Mostre a beleza e literatura de cordel e amplie o repertório da turma.
Eixos temáticos:
Natureza e sociedade;
Linguagem oral e escrita;
Matemática;
Artes;
Movimento;
Música.
Responsáveis: Izildinha Houch Micheski, Roselaine Cavalheiro de Moraes e Selma Russo.
Objetivos:
Levar as crianças e aos educadores um fragmento importante da cultura de cada região, retomando-as ao longo do ano e buscando contribuir para ampliação do letramento;
Ampliar os horizontes para construção do conhecimento das crianças, articulando os diversos eixos e possibilitando ao professor flexibilizar e diversificar a sua prática;
Idade:
a partir de 3 anos.
Materiais:
Barbante, isopor reaproveitado de embalagens descartáveis, lápis preto, papel sulfite, pincel, tinta guache.
Colocando em prática:
Em uma roda de conversa, explique para as crianças como eram expostas as obras literárias escrita e sua origem, bem como a forma que formou na região nordestina. Apresentando-lhes, então, o trabalho da cordelista Cesar Obeid e sua trajetória, em uma linguagem que as crianças possam compreender.
Desenvolva em sala de aula a literat
ura de cordel através da sugestão proposta. Trabalhe a construção coletiva dessa escrita em letra bastão, um trecho por vez, respeitando os tempos de vida e modalidade de aprendizagem de casa criança.
Casa trecho pode ser escrito em uma folha de sulfite, recortada ao meio, depois é só unir todas as partes para formar um livrinho. Faça capa com uma xologravura, comum nesse nesse tipo de literatura.
Valorize seu trabalho com exposição das produções de maneira que possa ser compartilhada com a família. Para tanto, realize um evento que contemple toda a comunidade, levando-lhes a também a cultura popular através das crianças.
Registre tudo, sempre, pois é fundamental para acompanhar o desenvolvimento dos alunos e nortear as próximas ações.
Eixos temáticos:
Natureza e sociedade;
Linguagem oral e escrita;
Matemática;
Artes;
Movimento;
Música.
Responsáveis: Izildinha Houch Micheski, Roselaine Cavalheiro de Moraes e Selma Russo.
Objetivos:
Levar as crianças e aos educadores um fragmento importante da cultura de cada região, retomando-as ao longo do ano e buscando contribuir para ampliação do letramento;
Ampliar os horizontes para construção do conhecimento das crianças, articulando os diversos eixos e possibilitando ao professor flexibilizar e diversificar a sua prática;
Idade:
a partir de 3 anos.
Materiais:
Barbante, isopor reaproveitado de embalagens descartáveis, lápis preto, papel sulfite, pincel, tinta guache.
Colocando em prática:
Em uma roda de conversa, explique para as crianças como eram expostas as obras literárias escrita e sua origem, bem como a forma que formou na região nordestina. Apresentando-lhes, então, o trabalho da cordelista Cesar Obeid e sua trajetória, em uma linguagem que as crianças possam compreender.
Desenvolva em sala de aula a literat
ura de cordel através da sugestão proposta. Trabalhe a construção coletiva dessa escrita em letra bastão, um trecho por vez, respeitando os tempos de vida e modalidade de aprendizagem de casa criança.
Casa trecho pode ser escrito em uma folha de sulfite, recortada ao meio, depois é só unir todas as partes para formar um livrinho. Faça capa com uma xologravura, comum nesse nesse tipo de literatura.
Valorize seu trabalho com exposição das produções de maneira que possa ser compartilhada com a família. Para tanto, realize um evento que contemple toda a comunidade, levando-lhes a também a cultura popular através das crianças.
Registre tudo, sempre, pois é fundamental para acompanhar o desenvolvimento dos alunos e nortear as próximas ações.
"O cordel é diferente
da repente improvisado
o cordel é sempre escrito
em folheto declamado
o repente é improviso
sem te nada decorado"
César Obeid, em Vida rima com cordel.
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