Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Mandalas
Na escola trabalhar com mandala envolve habilidadades nas crianças que muitas vezes ignoramos, claro, o lado artistico não poderia faltar, o lado da criação e da imaginação. Mas temos também como tema lateral a aritmética, a matemática, formas geométricas.
Explorando esses campos vemos inúmeras possibilidades de brincar em sala de aula com essas formas. Criar uma mandala tambem é uma tarefa desafiadora, principalmente na educação infantil, pois requer o exercício e o domínio da coordenação.
Então, que tal brincarmos inventar e de colorir?
Abaixo você vai encontrar o significado da mandala e também alguns modelos de mandalas.
Vamos usar a imaginação, uma caixa de pizza... dará uma mandala gigante!
Uma caixinha de fósforos?! E um pedaço de cerâmica?
Olha essa mandala da foto... é mágica, ela se mexe!
Vamos partir do principio que a mandala se inicia a partir de um círculo... o resto fica com vocês!
Até mais.
Andreza Melo Menezes
Mandala (मण्डल) é a palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.
Nas sociedades primitivas, o ciclo cósmico, que tinha a imagem de uma trajetória circular (circunferência), era identificado como o ano. O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura mandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações. Uma vez que o plano arquitetônico do templo é obra dos deuses e se encontra no centro muito próximo deles, esse lugar sagrado está livre de toda corrupção terrestre. Daí a associação dos templos às montanhas cósmicas e a função que elas exercem de ligação entre a Terra e o Céu. Como exemplo, temos a enorme construção do templo de Borobudur, em Java, na Indonésia. Outros exemplos que podemos citar são as basílicas e catedrais cristãs da Igreja primitiva, concebidas como imitação da de Jerusalém Celeste, representando uma imagem ordenada do cosmos, do mundo.
A mandala como simbolismo do centro do mundo dá forma não apenas as cidades, aos templos e aos palácios reais, mas também a mais modesta habitação humana. A morada das populações primitivas é comumente edificada a partir de um poste central e coloca seus habitantes em contato com os três níveis da existência: inferior, médio e superior. A habitação para ele não é apenas um abrigo, mas a criação do mundo que ele, imitando os gestos divinos, deve manter e renovar. Assim, a mandala representa para o homem o seu abrigo interior onde se permite um reencontro com Deus. Um exemplo bem típico brasileiro de mandala, a partir da arquitetura, é a planta superior da Catedral de Brasília.
Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem.
Originalmente criadas em giz, as mandalas são um espaço sagrado de meditação. Atualmente são feitas com areia originárias da Índia. Normalmente divididas em quatro secções, pretende ser um exercício de meditação e contemplação. O objetivo da arte na cultura budista tibetana é reforçar as Quatro Nobres Verdades. As mandalas são consideradas importantíssimas para a preparação de iniciadores ao Budismo, de forma a prepará-los para o estudo do significado da iluminação.
O processo de construção de uma mandala é uma forma de meditação constante. É um processo bastante lento, com movimentos meticulosos. O grande benefício para os que meditam a partir da mandala reside no fato de que a imaginaram mentalmente construída numa detalhada estrutura tridimensional.
No processo da construção de uma madala, a arte transforma-se numa cerimônia religiosa e a religião transforma-se em arte. Quando a mandala está terminada, apresenta-se como uma construção extremamente colorida. Depois do ciclo é desmanchada, a areia é depositada, geralmente, na água. Apenas uma parte é guardada e oferecida aos participantes.
Um monge inicia a destruição desenhando linhas circulares com seu dedo, depois espalham a areia e a colocam em uma urna. Quando a areia é toda recolhida, eles apagam as linhas que serviram de guia à construção e despejam a areia nas águas do rio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquise temas do seu interesse aqui
Destaques do Blog para Dezembro
- Alfabeto Papai Noel - Decorar Sala
- Alfabeto Trenzinho de Natal - Decorar sala de Aula
- Apostila Caligrafia - Natal
- Apostila Numeros Papai Noel
- Arvore de Natal com pet
- Atividades Diversas para o Natal
- Calendário para o Natal - Modelo
- Cartões de Natal para imprimir
- Jogo Americano Natal
- Jogos do 5 erros - Natal
- Livrinho a Estrelinha do Natal
- Massa de Porcelana para fazer presépio
- Musicas para Baixar - Natal
- Papai Noel - Estrela EVA
- Peça de Teatro Cantada de Natal
- Peça de Teatro Noite de Natal
- Peça de Teatro Noite de Natal II
- Peça de Teatro Noite dos Pastores
- Peça de Teatro: Era uma vez o Natal
- Projeto Natal
- Projeto Natal II
- Vestindo o Papai Noel - Sequência de Atividades
Este blog está protegido por direitos autorais
É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.
Seguidores
Especial dia dos pais
Especial dia das Mães
Atividades com frutas e verduras
Especial Carnaval
Especial Dia da Mentira
Especial Dia do soldado
Meus Trabalhos Pedagógicos ®
Postagens populares
-
São ao todo 46 atividades. Estou deixando o link, é só copiar e colar no navegador e depois baixar http://www.4shared.com/file/484102...
-
Porque avaliar? Para que avaliar? O que avaliar? Como faço para avaliar? Essas são perguntas frequentes e por vezes um bicho de sete cab...
-
Atividades com todo o alfabeto para colorir e pontilhar. Meus Trabalhos Pedagogicos ®
-
PROJETO Natal E.M.E.I Professoras: Vanessa e Flávia Duração : 1 Mês I – JUSTIFICATIVA: Qual a tradição que nossa família possui para comemor...
-
Essas atividades quem me enviou também foi a Professora Maria Imaculada. Ela está trabalhando este projeto com a sua turma de 1º ano, devi...
-
Atividades Textos informativos Músicas relacionadas ao tema Pesquisas Jogos Conversas e debates Preparação de palestras e /ou entrevis...
-
FELIZ NATAL Personagens: 10 crianças pequenas, de tamanho o mais aproximado possível, para que a saudação “Feliz Natal” fique no m...
-
F Ao trabalharmos identidade com a Criança nada mais apropriado que fazer para ela a sua propria Carteira de Identidade! Ajustei um modelo e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário