Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!
domingo, 5 de outubro de 2008
Contar Histórias é importante
Historinhas são tão importantes para a criança, quanto a necessidade de brincar.
Compreendendo a criança...
--------------------------------------------------------------------------------
A professora de jardim de Infância deve contar histórias diariamente. Estas podem ser conhecidas ou novas, dependendo do interesse da turma, sendo que o número de repetições é ilimitado.
A escolha das histórias deve ser feita entre os livros de pouco texto, linguagem simples e com ilustrações grandes e sugestivas, atendendo às diferentes necessidades da turma.
Exemplo: A professora sabe, por informações dos pais, que uma das crianças do grupo tem problemas de alimentação; ela, então, poderá contar uma história do COELHINHO MANHOSO.
No preparo de um plano de trabalho atender-se-á a diferentes itens, dentre os quais:
Horário - Em jardim, com exceção das atividades em que a escola necessita que haja uma coordenação de horário das turmas (lavagem das mãos, merenda, higiene dentária, recreio, repouso), o horário não pode ser rígido.
As atividades deverão surgir do modo mais natural possivel e de acordo com as oportunidades.
A criança não deve sentir que há "hora da história". Para tal a professora deve usar todos os artifícios.
Local e Arrumação - A professora poderá contar a história dentro da sala, no pátio, com as crianças sentadas nos degraus de uma escada, no jardim, etc.
Quanto à arrumação, as crianças deverão ficar de frente para a professora de modo que todas vejam perfeitamente o livro, a professora dramatizando a história ou o material que está sendo usado
Motivação - A criança não deve perceber que a professora deseja contar uma determinada história. Cabe a esta, pondo em jogo toda a sua habilidade, levar o interesse do grupo a um ponto tal que a história venha a ser solicitada pelo mesmo.
Apresentação da História - A professora precisa conhecer bem o texto da história porque ela não deve ler mas sim, contar; e contar com linguagem simples, ao alcance do grupo que a ouve.
A história deve ser contada com o auxílio do material (livro, desenhos no quadro negro, fantoches, gravuras, figuras dos personagens recortadas em cartolina, teatros de sombra e de vara, etc.) porque a criança de jardim precisa de algo concreto para poder seguir a sequência do que lhe está sendo contado.
Durante a história a professora pode, de vez em quando, solicitar a cooperação da criança - por exemplo: "... e agora, diz ela virando a página e mostrando às crianças; Olhem quem vem falar com o cãozinho ... isso mesmo o padeiro."
Este artifício poderá também ser usado quando a professora perceber que houve um momentâneo desinteresse das crianças.
Comentário - Embora a história, para a criança, seja sempre apenas recreativa, a professora não deve deixar escapar esta esplêndida oportunidade de aumentar os conhecimentos do grupo por meio de comentários sobre a mesma.
Para isso, a professora, ao escolher a história, deve prever o que de interessante e útil poderá conversar com as crianças.
Exemplo: Numa história em que um cãozinho fala com pessoas de diferentes profissões, o assunto do comentário pode ser encaminhado para as "profissões" - as da história, outras que as crianças conheçam e algumas que a professora hábilmente lembra.
Fonte: Boletim do Depto de Educação Primária - DF
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquise temas do seu interesse aqui
Destaques do Blog para Dezembro
- Alfabeto Papai Noel - Decorar Sala
- Alfabeto Trenzinho de Natal - Decorar sala de Aula
- Apostila Caligrafia - Natal
- Apostila Numeros Papai Noel
- Arvore de Natal com pet
- Atividades Diversas para o Natal
- Calendário para o Natal - Modelo
- Cartões de Natal para imprimir
- Jogo Americano Natal
- Jogos do 5 erros - Natal
- Livrinho a Estrelinha do Natal
- Massa de Porcelana para fazer presépio
- Musicas para Baixar - Natal
- Papai Noel - Estrela EVA
- Peça de Teatro Cantada de Natal
- Peça de Teatro Noite de Natal
- Peça de Teatro Noite de Natal II
- Peça de Teatro Noite dos Pastores
- Peça de Teatro: Era uma vez o Natal
- Projeto Natal
- Projeto Natal II
- Vestindo o Papai Noel - Sequência de Atividades
Este blog está protegido por direitos autorais
É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.
Seguidores
Especial dia dos pais
Especial dia das Mães
Atividades com frutas e verduras
Especial Carnaval
Especial Dia da Mentira
Especial Dia do soldado
Meus Trabalhos Pedagógicos ®
Postagens populares
-
São ao todo 46 atividades. Estou deixando o link, é só copiar e colar no navegador e depois baixar http://www.4shared.com/file/484102...
-
Porque avaliar? Para que avaliar? O que avaliar? Como faço para avaliar? Essas são perguntas frequentes e por vezes um bicho de sete cab...
-
Atividades com todo o alfabeto para colorir e pontilhar. Meus Trabalhos Pedagogicos ®
-
PROJETO Natal E.M.E.I Professoras: Vanessa e Flávia Duração : 1 Mês I – JUSTIFICATIVA: Qual a tradição que nossa família possui para comemor...
-
Essas atividades quem me enviou também foi a Professora Maria Imaculada. Ela está trabalhando este projeto com a sua turma de 1º ano, devi...
-
Atividades Textos informativos Músicas relacionadas ao tema Pesquisas Jogos Conversas e debates Preparação de palestras e /ou entrevis...
-
FELIZ NATAL Personagens: 10 crianças pequenas, de tamanho o mais aproximado possível, para que a saudação “Feliz Natal” fique no m...
-
F Ao trabalharmos identidade com a Criança nada mais apropriado que fazer para ela a sua propria Carteira de Identidade! Ajustei um modelo e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário