expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Projeto identidade

Atividades
Textos informativos
Músicas relacionadas ao tema
Pesquisas
Jogos
Conversas e debates
Preparação de palestras e /ou entrevistas
Confecção de murais e cartazes
Recorte e colagem de gravuras , palavras
Cartazes com regras de higiene
Caça - palavras
Palavras Cruzadas
Quebra-cabeça
Bonecos
Calendários
Literatura infantil
Atividades Matemáticas
Fichas com palavras e novos vocabulários
Dobraduras
Dinâmicas de grupo
Seqüência de figuras (ordenação)
Reprodução de histórias
Recontos
Desenhos

Apresentação do projeto:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar , enfim, a sociedade.O grupo não só integrará trabalhos no contexto da alfabetização propriamente dita, mas seguirá o caminho da interdisciplinaridade e dos temas transversais propostos.


Objetivos:
Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;
Estabelecer uma relação com a sociedade;
Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
Conhecer seus antepassados;
Identificar tipos de moradia e formas de construções;
Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Procedimentos:
Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Ler diferentes tipos de textos;
Produzir textos;
Realizar atividades diárias de higiene;
Entender o papel da escovação dentária;
Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;
Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
Montar painéis;
Construir cartazes;
Confeccionar bonecos, fantoches, dedotes;
Elaborar com os alunos regras de higiene;
Desenvolver atividades lúdicas;
Dramatizar histórias;
Organizar entrevistas e pesquisas;
Registrar experiências vividas pelo grupo.
Conteúdos relacionados ao projeto:
Português
Leitura e interpretação de texto e histórias;
Formação de palavras e frases;
Produções de texto;
Alfabeto(maiúsculo ,minúsculo)
Introdução a letra cursiva;
Ordem alfabética;
Pontuação
Rimas
Gênero, número e grau do substantivo
Sílabas e números de letras.
Matemática
Seqüência numérica;
números pares e ímpares;
Ordem crescente e decrescente;
Números ordinais;
Noções das 4 operações fundamentais;
Situações- problemas;
Formas geométricas;
Altura, peso, maior, menor
Sucessor e antecessor
Ciências
Partes do corpo;
Cuidados com o corpo ;
Prevenção as doenças;
Órgãos do sentido e suas utilidades;
Cuidados ao meio ambiente;
Limpeza e conservação do meio onde vivem.
História e Geografia
Árvore genealógica;
Membros Integrante da família;
Localização da moradia;
Partes da casa;
Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;
Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);
Atividades
Textos informativos
Músicas relacionadas ao tema
Pesquisas
Jogos
Conversas e debates
Preparação de palestras e /ou entrevistas
Confecção de murais e cartazes
Recorte e colagem de gravuras , palavras
Cartazes com regras de higiene
Caça - palavras
Palavras Cruzadas
Quebra-cabeça
Bonecos
Calendários
Literatura infantil
Atividades Matemáticas
Fichas com palavras e novos vocabulários
Dobraduras
Dinâmicas de grupo
Seqüência de figuras (ordenação)
Reprodução de histórias
Recontos
Desenhos
Material didático/ recursos
Livros didáticos,
CDs/ som
Sucatas
Papéis diversos
Internet/computador/softwares
Folhas xerocadas
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fotográfica
Painéis
Vídeo
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Tecidos
Produtos de higiene
Produtos de limpeza
Argila
Espelho

Eventos relacionados ao projeto:
Exposição dos bonecos de cada criança
Palestras com médicos ou dentistas
Semana da higiene com exposição de materiais relacionados ao tema
Dramatização de peças com bonecos, fantoches
Exposição de fotos do Projeto;
Exposição de cartazes confeccionados.

Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.

Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.


Autor Desconhecido

13 comentários:

Vanessa dos Santos Nogueira disse...

Olá!!

Estou passando para conhecer, coloquei do seu blog lá no meu.

Abraços


VanessadosSantosNogueira
Ciberespaço na Escola


"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."
(Antoine de Saint-Exupéry)

Leninha disse...

Muito rico este projeto,adorei.
Vai me ajudar muito para enriquecer o projeto das professoras onde trabalho.
aguardo sua visita no meu blog1Abraço Andreza.

kelly lima disse...

oi bom noite.. me chamo gleice kelly e acabo de conhecer o seu blog... vi que você é coordenadora educaional e gostaria de saber se pode me ajudar sou professora recem formada no curso normal , trabalho como professora somente há 1 ano e por isso ainda tenho as minha dúvidas em relação a elaborar projetos , (na escola onde atuo ( é pequena e as funcionárias por serem mais velhas naum sabem como trabalharem m com projetos) eu que me formei no curso normal faz 1 ano .. sei como é bom trabalhar com ele e queria ensinar o que sei tbm porém preciso de alguém para , verificar e vê se estar bom.. estou enviando anexado o projeto.. não se preocupe pois naum tenho virús odeio quando me passam, por isso odeio passar... se puder me ajudar ficarei super grata se não tbm. muito obrigada..

kelly lima

blog: www.magicainfantil.blogspot.com

Projeto: Brincando e aprendendo


Série: maternal ao Ensino fundamental 1º e 2º ano.
Duração: durante o ano letivo

Justificativa:
Observando durante o ano letivo passado vejo que o ato de brincar envolve emoções, tensões, dificuldades, descobertas e entre outros. Desde os primeiros momentos de vida a criança tem necessidade de brincar e com o tempo cada vez mais, ela tem menos espaço para realizar essas atividades. Durante a vida escolar a criança mostra grande necessidade de excitações efetivas e com isso a sua imaginação inventa histórias e as enfeita por isso a importância de brincar, pois facilita o crescimento corporal, desenvolve o lúdico, a coordenação percepto-motora, aumenta a resistência física promovem valores sócio-morais que favorecem a lealdade, liderança, respeito e colaboração. Além de contribuir para um melhor aprendizado das disciplinas escolares e estimula o desenvolvimento das capacidades físicas naturais, através do movimento.

Objetivos:

Conviver com os colegas de modo que a colaboração e o respeito estejam presentes durante as atividades.
Elaborar regras para que a aula ocorra sem haver devidos problemas.
Completar as atividades sugeridas durante as aulas.
Imaginar situações fictícias para compor histórias.
Dramatizar pequenas peças teatrais.
Elaborar coreografias divertidas conforme a música escolhida.
Familiarizar- se com os diversos tipos de músicas e danças existentes na cultura brasileira.
Valorizar os costumes e a cultura do nosso país Brasil.
Organizar grupos para realizar diversas atividades.
Fixar desproporcionalmente os conteúdos aprendidos e descobertos durante as aulas de diversas disciplinas. Em jogos e brincadeiras.
Proporcionar diversas dificuldades para que possam aumentar e descobrir as suas resistências físicas, de modo que não as prejudiquem ou as machuquem.
Definir o alto e baixo- pequeno e grande- curto e comprido e entre outros.
Agrupar em ordem correta o que se pedir
Proporcionar que a criança tenha liberdade de brincar com temas livres, mas ao mesmo tempo trabalhando o esquema corporal
Reconhecer atividades folclóricas.

Conteúdos trabalhados:
Na área de educação física e as demais disciplinas.

Datas comemorativas.
Músicas.
Danças.
Atividades rítmicas.
Atividades lúdicas.
Atividades folclóricas.
Dramatizações
Jogos com bolas, corda, amarelinha, bambolê, polvo maluco e entre outros.

Procedimentos

Trabalhar com procedimentos simples mais que irão fortalecer o aprendizado de reaprender por meio de jogos e brincadeiras.
Estabelecendo em primeiro lugar as regras para que se possa desenvolver uma aula com colaboração e respeito entre os alunos.
Fazer com que os alunos consigam por si próprios criar e organizar pequenas dramatizações.
Usar de conhecimentos dos alunos e familiares, para trabalhar os costumes, a cultura, danças e músicas do nosso país.
Organizar na quadra atividades programas.
Proporcionar um período livre para atividades com bolas há escolha das crianças.
Criar condições para que as crianças trabalhem desenvolvendo o esquema corporal.
Trabalhar com atividades rítmicas e folclóricas.

Material necessário:

Rádio (cd).
Bolas
Amarelinha das sílabas e números
Bambolê
Cordas.
Polvo maluco
Jogo da memória
Dominó
Quebra-cabeça.

Avaliação:

Virá a partir de cada participação e em cada bimestre haverá uma pequena apresentação, seja com música, poesia ou dramatizações. A avaliação será semanal e por apresentação.

Bibliografia:
Revista amae educando – junho- 2000 nº 292.
Revista do professor- out/dez – 2002.
Revista do professor – jan/mar – 2008 nº 93.

Lidiane disse...

Adoreiii o seu blog....
Sou professora recém formada e fico muito emocionada de saber q existem pessoas como vc q compartilha as experiências....
Gostaria de saber se vc tem os modelos das ativdades do Projeto identidade.....
Desde já obrigada
Abraços
Lidiane

elizabete disse...

Encontrei o que estava procurando no seu blog. Vai me ajudar bastante, pois apesar de ser uma professora com anos de magistério, sou novata no se refere a educação infantil.As cças desta faixa etária me fascinam. Poderia me mandar alguns modelos de atividades do projeto identidade.
Um abraço

Valdenice disse...

Oiiii, boa noite.
Me chamo Valdenice e estou no último ano de pedagogia, ser professora sempre foi um sonho, trabalho em uma escola pequena e o seu blog me ajuda muito.

Bjus

val

Anônimo disse...

Faço o último ano de Pedagogia, sinto falta da prática na faculdade,adorei visitar seu blog, será muito útil na elaboração de minhas aulas. Parabéns vc faz um grande favor à educação.

Anônimo disse...

Olá
Meu nome é Denise. Trabalho com Língua Portuguesa em turmas do 7º ano.Estive pesquisando idéias para um projeto sobre Identidade que quero colocar em prática no 2º semestre, e achei seu blog.Adorei as idéias que encontrei!!Serão muito úteis. Obrigada.Parabéns pelo trabalho!

rita disse...

olá me chamo rita sou coodenadora de educaçao infantil no municipio de acara e professora de uma turma de educaçao infantil tambem no municipio gostei muito do seu blogger e parabenizo sua iniciativa de compartilhar suas ideias com nos professores e queria deixar um apelo para me deixar sempre informada de foruns simposio tudo relacionado a educaçao infantil.meu imail e ritapopmiranda@yahoo.com.br

Anônimo disse...

OLA ,ADOREI OS PROJETOS .....
BEIJOS DE UMA PROFESSORA QUE JA ATUA 12 ANOS EM SALA DE AULA COM OS PEQUE NINOS .
E EU ADORO O QUE FAÇO . BEIJOS ...

Anônimo disse...

Muito rico o seu projeto. É de pessoas comprometidas assim que estamos precisando nas escolas. um abraço.

Anônimo disse...

Gostei muito das atividades do seu projeto parabéns, me formo esse ano em Magistério e curso Pedagogia e seu blog é muito interessante para mim que estou começando agora!!!

Nelci disse...

Adorei o projeto identidade, gostaria de saber se vcs podem me enviar atividades sobre o projeto . pensei em trabalhar com o terceiro ano. meu e-mail neucytrz@yahoo.com.br. agradeco se me retornarem.

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...