Baixe grátis
Apostila com propostas e sugestões de atividades lúdicas, dinâmicas e brincadeiras sobre o folclore, e ainda muitas atividades para construir com as crianças de alfabetização.
Essa apostila tem quase 40 páginas e riquíssima de ideias. Recomendo, vou imprimir para o meu
filho.
Proposta
de Intervenção
1- O trabalho com este grupo de alunos pode ser
desenvolvido a partir de atividades seqüenciadas utilizando a temática do
folclore, pois desta forma poderemos garantir que as atividades estejam
contextualizadas.
2- No caso dos alunos que ainda não escrevem o próprio
nome com autonomia é necessário entregar uma plaquinha com o nome completo para
que ele consulte sempre que necessário. Você pode fazer a escrita do nome
utilizando os dois tipos de letras: bastão/cursiva, o aluno também pode
personalizar seu material com algum desenho ou adesivo que ele goste desta
forma o material vai se tornar mais significativo para ele.
3- Entregar uma cópia do alfabeto e garantir a leitura
diária na sala de aula, seja ela coletiva, individual ou apenas entre este
grupo, para que estes alunos avancem em suas hipóteses de escrita é fundamental
que conheçam o alfabeto.
4- Propor atividades lúdicas para todo o grupo como bingo
de letras, nome dos alunos, frutas, personagens, títulos de historias
conhecidas, forca, stop etc.
5- Trabalhar com textos de memória que são um excelente
recurso para favorecer a leitura, mesmo que não convencionalmente. Auxiliando
nos ajustes para saber onde começa e termina o que esta lendo.
6- As atividades de leitura devem fazer parte da rotina e
devem ser planejadas de modo quem desafiem os alunos a pensarem sobre o valor
sonoro das letras, esta atividade favorece a elaboração de estratégias para
localizar palavras, frases e letras.
7- Uma atividade também produtiva é a escrita realizada
em duplas, pois cada aluno vai colocar em jogo o que conhece a respeito da
escrita e este contato com o outro favorece a troca de saberes.
8- Atividades favoráveis:
a- cruzadinha
b- caça palavras
c- relacionar figuras a letra inicial
d- leitura de textos conhecidos
e- completar lacunas em textos e palavra
f- escrita de listas e textos de memória
Sugestões de leitura e escrita no
cotidiano
para crianças que não são leitoras convencionais
1. Jogos com letras móveis: escrever nomes da turma, a
história que quer que a professora leia, etc.
2. “Adivinha o que está escrito”: em uma lista
diversificada, incluindo alguns nomes dos amigos da sala, a criança precisa
procurar indícios para ler as palavras.
3. Lista dos ingredientes da salada de frutas: é preciso
que as crianças já saibam quais são as palavras que precisarão procurar.
4. Leitura de texto que se sabe de cor como, por exemplo,
letras de músicas, poesias, parlendas, etc. As crianças podem colecionar esses
textos em um caderno de textos pra consultar sempre que necessário.
5. Leitura de receitas que as crianças tenham feito na
escola, que saibam quais são os ingredientes.
6. Organizar os pedaços de uma parlenda que se sabe de
cor. É possível segmentar por frases, palavras ou letras.
7. “Caça palavra”: cantar uma música acompanhando a letra
(texto decorado). A professora pode pedir para buscar uma palavra no texto ou
pode parar a música e pedir que as crianças leiam à última palavra cantada
quando o CD parou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário