Olá amigos, como vão todos?
Hoje tenho para vocês uma postagem muito boa e especial. Um plano de aula desenvolvida pela minha mãe que está fazendo graduação em Pedagogia. Tenho certeza que vocês vão aproveitar a ideia que é original e atual. Até mais queridos.
Andreza Menezes.
Hoje tenho para vocês uma postagem muito boa e especial. Um plano de aula desenvolvida pela minha mãe que está fazendo graduação em Pedagogia. Tenho certeza que vocês vão aproveitar a ideia que é original e atual. Até mais queridos.
Andreza Menezes.
Plano
de aula: Mídia na educação
Autora: Luzia Melo Menezes
Tema:
Você entende o que vê na TV?
Série: 5º Ano do ensino fundamental
Duração:
3 horas.
Material
Utilizado:
- TV
e DVD com gravação da propaganda;
-
Embalagem com rótulo do Nescau;
-
Revistas velhas;
-
Material de uso individual: Lápis, borracha, caderno, cola e tesoura.
-Folha
de papel sulfite.
Introdução:
Hoje
em dia vivemos a “era da mídia”, onde o que se passa na TV exerce uma influência nas crianças, pois geralmente elas assistem a TV sem a presença de
um adulto, e se encontram livres para assistir o programa e a propaganda que
lhe é interessante ou a que ocasionalmente passa no momento. Isso acaba gerando
dúvidas, bem como, recebendo a informação de modo distorcido do que realmente é,
pois a mídia para a criança acaba se tornando manipuladora e indiferente a
situação da família ou do lar naquele dado momento. Pensando nisso esse plano
de aula abordará o tema principal “Você entende o que vê na TV?”, tentando dar
ao aluno uma visão real do que acontece a sua frente, na tela quadrada, que de
certo modo é uma janela surreal para o conhecimento. A propaganda escolhida para o plano de aula
em questão é a do Nescau- Menino no sofá, a abordagem será mostrar aos alunos
os benefícios e malefícios da alimentação rica em calorias e suas consequências
para a saúde, tentado propiciar ao aluno a possibilidade de formar uma opinião
crítica sobre a propaganda veiculado em horário estratégico para as crianças.
Objetivos:
-
Conhecer o papel da mídia no dia a dia;
-
Desenvolver o diálogo em sala de aula sobre a propaganda;
- Estabelecer
critérios éticos, artísticos e culturais para elaboração de uma propaganda;
-
Estimular raciocínio e criatividade;
-Despertar
o diálogo, interação, socialização e censo crítico no aluno sobre o tema.
Desenvolvimento
da atividade:
-Iniciar
a aula com um pequeno texto a respeito da mídia e propaganda interessantes que
passam na TV;
-
Passar o vídeo escolhido em sala de aula;
-
Após as crianças assistirem o vídeo levantar questões sobre o que elas
entenderam e o que mais chamou a atenção e interagir com a pergunta principal,
você entende o que vê na TV?
-Mostrar
para a crianças os efeitos que o achocolatado pode trazer ao organismo e
transpor e alertar sobre a ideia de que calorias dá energia;
-
Ler junto com as crianças um rótulo do Nescau e as vitaminas e calorias que
cada porção contém e os malefícios que o excesso de calorias e a falta de
exercícios podem causar ao organismo, alertar sobre a obesidade infantil e
higiene bucal;
-
Após esse diálogo levar a criança a desenvolver um produto fictício, formulando
suas características, utilidades, aparência, atrativos e preço de venda, o
desenho pode ser livre ou podem ser retiradas imagens de revistas, desde que a
ideia seja original;
-
Fazer cartazes e murais para expor em sala de aula sobre os produtos e
propaganda criada pelas crianças.
Referencias:
Propaganda
Nescau – Menino no sofá, veiculado pela Rede Globo de Televisão. Acesso pelo
link: http://www.youtube.com/watch?v=4YUqJQOA6-w, em
29 de outubro de 2013, as 22:42.
Blog
Meus Trabalhos Pedagógicos, atividades e projetos para educação infantil: WWW.meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br
BARRENECHEA,
Cristina Azra, SÁ, Ricardo Antunes. Mídia e a Formação do Professor. Curitiba:
CIPEAD, 2013.
Anexo
I:
Texto
para desenvolver com as crianças em sala de aula sobre a televisão.
DOENÇA
E MORTE O VERDADEIRO MAL DA TELEVISÃO
Venhamos e convenhamos, ninguém nunca
afirmou que ver TV era saudável. Porém, só agora os médicos
descobriram o quão ruim pode ser.
Dados de oito estudos recentes
sugerem que, quanto mais você assiste TV, mais propenso fica a desenvolver uma
série de problemas de saúde, e mais chances têm de morrer mais cedo.
Os estudos incluíram mais de 175.000
pessoas em todo o mundo e, geralmente, duraram entre 6 e 10 anos. Embora a
concepção de cada estudo seja um pouco diferente, a maioria controlou uma longa
lista de fatores de saúde (como o índice de massa corporal, níveis de
colesterol e histórico familiar) em um esforço de identificar o efeito de
assistir TV.
Segundo os pesquisadores, para cada
duas horas adicionais que as pessoas passam coladas na TV em um dia típico,
o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta em 20%, e o risco de doença
cardíaca aumenta em 15%. E para cada três horas adicionais, o risco de morrer
por qualquer causa salta para 13%, em média.
Segundo o cardiologistas o aumento do
risco de doenças ligadas a assistir televisão é semelhante ao que você vê com
colesterol alto, pressão arterial ou tabagismo. “A nova análise eleva a
importância do estilo de vida sedentário como um fator de risco”, afirma.
Em todo o mundo, assistir televisão é
uma das atividades que levam mais tempo, comparáveis a trabalhar e dormir. Os
cientistas dizem que, não importa em que momento da vida você esteja, seja
velho ou jovem, ver muita TV não é bom.
A conexão entre a TV e doenças não é
um mistério. Assistir TV consome tempo de lazer que poderia ser gasto andando,
fazendo exercícios, ou mesmo apenas se movimentando. Também tem sido associado
a dietas pouco saudáveis, como muito açúcar, refrigerantes, alimentos
processados e petiscos (que, talvez não por coincidência, são alimentos
frequentemente encontrados em comerciais de televisão).
Além disso, alguns estudos sugerem
que a postura sentada prolongada, além de seu impacto sobre os hábitos
alimentares e exercício físico, pode causar mudanças no metabolismo que
contribuem para níveis de mau colesterol e obesidade.
“É a síndrome do ‘batata de sofá’”,
dizem os pesquisadores. “Essas pessoas são extremamente sedentárias, passam
várias horas em um sofá assistindo TV, são muito passivas e seu gasto
energético é muito baixo, mesmo comparado com outros comportamentos sedentários
como sentar e ler, ou sentar enquanto dirige”, explicam.
Os cientistas falam que, hoje, os
médicos podem não perceber um aumento dramático de doenças e morte como
resultado de assistir TV em excesso, mas o efeito cumulativo pode ter um
impacto importante na saúde pública a longo prazo
Fonte:
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2011/10/doenca-e-morte-o-verdadeiro-mal-da.html
Anexo
2
Imagens
de propagandas para servir de modelo na montagem de suas propaganda.
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