Recebi um email de uma das assinantes e vou responder pelo blog, assim, provavelmente consigo tirar algumas dúvidas de muitas leitoras.
Oi Andreza tudo bem?
Meu nome é Vera sou professora de educação infantil e fundamental 1, quero parabeniza-la pelo lindo trabalho que vem desenvolvendo. Estou te escrevendo porque estou perdidinha aqui. Este ano me deram a turma de crianças de 3 anos da creche, estou toda perdida. Se for possível, iria te agradecer se me enviasse sugestões de atividades a ser trabalhadas com essa turma. Um grande abraço.
Resposta:
Oi Andreza tudo bem?
Meu nome é Vera sou professora de educação infantil e fundamental 1, quero parabeniza-la pelo lindo trabalho que vem desenvolvendo. Estou te escrevendo porque estou perdidinha aqui. Este ano me deram a turma de crianças de 3 anos da creche, estou toda perdida. Se for possível, iria te agradecer se me enviasse sugestões de atividades a ser trabalhadas com essa turma. Um grande abraço.
Resposta:
Olá Vera, que bom que aproveita as idéias do blog, fico feliz por de alguma forma estar te ajudando. Bom primeiramente vamos entender a criança de 3 anos, nessa fase ela tá desenvolvendo suas habilidades motoras e seu sistema nervoso central ainda está madurecendo, ela provavelmente já deixou as fraldas, e isso a torna mais independente, já possui um bom vocabulário, facilitando o processo de comunicação.
Não se preocupe por enquanto com alfabetização, se preocupe em desenvolver as habilidade motoras. Brincar é o indispensável, desenvolva com seus alunos atividades ligadas ao equilíbrio, como pular corda, pular com um pé só, utilizar brinquedos de montar, blocos, quebra cabeças, desenvolva atividades de raciocínio lógico, ligar pontos, ligar figuras, ligar sombras, atividades com cores e formas. Não podemos deixar também de trabalhar com conceitos, dentro e fora, longe e perto, alto e baixo, quente e frio, grande e pequeno.
Durante as aulas após a rotina desenvolva atividades no papel, como pintura, recortes, colagens e de coordenação, atividades com o corpo, como brincar de amarelinha, andar sobre a linha e atividades livres. Não esqueça também de incluir música e contação de história, isso desenvolve coordenação, vocabulário e alfabetização por imagens.
Outro fator que não posso deixar de comentar é sobre a afetividade em sala de aula, é importante o professor manter o vínculo afetivo com seus aluno, isso os deixam mais seguros e preparados para trabalhar as atividades diárias com seus alunos.
Andreza Menezes - Neuropsicopedagoga.
Elizabel Gonçalves.
Andreza, boa tarde! Meus filho de 4 anos entrou para o terceiro período. Ele está com dificuldades pois não conhece o alfabeto, não sabe escrever o nome, preciso de sua ajuda para poder ajudá-lo, pois ele entrou para uma turma que já fez o pré, ou seja, já frequenta as aula a dois anos, como vai ser isso, ele vai ficar prejudicado?
Resposta:
Olá Elizabel, devo dizer que essa sua preocupação é bem comum, grande parte das mamães acham que seu filhos estão demorando para ler, mas acontece que o processo de alfabetização é lento e contínuo, e acontece em idades diferentes, por exemplo, alfabetizei a minha filha com 4 anos, e o meu filho só consegui alfabetizar com quase 6. Os dois muito inteligentes, mas cada um apresentou um grau de dificuldade e teve seu tempo necessário para que esse processo acontecesse dentro do período esperado.
As "dificuldades" que seu filho apresenta é extremamente normal, mas você pode ajudá-lo em casa incentivando com jogos e brincadeiras com letras e nomes associados sempre a imagens. decorar o quarto do seu filho de forma agradável e colorida para que ele se familiarize com as letras, e sempre brinque, filho sabe seu carro, começa com letra c, onde está o c? A letra C também pode ser de casa, de cavalo...
Não o pressione e nem se desespere, como já citou, ele nunca estudou, então tudo para ele é novo, geralmente os meninos demoram um pouco mais que as meninas para lerem, ele ainda tem muito que aprender até os seus seis a sete anos, que é a idade média para uma criança se alfabetizar.
Procure manter sempre um diálogo com o professor, assim você pode reforçar em casa as atividades em que está sendo feita em sala de aula, e com certeza se o professor perceber algo no desenvolvimento do seu filho ele entrará em contato para tentar sanar as possíveis causas.
Não esqueça dos elogios a cada acerto, isso tem efeito mágico para o desenvolvimento das crianças.
Abraços.
Andreza Menezes - Neuropsicopedagoga.
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