ESTE PROJETO FOI RECEBIDO POR EMAIL , SUA AUTORA É MARIA SILVA
Projeto eleições
Justificativa:
Estamos em ano de eleições. Será que você sabe o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores?
Desde cedo devemos nos preocupar com os problemas do nosso país, do nosso estado, do nosso município e do nosso bairro.
Que tal organizarmos ema eleição para entendermos a importância do processo de eleições? Conhecermos as propostas dos candidatos a prefeito e vereadores deste município?
O voto, desde modo se faz instrumento de transformação social, onde os eleitos estarão nos representando. Devemos cobrar deles atitudes honestas que beneficiam a toda sociedade.
Você irá aprender sobre a importância do voto e também, escolher um candidato para representar nossos interesses.
Vamos participar?
Objetivos:
- Desenvolver a cidadania;
- Compreender seus direitos e obrigações;
- Compreender características fundamentais das eleições, constituindo a noção de identidade nacional;
- Questionar a realidade;
- Construir o conceito de democracia, eleição, voto, título de eleitor;
- Identificar os candidatos, seus partidos políticos e siglas.
Metodologia;
- Pesquisar e explicar o processo de eleição no Brasil;
- Analisar propagandas e programas eleitorais;
- Desenvolver um processo de eleição em sala de aula.
Atividades:
Cada grupo de alunos deverá:
- Escolher um dos candidatos à prefeito para estudar;
- Pesquisar quem é esse político e o que ele pretende fazer (uma proposta de governo com sugestões e medidas que poderão ser tomadas para minimizar problemas do município;
- Descobrir qual o slogan da campanha;
- Detalhar as prioridades do sue governa (saúde, educação, meio ambiente);
- Justificar por que devem votar no seu candidato;
- Conhecer as funções dos prefeitos e vereadores;
- Organizar debates com os alunos, onde cada candidato terá oportunidade de esclarecer suas propostas;
- Confeccionar título de eleitor;
- Promover um concurso de charges sobre as eleições;
- Organizar o dia da eleição (mesário, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
- Apurar os votos dos candidatos;
- Divulgar a apuração e realizar uma cerimônia de posse do prefeito eleito.
O que pode ser trabalhado com este projeto:
- Língua portuguesa – leitura e escrita informal; elaboração de discurso; produção de textos;
- Artes – confecção de cartazes, faixas para a campanha, urna, botons, cédula eleitoral, título de eleitor;
- Historia – historia das eleições, estudo dos três poderes;
- Ciências – poluição sonora e visual;
- Geografia – trânsito, meios de comunicação;
- Matemática – números dos candidatos, de eleitores e de vagas; horário dos programas eleitorais; data e horário das eleições.
- Promover um concurso de charges sobre as eleições;
- Organizar o dia da eleição (mesário, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
- Apurar os votos dos candidatos;
- Divulgar a apuração e realizar uma cerimônia de posse do prefeito eleito.
O que pode ser trabalhado com este projeto:
- Língua portuguesa – leitura e escrita informal; elaboração de discurso; produção de textos;
- Artes – confecção de cartazes, faixas para a campanha, urna, botons, cédula eleitoral, título de eleitor;
- Historia – historia das eleições, estudo dos três poderes;
- Ciências – poluição sonora e visual;
- Geografia – trânsito, meios de comunicação;
- Matemática – números dos candidatos, de eleitores e de vagas; horário dos programas eleitorais; data e horário das eleições.
Um comentário:
Muito boa suas postagens sobre o assunto eleição 2010, daqui a 10 ou 15 anos teremos eleitores mais conscientes do voto, como educadora acredito nisso e ainda é um motivo para continuar acreditando em uma sociedade verdadeiramente democratiza, onde honestidade e ficha limpa não sejam ostentados como troféu e sim como dever de cada um de nós.
www.veraabranches.blogspot.com
Postar um comentário