A rejeição infantil é um problema que afeta milhares de crianças, e na escola o professor tem que lidar com isso no dia a dia. Os pais muitos vezes ficam alheios a esse situação e não se dão conta dos sinais comportamentais que as crianças manifestam.
É justamente na infância que as crianças estão mais vulneráveis, é nesse período a partir de 1 ano que inicia sua formação de personalidade, caráter e auto estima, o amor é a solução para o problema afetivo e emocional, mas nem sempre é assim, a base familiar é a estrutura que a acriança precisa para crescer de forma saudável e segura.
Mas como lhe dar com os sentimentos de uma criança que cresce em um lá emocionalmente desestruturado? Onde pais e mães brigam frequentemente, onde pais e mães trabalham e "não tem" tempo para seu filho, onde a criança procura um colo para se assegurar e não encontra?
São inúmeros fatores que podem gerar o sentimento de rejeição na criança, mas os principais fatores são relacionado aos laços afetivos entre pais e filhos.
É na escola que a criança demonstra seus sinais de maneira mais clara, geralmente é uma criança agressiva e autoritária, ou tímida e inibida, elas estão sempre nos extremos, e procura no professor o refúgio que não tem em casa.
Por sua vez o professor ao perceber os problemas comportamentais tem que encarar como um desafio positivo, implantar em sala de aula a afetividade, carinho e segurança para que consiga desenvolver as atividades de forma segura e prazerosa, fazendo sempre o papel de mediador e facilitador para o processo de desenvolvimento afetivo e intelectual da criança.
O professor deve envolver a criança com atividade e projetos ligados a afetividade, amizade, família e identidade, mostrando a sua turma a importância do respeito mútuo e que todos são diferentes.
Sabemos que isso não é fácil, e que é uma carga de responsabilidade a mais sobre o profissional na área de educação, mas a dedicação nos compromete com esse problema e o cuidado com a criança nos compete a trabalhar de forma direcionada ao problema da rejeição infantil.
Entretanto, fica difícil para o professor quando não encontro suporte pedagógico na escola, pois o direcionamento profissional pedagógico facilita o processo em sala de aula.
A escola e família quando trabalham juntas desenvolve um trabalho mais completo, pois cria um círculo de cuidado contínuo, que envolve a criança e gera nela um caráter sólido, inovador e transformador, sempre positivando suas ações aliado a bons exemplos no dia a dia.
Andreza Menezes - Neuropsicopedagoga
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