifestar ou não encontram força suficiente para isso. Outros até concordam com a agressão, de acordo com Luciene Tognetta. O discurso deles vai no seguinte sentido: "Se sou gorda, por que vou dizer o contrário?" Aqueles que conseguem reagir alternam momentos de ansiedade e agressividade. Para mostrar que não é covarde ou quando percebe que seus agressores ficaram impunes, a vítima pode escolher outras pessoas mais indefesas e passam a provocá-las, tornando-se alvo e agressor ao mesmo tempo.

Agressor Atinge o colega com repetidas humilhações ou depreciações porque quer ser mais popular, se sentir poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, se sente satisfeito com a reação do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima. O anonimato possibilitado pelocyberbullying favorece a sua ação. Usa o computador sem ser submetido a julgamento por não estar exposto aos demais. Normalmente, mantém esse comportamento por longos períodos e, muitas vezes, quando adulto, continua depreciando outros para chamar a atenção. "O agressor, assim como a vítima, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos", explica Luciene.

Espectador 
Nem sempre reconhecido como personagem atuante em uma agressão, é fundamental para a continuidade do conflito. O espectador típico é uma testemunha dos fatos: não sai em defesa da vítima nem se junta aos agressores. Quando recebe uma mensagem, não repassa. Essa atitude passiva ocorre por medo de também ser alvo de ataques ou por falta de iniciativa para tomar partido. "O espectador pode ter senso de justiça, mas não indignação suficiente para assumir uma posição clara", diz Luciene. Também considerados espectadores, há os que atuam como uma plateia ativa ou uma torcida, reforçando a agressão, rindo ou dizendo palavras de incentivo. Eles retransmitem imagens ou fofocas, tornando-se coautores ou corresponsáveis.



Fonte: Revista Nova Escola

domingo, 29 de agosto de 2010

Livros para Baixar - Gratuitos

Selecionei para vocês alguns livros relacionados a pedagogia e educação dos filhos. A maioria são livros do Professor Paulo Freire, que hoje é considerado referencia psicologia educacional. 
Então queridas e queridos colegas, aproveitam e baixem. Todos os arquivos estão disponíveis no formato pdf.
Hospedados no 4shared.
Cliquem no link, espere a contagem regressiva dos segundos e façam o downloads. 

12 Erros que os pais cometem
Autora: Roseli Brito
http://www.4shared.com/document/JviKG_LY/12_Erros_que_os_Pais_Cometem.html

A Importancia do Ato de Ler
Autor: Paulo Freire
http://www.4shared.com/document/K6Hi5f_y/A_importancia_do_ato_de_ler.html

Ação Cultural para a Liberdade
Autor: Paulo Freire
http://www.4shared.com/document/Cme9Do8H/Acao_Cultural_para_a_Liberdade.html

Extenção ou Comunicação
Autor: Paulo Freire
http://www.4shared.com/document/tIucIInJ/Extensao_ou_Comunicacao1.html

Medo e Ousadia
autor: Paulo Freire
http://www.4shared.com/document/WwwQ-IhQ/MedoeOusadia.html

Pedagogia da Autonomia
Autor: Paulo Freire
http://www.4shared.com/document/6wOXDx5X/PedagogiadaAutonomiaFreire.html

Pedagogia da Indignação
Autor: Paulo Freire
http://www.4shared.com/document/4RBmraW-/PedagogiadaIndignacaoFreire.html

Pedagogia do Oprimido
Autor: Paulo Freire
http://www.4shared.com/document/4lsI4HLy/PedagogiadoOprimidoFreire.html

Política e Educação
Autor: Paulo Freire
http://www.4shared.com/document/HLCKEagc/PoliticaeEducacaoFreire.html

Professora Sim, Tia Não
Autor: Paulo Freire
http://www.4shared.com/document/HbN0mhQT/Professora_sim_Tia_nao.html

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Álbum Folclore

Mais uma atividade para o folclore que fiz para vocês, este é um álbum de figurinhas com 09 imagens folclóricas.




sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CD de Atividades do Blog Agora pagamento através do Boleto Bancário



Valor R$ 20,00
Frete incluso


CD DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


A pedidos fiz uma coletânea  das atividades e selecionei as que estão com melhor qualidade de imagem para impressão. Sabendo que em muitas escolas o acesso a internet é limitado e muitos professores, educadores e profissionais da área não dominam o uso do computador esse CD tem o objetivo de facilitar o trabalho do profissional.

Boa parte das atividades são de minha autoria, algumas outras são de arquivos ou imagens retiradas na internet e acervo próprio, deixando claro que no CD de Atividades não há nenhuma coleção infantil completa, pois não quero prejudicar e ter problemas com direitos autorais. As minhas atividades podem ser identificadas pelo cabeçalho e endereço do blog (Meus Trabalhos Pedagógicos).

O Cd de que preparei para vocês contem 1252 páginas, todas elas em formato JPEG, pode ser lido em qualquer computador e também em DVD, a maioria das atividades já estão no blog.

Para facilitar e assegurar as pessoas interessadas em adquirir o CD de Atividades do Blog Meus Trabalhos Pedagógicos, além da opção de pagamento por depósito bancário poderá também pagar via boleto utilizando do Pag Seguro, para esse serviço o Pag Seguro acrescenta uma taxa de R$1,00 (Uma Real) a mais.

Para mais informações sobre o cd clique [aqui]

Você poderá também comprar pelo Pag Seguro, via boleto, clicando na bandeira do Pag Seguro logo abaixo, seguir os procedimentos e efetuar o pagamento:








Atividades Folclore - Números e adivinhas

Para vocês com muito carinho mais algumas atividades com o tema folclore.
Atividades para pontilhar, trabalhar números de 1 a 10 e adivinhas!


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Melhor Blog de 2010 - Categoria Variedades

Queridos amigos e amigas, hoje vou fazer para vocês um pedido especial.
Me inscrevi no "Top Blog" e estou concorrendo ao melhor blog de 2010!
Gostaria grandemente que vocês votassem no meu blog através do link que está no blog.
Para votar é preciso se inscrever por email, mais é um passo bem simples e dura segundos.


Desde já agradeço a todos que me ajudaram e forma direta ou indireta, afinal, vocês me ajudam
a fazer a diferença!


Abraços a todos e fiquem com Deus.


Andreza Melo Menezes

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Jogo da Trilha - Folclore

Olha que legal, um jogo de trilha para brincar com as crianças, não tem limite de idade, as regras são simples:
Jogar um dado e número que cair pula a quantidade de casas.
Uma dica que vou dar para vocês é fazer um dado gigante com caixinha de leite TP.
Você vai precisar de 06 caixas de leite, junte-as e passe fita larga para não soltar, encape EVA e decore.
O dado fica ótimo, essa semana vou ver se consigo postar as fotos do passo a passo.
Dá até para encher as caixinhas de leite com jornal e vira um banquinho para ser usado no berçário, até mesmo
para fazer blocos gigantes e trabalhar a motricidade e equilíbrio com os pequenos.

O Painel fiz em folha de papel A4, fiz tambem um painel e dividi a jogo em 9 folhas, assim da para bincar com toda a turma, tirei a idéia de um outro blog "Alfabetizando com a Mônica", muito bom, tem atividades ótimas.










Alfabeto para decoração - Folclore

Alfabeto para decoração com personagens do folclore.
Pois bem caros e caras amigas, vamos usar a imaginação, as letras do alfabeto podemos tambem trabalhar
com as crianças usando a colagem, colar arroz, feijão, algodão, tinta guache, areia e tudo mais que seja possível para trabalhar a coordenação das crianças.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Folclore com turma da Mônica

Olha que graça que encontrei no site da turma da Mônica, o tema principal é claro "Folclore", eles tratam os personagem de forma engraçada, eu li a história e morri de rir.
Espero que gostem, essa história eu coloquei em forma de livrinho, para as crianças ou professor preencher com
os dados da escola e tudo mais.
É ótima para trabalhar interpretação de texto.
Façam bom proveito, se der tempo ainda hoje postarei mais atividades para o folclore.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Trava línguas

O USO DO TRAVA LÍNGUAS NA ESCOLA

Os trava-línguas fazem parte das manifestações orais da cultura popular, são elementos do nosso folclore, como as lendas, os acalantos, as parlendas, as adivinhas e os contos. O que faz as crianças repeti-los é o desafio de reproduzi-los sem errar. Entra aqui também a questão do ritmo, pois elas começam a perceber que, quanto mais rápido tentam dizer, maior é a chance de não concluir o trava-línguas. Esse tipo de poema pode ser um bom recurso para trabalhar a leitura oral, com o cuidado de não expor alunos com mais dificuldades. É nessa leitura que melhor se observa o efeito do trava-línguas e, dependendo da atividade, passa a ser uma brincadeira que agrada sempre. Os trava-línguas podem ainda ser escritos para criar uma coletânea de elementos do folclore e pesquisados em diferentes fontes: livros, sites na internet ou revistas de passatempos.Um dos trava-línguas mais usados na escola são:

  • "O tempo perguntou para o tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo de dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem".


O trava-línguas é citado no Kama Sutra como uma das 64 artes a serem estudadas pelas cortesãs e é descrito da seguinte maneira:
  • Estudo de sentenças difíceis de pronunciar. É um jogo praticado principalmente pelas mulheres e crianças, e consiste em dar-se uma determinada sentença cujas palavras, quando rapidamente repetidas, são frequentemente trocadas ou mal pronunciadas.

[editar]Parlenda

Trava-línguas (português brasileiro) ou parlenda (português europeu) é uma forma literária tradicional, rimada com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida. Usada, em muitas ocasiões, para brincadeiras populares. Normalmente é uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes rimada, obedecendo a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta. A finalidade é entreter a criança, ensinando-lhe algo.
Algumas vezes, é chamada de trava-línguas, quando é repetida de forma rápida ou várias vezes seguidas, provocando um problema de dicção ou paralisia da língua, que diverte os ouvintes. Assim, pede-se a alguém que repita uma parlenda, em prosa ou verso, de forma rápida - "fale bem depressa" - "diga correndo" - ou que a repita várias vezes seguidas - "repita três vezes".
As parlendas não são cantadas e, sim, declamadas em forma de texto, estabelecendo-se como base a acentuação verbal.
Os portugueses denominam as parlendas cantilenas ou lengalengas. Na literatura oral é um dos entendimentos iniciais para a criança e uma das fórmulas verbais que ficam, indeléveis, na memória adulta.




  • Um ninho de mafagafos tem sete mafagafinhos, quando a mae mafagafo dá comida aos sete mafagafinhos, eles faem semelhante mafagafada que ninguém os mafagafaguifa
  • Se cá nevasse, fazia-se cá ski.
  • Fui ao mar colher cordões, vim do mar cordões colhi.
  • Uma aranha dentro da jarra. Nem a jarra arranha a aranha nem a aranha arranha a jarra.
  • A aranha arranha a . A rã não arranha a aranha.
  • Sobre aquela serra há uma arara loura. A arara loura falará? Fala, arara loura!
  • Chupa cana chupador de cana na cama chupa cana chuta cama cai no chão.
  • vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso…
  • Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
  • vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
  • Comprei uma arara rara em Araraquara.
  • Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
  • Pedro Pereira Pedrosa pediu passagem para Pirapora.
  • Pode passar, porteiro, para pegar peixe piau.
  • O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.
  • Tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo, tempo tem.
  • Há quatro quadros três e três quadros quatro.
Sendo que quatro destes quadros são quadrados,
um dos quadros quatro e três dos quadros três.
Os três quadros que não são quadrados,
são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.
  • Casa suja, chão sujo.
  • Num ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será.
  • O bispo de Constantinopla, é um bom desconstantinopolitanizador. Quem o desconstantinopolitanizar, um bom desconstantinopolitanizador será.
  • Não confunda cafetão de gravata com capitão de fragata.
  • O pelo do peito do pé do Pedro é preto.
  • Pinga a pia apara o prato, pia o pinto e mia o gato
  • Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco é ornitorrinco, ornitologista é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
  • O original não se desoriginaliza! O original não se desoriginaliza! O original não se desoriginaliza! Se desoriginalizásemo-lo original não seria!
  • Quico quer caqui. Que caqui que o Quico quer? O Quico quer qualquer caqui.
  • Toco preto, porco fresco, corpo crespo.
  • Uma trinca de trancas trancou tancredo.
  • Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, para o prato, pia o pinto e mia o gato.
  • Se o Arcebispo-Bispo de Constantinopla a quisesse desconstantinoplizar, não haveria desconstantinoplizador que a desconstantinoplizasse desconstantinoplizadoramente.
  • Pedro pediu permissão para passar pelo portão para pegar o pinto pelado pelo pescoço.
  • Percebeste ou fingiste que percebeste para que os outros percebessem que tivesses percebido, percebeste?
  • Atrás do quadro da escola bibliotécnica estava um papibaquígrafo.
  • O doce perguntou pro doce qual era o doce que era mais doce e o doce respondeu pro doce que o doce que era mais doce era o doce de batata-doce.
  • Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado luzia.
  • Um limão, mil limões, um milhão de limões.
  • Um tigre, dois tigres, três tigres.
  • Perto daquele ripado está palrando um pardal pardo.
- Pardal pardo porque palras?
- Eu palro e palrarei porque sou o pardal pardo palrador D'el Rei!
  • O rato roeu a roupa do Rei da Rússia que a Rainha, com raiva, resolveu remendar.
  • Um prato de trigo para um tigre, dois pratos de trigo para dois tigres, três pratos de trigo para três tigres, etc…
  • Três Tigrestristes comiam em um prato de trigo.
  • O original nunca se desoriginou e nem nunca se desoriginalizará.
  • Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce?
Respondi que o doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata doce.
  • Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
  • O tempo perguntou ao tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que não tem tempo para dizer ao tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.
  • Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!
  • Se o príncipe de Constantinopla quisesse se desconstantinopolizar qual seria o desconstantinopolizador que iria a Constantinopla para descontantinopolizá-lo?
  • A sábia não sabia que o sábio sabia que o sabiá sabia que o sábio não sabia que o sabiá não sabia que a sábia não sabia que o sabiá sabia assobiar.
  • O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
  • Perlustrando patética petição produzida pela postulante, prevemos possibilidade para pervencê-la porquanto perecem pressupostos primários permissíveis para propugnar pelo presente pleito pois prejulgamos pugna pretárita perfeitíssima.
  • Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
  • Disseram que na minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. Seis paralelogramos tem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos tem uma paralelepipedovia. Uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos. Então uma paralelepipedovia é uma paralelogramolândia?
  • Os naturistas são naturalmente naturais por natureza.
  • Em uma casa tem quatro quartos. Em cada quarto tem quatro quadro. E cada quadro é quadrado. Quantos quadros quadrados tem na casa?
  • Verbo tagarelar no tempo condicional:
- Eu tagarelaria
- Tu tagarelarias
- Ele tagarelaria
- Nós tagarelaríamos
- Vós tagarelaríeis
- Eles tagarelariam.
  • O rei de Roma ruma a Madri.
  • Rosa vai dizer à Rita que o rato roeu a roupa do rei de Roma.
  • O rato roer roía e, a Rosa Rita Ramalho, do rato a roer se ria!
  • O rato roeu a rolha da garrafa da rainha.
  • O pinto pia, a pia pinga. Quanto mais o pinto pia, mais a pia pinga.
  • A pia perto do pinto, o pinto perto da pia, tanto mais a pia pinga, mais o pio pinta.
  • A pia pinga, o pinto pia, pinga a pia, pia o pinto, o pinto perto da pia, a pia perto do pinto.
  • Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, apara o prato, pia o pinto e mia o gato
  • A espingarda destravíncula-pinculá. Quem destravíncula ela, bom destravíncula-pinculador será.
  • Tem uma tatu-peba, com sete tatu-pebinha. Quem destatupebá ela, bom destatupebador será.
  • No cume daquele morro, tem uma cobra enrodilhada. Quem a cobra desenrodilhá, bom desenrodilhadô será.
  • No morro chato, tem uma moça chata, com um tacho chato, no chato da cabeça. Moça chata, esse tacho chato é seu?
  • Um ninho de carrapatos, cheio de carrapatinhos, qual o bom carrapateador, que o descarrapateará?
  • Agá, agá, agá, a galinha quer botar. Ijê, ijê, ijê, minha mãe me deu uma surra, fui parar no Tietê. Alô, alô, o galo já cantou. Amarelo, amarelo, fui parar no cemitério. Roxo, roxo, fui parar dentro do cocho.
  • O Papa papa o papo do pato
  • Um prato de papa dentro do papo do papa.
  • A batina do padre Pedro é preta.
  • O peito do pé de Pedro é preto.
  • É preto o prato do pato preto.
  • O Pedro pregou um prego na pedra.
  • Pedro pregou um prego na porta preta.
  • O padre Pedro tem um prato de prata.
  • O meu vira lata usa gravata.
  • O padre pouca capa tem, pouca capa compra.
  • O pelo do peito do pé do pai do padre Pedro é preto.
  • O padre Pedro deu uma topada na pedra preta.
  • Pedro tem o peito preto. Preto é o peito de Pedro. Quem disser que o peito de Pedro não é preto, tem o peito mais preto que o peito de Pedro.
  • - Pedreiro da catedral está aqui o padre Pedro? - Qual padre Pedro? - O padre Pedro Pires Pisco Pascoal. - Aqui na catedral tem três padres Pedros Pires Piscos Pascoais. Como em outras catedrais.
  • Paulo Pereira Pinto Peixoto, pobre pintor português, pinta perfeitamente, portas, paredes e pias, por parco preço, patrão.
  • O Original não se desoriginaliza.
  • Quem for um parangamirotirimiariadolizador será um parangamirotirimiroaro
  • Uma trinca de pregos pregou Jesus na cruz do meu amigo avestruz.
  • O peito do pé de Pedro é preto, se o peito do pé de pedro é preto, o pedro é preto.
  • O Rio Capibariba está descapibarizado, quem o descapibarizou foi o descapibarizador.
  • Uma jabuticabeira velha, pergunta para uma pequenina jabuticabeira:
- Jabuticabeira pequeninia, quanto te despequeninajabuticabeirarizas tú?
Então, a pequenina jabuticabeira falou:
-Eu me despequeninajabuticabeirarizarei ao se despequeninajabuticabeirarizarem todas as pequeninas jabuticabeiras ainda não despequeninajabuticabeirarizadas
  • Fui caçar socó, caçei socó só, soquei socó no saco socando com um soco só.
  • Se vaivém fosse e viesse, vaivém ia, mas como vaivém vai e não vem, vaivém não vai.
  • Um ninho de mafagafos, tinha 7 mafagafinhos. Quem desmafagar esses mafagafinhos bom desmafigador será

FONTE WILKIPÉDIA

Trava Línguas

Trava-línguas:

O peito do pé do pai do padre Pedro é preto.
A babá boba bebeu o leite do bebê .
O dedo do Dudu é duro
A rua de paralelepípedo é toda paralelepipedada.
Quem a paca cara compra , cara a paca pagará
O Papa papa o papo do pato .
Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia
Norma nina o nenê da Neuza
A chave do chefe Chaves está no chaveiro .
Sabia que a mãe do sabiá sabia que sabiá sabia assobiar?
Um limão , dois limões , meio limão .
É muito socó para um socó só coçar!
Nunca vi um doce tão doce como este doce de batata-doce!
O padre pouca capa tem, pouca capa compra .
Chega de cheiro de cera suja !
É preto o prato do pato preto
Bagre branco ; branco bagre
Um tigre , dois tigres , três tigres.
Três tristes tigres trigo comiam .

A ARANHA E A JARRA
Debaixo da cama tem uma jarra.
Dentro da jarra tem uma aranha.
Tanto a aranha arranha a jarra,
Como a jarra arranha a aranha.

A LARGATIXA DA TIA

Larga a tia, largatixa!
Lagartixa, larga a tia!
Só no dia em que a sua tia
Chamar a largatixa de lagartixa.

CAJU
O caju do Juca
E a jaca do cajá.
O jacá da Juju
E o caju do Cacá.

LUZIA E OS LUSTRES
Luzia listra os
Lustres listrados.

MALUCA
Tinha tanta tia tantã.
Tinha tanta anta antiga.
Tinha tanta anta que era tia.
Tinha tanta tia que era anta.

MOLENGA
Maria-mole é molenga.
Se não é molenga
não é maria-mole.
É coisa malemolente,
nem mala, nem mola,
nem maria, nem mole.

NÃO CONFUNDA!
Não confunda ornitorrinco
Com otorrinolaringologista,
Ornitorrinco com ornitologista,
Ornitologista com otorrinolaringologista,
Porque ornitorrinco é ornitorrinco,
Ornitologista, é ornitologista,
E otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.

O DESENLADRILHADOR
Essa casa está ladrilhada.
Quem a desenladrilhará?
O desenladrilhador que a desenladrilhar,
Bom desenladrilhador será !

O tecelão
Tecelão tece o tecido
Em sete sedas de Sião
Tem sido a seda tecida
Na sorte do tecelão

Atrás da Pia
Atrás da pia tem um prato
Um pinto e um gato
Pinga a pia, apara o prato
Pia o pinto e mia o gato.

Sapo no saco
Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro
O sapo batendo papo
E o papo soltando vento.

Mafagafos
Um ninho de mafagafa
Com sete mafagafinhos
Quem desmafagaguifá
Bom desmafagaguifador será.

VELHO FÉLIX
Lá vem o velho Félix,
Com um fole velho nas costas,
Tanto fede o velho Félix,
Como o fole do velho Félix fede.

TEMPO
O tempo perguntou ao tempo,
Quanto tempo o tempo tem,
O tempo respondeu ao tempo,
Que não tinha tempo,
De ver quanto tempo,
O tempo tem.

SEU TATÁ
O seu Tatá tá?
Não, o seu Tatá não tá,
Mas a mulher do seu Tatá tá.
E quando a mulher do seu Tatá tá,
É a mesma coisa que o seu Tatá tá,tá?

O Pintor Português
PAULO PEREIRA PINTO PEIXOTO,
POBRE PINTOR PORTUGUÊS,
PINTA PERFEITAMENTE
PORTAS, PAREDES E PIAS,
POR PARCO PREÇO, PATRÃO.

O Rato Roeu
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA,
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DA RÚSSIA,
O RATO ROEU A ROUPA DO RODOVALHO…
O RATO A ROER ROÍA.
E A ROSA RITA RAMALHO
DO RATO A ROER SE RIA.
A RATA ROEU A ROLHA
DA GARRAFA DA RAINHA.

O PINTO PIA
A PIPA PINGA.
PINGA A PIPA,
O PINTO PIA.
PIPA PINGA.
QUANTO MAIS
O PINTO PIA
MAIS A PIPA PINGA.

GATO ESCONDIDO
GATO ESCONDIDO
COM RABO DE FORA
TÁ MAIS ESCONDIDO
QUE RABO ESCONDIDO
COM GATO DE FORA.

O SABIÁ
Sabia que o sabiá
sabia assobiar?

PAPA PAPÃO
Se o papa papasse pão.
Se o papa papasse papa.
Se o papa papasse tudo,
Seria um papa papão.

O RATO
O rato roeu a roupa,
Do rei de Roma.
e a rainha, de raiva,
roeu o resto

Palminha
Palma, palminha,
Palminha de Guiné
Pra quando papai vié,
Mamãe dá a papinha,
Vovó bate cipó,
Na bundinha do nenê.

SABER
Sabendo o que sei e sabendo
O que sabes e o que não sabes
E o que não sabemos, ambos saberemos
Se somos sábios, sabidos
Ou simplesmente saberemos
Se somos sabedores.

Bão Balalão
Bão, babalão,
Senhor Capitão,
Espada na cinta,
Ginete na mão.
Em terra de mouro
Morreu seu irmão,
Cozido e assado
No seu caldeirão

Ou Bão-balalão!(variação)
Senhor capitão!
Em terras de mouro
Morreu meu irmão,
Cozido e assado
Em um caldeirão;

Lanço o laço no salão.
O lenço, lanço. A lança, não.

Tatu tauató, tatuetê taí.
Tem tanto tatu, não tem
Folclore brasileiro: TRAVA-LÍNGUAS.

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