Bom dia! Olha só, este projeto recebi por email da Marcilene Silva Paes, um projeto completíssimo e fiquei muito feliz em receber, afinal um material assim não é em todo lugar na net que encontramos não é mesmo? Vejam só o que ela escreveu:
Amo as tuas atividades e os projetos que vc me manda!!! Muito obrigada!!!!
Sou muito grata a vc!!! Queria pedir um favor, essas atividades que vc mandou do chico bento eu amei =)
Eu tenho um projeto de festa junina que copiei da net e dei uma mudadinha pra realidade daqui, dos meu aluninhos da creche
(ano passado) e vou te mandar pra vc ver o que dá de aproveitar, mais eu nao sei salvar as atividades como imagem, por isso ele
ta todo no word...
Beijokasss
Marcilene, nós que agradecemos, muito mesmo, de coração. Beijos!
ESCOLA MUNICIPAL SÃO DOMINGOS SÁVIO
PROJETO FESTA JUNINA
"Sem a curiosidade que me move, que me
inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
( Paulo Freire )
Objeto Geral: Resgatar
as tradições das Festas Juninas no âmbito escolar.
Justificativa
Pedagógica:
Conhecer
sobre a Cultura do Brasil é trabalhar com a diversidade! Nosso País é rico em
se tratando de costumes e tradições, e nesta etapa da Educação Infantil onde
apreciar essas tradições em forma de brincadeira e um ato de aprender,
apresento aqui propostas lúdicas acerca da exploração das características
desta festa popular tradicional do mês de junho – As Festas Juninas.
·
Valorizar o folclore brasileiro.
·
Identificar Costumes e
Tradições utilizados nas festas juninas
·
Desenvolver percepções visuais e auditivas.
·
Ampliar o vocabulário.
·
Demonstrar e interessar-se pelo
mundo social e natural.
·
Destacar os aspectos sociais e
religiosos das comemorações juninas.
Áreas de
conhecimentos envolvidas:
Linguagem
Matemática
Natureza e Sociedade
Artes
Musica e movimento
|
Desenvolvimento:
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
Linguagem oral
Linguagem escrita
|
·
Explorar as cantigas
apresentadas
·
Ampliar o vocabulário.
·
Identificar as letras do
alfabeto.
·
Revisar as letras já
trabalhadas A,E,I,C,M e P.
·
Trabalhar a escrita espontânea
das letras do alfabeto.
·
Apresentar a letra B de Balão/Bandeirinha
·
Reconhecer a letra B.
·
Apresentar a letra F de fogo/ fogueira
·
Reconhecer a letra F
·
Apresentar a letra P de pipoca/papai
·
Reconhecer a letra P
·
Apresentar o M de maçã do amor / milho / mamãe
·
Reconhecer a letra M
·
Identificar as letras que
compõem seu nome.
·
Trabalhar a escrita espontânea
do nome
|
·
Todas essas atividades serão
elaboradas a partir do tema deste projeto, ou seja, as imagens utilizadas
para a apresentação das letras do alfabeto, por exemplo, deverão ser
contextualizadas, a letra B de boneca, será o B da bandeirinha, o F de fada
será o F de fogueira, e assim por diante...
·
|
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
Matemática:
|
·
Reconhecer as diferentes cores:
vermelho, verde, amarelo, branco, azul
·
Identificar os numerais 1 e 2.
·
Exercitar a contagem 0-10.
·
Apresentar os numerais 3, 4 e 5
·
Explorar os conceitos:
ü Grande / Pequeno
ü Maior / Menor
ü Dentro / Fora
ü Cheio / Vazio
·
Medidas culinárias: Fazendo
Pipocas, Maçã do Amor e Bolo de Milho.
|
·
Trabalhar as cores, os números,
os conceitos matemáticos e os exercícios de contagem de forma lúdica:
ü Com manipulação de materiais móveis (cores) ;
ü Números móveis – trabalhar o reconhecimento das cores, quantidade,
sequencia numérica;
ü Explorar os conceitos matemáticos usando exemplos concretos como caixas,
garrafas plásticas, etc...
·
Não esquecendo que também são
importantes as atividades de registro, fixação, em sala e para casa.
|
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
|||
Natureza e Sociedade:
|
·
Conhecer as características
específicas das comemorações juninas:
ü
As vestimentas usadas.
ü
As comidas típicas
ü
As brincadeiras
·
Sensibilizar para as questões
de preservação e conservação do Meio Ambiente:
ü Cuidado com as fogueiras
ü Desmatamento
ü Queimadas
|
·
Apresentar para as crianças
algumas peças dos trajes tipos nas comemorações juninas, sendo eles, o
vestido caipira, o chapéu de palha, a calça comprida com retalhos e explorar
nessas vestimentas suas cores, seu tamanho, etc...
·
As comidas típicas teremos a
oportunidade de degustar durante o projeto algumas em sala de aula.
·
As brincadeiras juninas também
serão contempladas em forma de jogos de equipes e individuais.
·
Durante a conversa na rodinha,
explicarei que é muito comum e faz parte do nosso folclore, acender fogueiras
em homenagem aos santos do mês de junho, mas que para isso alguns cuidados
devem ser tomados para evitarmos as queimadas e o desmatamento por
consequência do fogo.
|
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
Música e movimento
|
·
Explorar oralmente as canções:
·
Cai cai balão
·
Pula a fogueira iá iá
·
Isso é lá com Santo Antônio
·
O balão vai subindo, vai caindo a garoa...
·
A dança dos pezinhos
·
Explorar as brincadeiras e
jogos juninos a fim de promover a integração e o trabalho em equipe; tais
como:
·
Corrida com o ovo na colher
·
Corrida de saco
·
Bola ao cesto
·
Pescaria
·
Calçando os sapatos
·
Tiro ao alvo
·
Dança com chapéu
·
Estoura balões
·
Bola na lata
·
Cabra cega
·
Dança da laranja
·
Dança da cadeira
·
|
·
Explorar oralmente as músicas juninas,
bem como as mesmas escritas em cartazes, possibilitando assim a identificação
das letras que estaremos estudando no período, como também o reconhecimento
das cores das imagens ali apresentada.
·
Organizar durante o projeto os dias das brincadeiras juninas, favorecendo ao contato com as mais diversas formas de jogos e brincadeiras. |
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
Artes:
|
·
Apreciar a obra de arte de
Alfredo Volpi – As Bandeirinhas
·
Explorar atividades escolares artísticas
como colagem e pintura de desenhos com o tema junino.
|
·
Apresentar a obra de Alfredo
Volpi e pedir para que eles relatem o que estão observando, o que está
pintado. Explorarei as cores das bandeirinhas ali pintadas. Como atividades,
inspiradas na obra de Volpi, faremos:
ü Desenhar cada um a sua própria bandeirinha;
ü Pintar com guache as bandeirinhas na folha de sulfit;
ü Colagem de bandeirinhas de TNT no papel paraná;
·
Atividades como:
ü Pintura com guache no milho;
ü Colagem de papel crepom branco amassado fazendo como se fosse pipocas;
ü Pintura do balão típico da festa junina;
ü Pintando a fogueira de São João
|
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
Aprender Fazendo:
|
·
Apreciar a degustação de
receitas tipicamente junina, tais como:
ü Maçã do Amor
ü Pipoca doce e Salgada
ü Bolo de milho
ü Mingau de milho branco
|
·
Organizar o momento culinário
com a turma onde possa ser realiza as receitas apresentadas: maçã do amor e
pipoca doce e salgada. O bolo de milho e o mingau de milho branco, pedir a colaboração
dos pais para a degustação na sala.
|
“Conte-me seu sonho para que possamos sonhar
juntos”
Paulo Freire
Paulo Freire
Cronograma:
INÍCIO
|
13.06.2011
|
CULMINÂNCIA
O produto
final deste projeto será a exposição das atividades trabalhadas em sala relacionadas
ao tema desenvolvido, tendo os pais e a comunidade como apreciadores.
|
TÉRMINO
|
01.07.2011
|
ESCOLA SÃO DOMINGOS SÁVIO – PROJETO FESTA
JUNINA
|
|||
DIA
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
__/___/__
|
|||
__/___/__
|
|||
__/___/__
|
|||
__/___/__
|
|||
__/___/__
|
Alfredo Volpi: o pintor das
Bandeirinhas!
Alfredo Volpi nasceu em Lucca,
Itália, a 14 de abril de 1896. Em 1897, a família Volpi emigra para São Paulo
e se estabelece na região do Ipiranga, com um pequeno comércio. Destino comum
aos filhos de imigrantes italianos, Volpi inicia-se em trabalhos artesanais
e, em 1911, torna-se pintor decorador. Talvez daí decorra o gosto pelo
trabalho contínuo e gradual da sua linguagem estética, próprio da valorização
de um “saber fazer”.
|
|
Músicas Juninas:
|
Cai Cai
Balão
Cai
cai balão
Cai cai balão, cai cai balão Na rua do sabão Não Cai não, não cai não, não cai não Cai aqui na minha mão ! Cai cai balão, cai cai balão Aqui na minha mão Não vou lá, não vou lá, não vou lá Tenho medo de apanhar ! |
Capelinha
De Melão
Capelinha de Melão é de São João
É de Cravo é de Rosa é de Manjericão São João está dormindo Não acorda não ! Acordai, acordai, acordai, João! |
|
·
A Dança do Pezinho –
Ai bota aqui
Ai bota aqui o seu pézinho
Seu pézinho bem juntinho com o meu (BIS)
E depois não va dizer
Que você se arrependeu ! (BIS)
|
Músicas Juninas:
|
Sonho
de Papel
Carmen Miranda
(Estribilho)
E o balão vai subindo, vem caindo a garoa O céu é tão lindo e a noite é tão boa São João, São João! Acende a fogueira no meu coração! E o balão vai subindo, vem caindo a garoa O céu é tão lindo e a noite é tão boa São João, São João! Acende a fogueira no meu coração! |
Pula
Fogueira
(João Bastos Filho e Getúlio Marinho)
Pula a fogueira, yayá
Pula a fogueira, yoyô Cuidado para não se queimar Olha que a fogueira Já queimou o meu amor |
Receita de Pipoca Colorida
Categoria: Receitas de Lanches
Dificuldade de Preparo da Receita: fácil
Temperatura da Receita: frio
Ingredientes:
• 3 xícaras (chá) de açúcar
• 5 xícaras (chá) de pipoca já estourada
• 6 colheres (café) de corante alimentício na cor
de sua preferência
• 1½ xícara (chá) de água
Preparo da Receita
·
|
Receita
de Maçã do Amor – Simples (fácil)
Ingredientes:
1 kg de
açúcar
500 ml de água 1 colher (sopa) de vinagre Corante vermelho (pó ou líquido) 12 maçãs (pequena/média) Palitos de sorvete
Modo de
Fazer:
1.
Primeiro lave e seque as maçãs
2. Espete-as com 1 ou 2 palitos (ajudará na firmeza na hora de caramelizar) 3. Unte formas de alumínio (pode ser de bolo) com um pouco de óleo.
Calda:
1. Coloque a água, açúcar, vinagre e o corante dentro de uma panela 2. Nesta receita não se usa nenhuma colher (pois, pode açucarar a calda) 3. Misture/mexendo apenas a panela – Não use nenhum tipo de colher, pois, pode quebrar o ponto da calda 4. Até a fervura da calda você, pode usar fogo alto, quando ferver, mude para o fogo médio e mantenha por aproximadamente 25 minutos. 5. Mergulhe a ponta de um palito de sorvete na calda e pingue na forma em segundos pressione com o dedo (ela amassará) solte sobre a forma, se ela fizer barulho de sólida desligue imediatamente e comece o processo de mergulhar as maçãs e colocá-las sobre a forma previamente untada 6. Note que o ideal é realizar este processo o mais breve possível, pois a calda vai , naturalmente endurecendo.
Prontinho,
depois é so saborear , se quiser pode guardar na geladeira por até 3 dias.
Fonte:
tudo gostoso – receita de César Ossamu
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário