expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O uso da tv na formação da criança


O USO DA TELEVISÃO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA.

“Televisão (do grego tele - distante e do latim visione - visão) é um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Foi o russo Constantin Perskyi quem introduziu o termo televisão, no discurso que apresentou no Congresso Internacional de Eletricidade, associado nesse ano à famosa Exposição Mundial de Paris, de 1900. Este termo rapidamente se popularizou, ultrapassando o uso de outros termos como telescopia, telefoto, telectroscopia, etc.
Pode-se garantir que a televisão foi um dos inventos que mais fez jus a um maior número de críticas e de louvores e também a ferramenta audiovisual que mais contribuiu, concomitantemente com a rádio e a imprensa, para fazer do planeta uma imensa aldeia global. Tornando-se acessível à grande maioria das pessoas, constituiu uma forma de companhia, de diversão, de informação e de formação, e através disso influenciou especialmente a educação. Sua influência é inegável.”
Fonte: http://educador.brasilescola.com

Da mesma forma que a televisão influencia hoje em dia na nossa vivência, alterou também nossos costumes e ela pode também afetar o desenvolvimento da criança, isso mesmo, do seu filho! Como?

Vemos situações rotineiras na maioria das famílias, a criança acorda, liga a televisão e nem ao menos dá bom dia!

Os pais ou a babá precisa ocupar a criança com algo que lhe interesse e liga a televisão.

Os pais chegam cansados do trabalho, olham os filhos e ligam a televisão.

Ah, precisam conversar? Agora não, pois é hora da novela.
Agora me respondam, aonde está o diálogo dentro de casa?
Ah, você precisa conversar? Vai para a internet, tem salas de bate papo maneiras!

Tomem cuidado! Se você se enquadrou na maioria desses comentários então você está sendo de forma indireta vítima da televisão, pois ela está acabando com costumes épicos dentro de casa, e ainda mais, ela também de forma indireta é responsável pela visão de que o mundo é ou vai ser para o seu filho.

São imagens e conceitos muitas vezes distorcidos pela televisão.

Certa vez li numa revista de educação que os desenhos influenciam na leitura e escrita da criança, tirando futuramente a sua concentração sua fase de alfabetização. Como?
Quando os bebês assistem televisão eles se acostumam com os movimentos rápidos e cores intensas, o mesmo acontece com o vídeo game, a criança acaba se acostumando com essa chuva de cores e movimentos e o dia a dia em sala de aula torna as atividades cansativas, pois já não tem assim tantas cores e flashes de imagens, você pode notar isso nas crianças que jogam muito vídeo-game, elas geralmente são crianças elétricas, fazem tudo muito rápido, comem rápido, falam rápido, e se habituam a repetir aquilo que jogam ou assistem.
Mas, o que o seu filho assiste? Muitas vezes você nem sabe, pois a maioria dos pais trabalham fora, e cenas de sexo e violência passa a toda hora e não apenas depois das 20:00 horas. Costumo dizer que o problema não está em assistir a TV e sim no que se vê, tenho três filhos, um de 14, um de 09 e outro de 07 anos, tem canais que eles são proibidos de assistirem e alguns programas também, ainda assim assistem a muitas coisas que não me agrada.

O problema é que até os cinco ou seis anos a crianças está formando a sua personalidade, seu caráter, e sexo e violência são influencias diretas para a vida delas.

Outro dia cheguei em casa e meu marido estava assistindo um documentário com meu filho menor, era um documentário policial, a cena era de dois cachorros brigando e o policial tentando apartar a briga.

Bom, logo mandei desligar a televisão, o meu filho chega para mim e fala: -Mão, isso tudo que passa na TV é mentira, aquilo eram bonecos!

Vocês estão vendo a situação? As informações chegam distorcidas para as crianças, elas não sabem a diferença entre realidade e faz de conta.

Portanto, pais e educadores, cuidem do que os seus filhos assistem, estimulem os jogos em família, a conversa. Isso sim vai ser de grande valia para a criança. Tornará o seu filho um questionador, um crítico, a televisão não forma pessoas dessa categoria e sim alienados num mundo cão. Que tipo de cidadão você quer formar? Pense bem nisso!

Autora Andreza Melo Menezes.

2 comentários:

Debora Mota disse...

Infelizmente há muita gente que prefere a comodidade da televisão. Deixam seus filhos lá para não terem trabalho. Jogos e conversa em família dá muito trabalho e nem todo mundo está disposto. É triste e dificil. Quando a gente se preocupa com a educação das crianças, fica louquinha com pessoas assim.

Nathalia Matos - Personal Trainer disse...

Olá, muito legal esse seu post! O assunto é muito sério né. To pensando em fazer minha dissertação sobre o impacto dos excesso dessas tecnologias (tv, computador e video game) e a influência na inatividade física em crianças pequenas! Voçe tem alguma fonte pra me indicar? Já trabalhou esse tema na escola?

beijoss

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas