expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

domingo, 30 de maio de 2010

Trabalhando com leitura: Alfabetização ( Para mães e Professoras)


Essa atividade eu fiz com o meu filho que tem 06 anos que está no 1º ano do ensino de 09 anos.
Acompanhando as atividades das professoras em sala de aula fiz esses exercícios para ele em
 casa para auxiliá-lo no seu processo de alfabetização;
1ª Etapa: Trabalhando as letras e sílabas
Confeccionei para ele o alfabeto com os quatro tipos de letras e a figura para associação dos sons (Conforme figura 1,2,3,4;
Coloquei ímã para colar na geladeira ou em mural de zinco ou ferro;
O material que utilizei foi reciclável, pequei papelão de cx de sapato e bombom e escrevi com canetinha;
Para cada letra do alfabeto fiz 07  vezes para que pudesse, conforme eu pedisse escrever na geladeira a família das letras, ex:
Família do L, L de Lata, ele teria que verificar qual a letra L e associar com a figura e escrever a família: La Le Li Lo Lu Lão, fiz isso com todas as letras até que senti nele segurança em pronunciar a família, esse processo demorou apenas dois dias, uma hora por dia;
2ª Etapa: Formando as palavras
 As crianças muitas vezes não tem noção e não associam as letras as silabas, e as silabas as palavras, por isso para algumas crianças é preciso trabalhar com material concreto, ou seja, aquele que podemos tocar, sentir.
Por isso, é interessante as crianças verem o processo de "transformação das palavras", com as palavras recortadas ele via o l saindo de um lugar, se juntando com o a e formar o som de lá, e se juntando com o t e mais um a e formar a palavra lata, observe como fiz na figura 5,7,8,9,10.
Trabalhei também só os sons das vogais, juntando a + i = ai
3ª Etapa: Leitura
A etapa 1 e 2 foi bem gostosa para o meu pequeno, era impressionante ver o seu entusiasmo, ele já estava conseguindo juntas as palavras e desenvolvendo a sua escrita;
O resultado não poderia ser melhor, ele melhorou na sala de aula e em casa faz com prazer as atividades de
da "geladeira"
Incentivo:
Para estimular o horário de leitura em casa utilizei o método de incentivo muito conhecido e utilizado pela Super Nanny, fiz 30 estrelinhas com EVA todas elas enumeradas claro de 1 a 30. Com isso trabalho também os numerais e eles tem a noção de quantidade.
Para cada hora e atividade que conseguisse fazer ele ganharia uma estrelinha, coloquei 30 estrelinhas no intuito de conseguir alfabetizá-lo em 1 mês, ou seja, uma hora por dia (Veja figura 6 e 11).
Nossa ele fica super contente no final de cada atividade, e orgulhoso de se mesmo.

Conclusão do processo:
Estou na estrelinha numero 13, meus cálculos não deram certo, pois esperava que ele estivesse lendo as palavras no final das 30 estrelinhas, e ele superou a minha expectativa, já está lendo na estrelinha numero 13. No final das trinta estrelinhas prometi um belo presente.... vou dar-lhe um livro, o que ele escolher!

  
Quis deixar essa experiência aqui para mãe e professoras, para utilizar esse método com seus filhos ou alunos que estão com dificuldade na junção das sílabas e formação das palavras. De antemão desejo a todos sucesso na alfabetização das crianças e deixo também essas sábias palavras de autor desconhecido.

"Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei , quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança"

3 comentários:

Kenia disse...

Amei a iniciativa, amei o blog! Chega me arrepiei quando li essa última frase!!!!
Parabéns!

Keila disse...

Muito legal essa sugestao..
vou usar com meus alunos sim.

Bela disse...

Olha ainda não sou pedagoga estou no 3 semestre , mas cada vez que entro nesse ou outro blog , aprendo bastante!!!!!!!!!!Parebéns Isabel

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas