Projeto Copa do Mundo
Paty Fonte
Em ano de  Copa torna-se  impossível desenvolver projetos e/ou seqüências de atividades que  fujam  do assunto. Em nosso país o futebol mobiliza: o brasileiro para, vibra,   debate e chora. 
Levando  em consideração  que a pedagogia de projetos parte dos interesses e necessidades  dos  alunos, a Copa do Mundo, sem dúvidas, é um tema rico em possibilidades.  Devemos  aproveitar  toda essa mobilização para dar mais sentido às  aulas, trabalhando de forma  interdisciplinar e abordando temas atuais e  transversais como: Pluralidade  Cultural, Meio Ambiente, Saúde,  Trabalho e Consumo, o que permitirá que as  crianças descubram  diferentes culturas, conheçam várias etnias, valorizando-as  e  respeitando-as.
Para  tanto, é  fundamental:
 Repudiar a  discriminação baseada em diferenças  de raça, religião, classe social,  nacionalidade e sexo. Repudiar a  discriminação baseada em diferenças  de raça, religião, classe social,  nacionalidade e sexo.
- Estimular a pesquisa, fazendo com que os alunos busquem curiosidades e informações sobre os países participantes da Copa.
- Identificar as regras disciplinares que envolvem a organização do time e comparar com as regras do dia a dia, na escola e Sociedade.
- Desenvolver o senso crítico em busca de soluções a curto e longo prazo, usufruindo da competição para promover reflexões, interpretações e argumentações.
- Explorar diferentes meios de comunicação, levando jornais, revistas, músicas, filmes, noticiários e internet para sala de aula.
- Aproveitar a oportunidade para que as crianças lidem com a frustração – o ganhar e o perder, encarando como fato natural. Muitas vezes aprendemos mais com as derrotas do que com as vitórias.
- Valorizar o espírito de equipe nas atividades propostas.
É urgente colocar  sentimento e esperança, ousadia e  inovação, entusiasmo e paixão no ato  de educar. Por isso, basta usar a  criatividade e o segundo semestre  escolar, baseado no projeto Copa do Mundo  envolverá a comunidade,  desenvolvendo a construção de conhecimentos pautados na  vida real. 
Nos  projetos, os  professores e alunos interagem na organização dos conhecimentos,  eles  aprendem juntos. Os alunos situam-se diante da informação a partir de  suas  próprias possibilidades e recursos. O aluno descobre que não se  aprende somente  na escola e que o professor não é dono da verdade  absoluta e que aprender pode  ser muito divertido.
“A  alegria  não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da   busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da  boniteza e  da alegria.”
(Paulo  Freire)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
6 comentários:
Amei seu blog!!! Maravilhoso! Sou sua mais nova seguidora! Gostaria de te convidar a conhecer meu blog! E segui-lo se gostar dele!
Oi amei seu blog!!!ja vou ser sua seguidora,conheça meu blog acabei de iniciar,poderemos trocar informações,uma otima semana.
aguardo sua visita...bjus...
Olá,
Amei, pois estava procurando informações e atividades sobre a copa. É muito bom ter a ajuda de uma colega mais experiente.
Obrigada Rosangela! Podemos trocar experiencias
Olá Amanda,
Eu tb acabei de iniciar o meu, uma ótima semana para vc tb
Olá anonimo não sou tão experiente assim, podemos trocar
Postar um comentário