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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Plano de Aula: Somos 7 bilhões de habitantes - Geografia

Este plano de aula recebi da amiga Fernanda Villa:

Olá!
 
Hoje, dia 31 de outubro, o mundo chegou ao recorde de 7 bilhões de habitantes.
Estou enviando para vocês um plano de aula que trabalha com essa questão, encontrei no site da Nova Escola.
 
Abraço,
Fernanda

Somos 7 bilhões: e agora?

Conteúdo relacionado
Este plano de aula está ligado às seguintes reportagens de VEJA:
O papel do Brasil em um mundo com 7 bilhões de habitantes

Você entre os 7 bilhões

Mundo enfrenta novos desafios ao chegar aos 7 bilhões de habitantes
Em 31 de outubro de 2011, o mundo atingiu a marca de 7 bilhões de habitantes. Convoque a
turma para avaliar o que isso significa.

- Analisar o significado do atual contingente da população mundial.
- Compreender os comportamentos demográficos em diferentes países e no mundo como um
- Crescimento da população mundial.
- Evolução das taxas de natalidade, mortalidade e expectativa de vida no mundo.
- Juventude e questões de gênero.
- O mundo do trabalho.
- Gestão dos recursos naturais e dos padrões de consumo.

Tempo estimado

Material necessário
Computadores com acesso à internet para que os alunos leiam a reportagem “Mundo enfrenta
novos desafios ao chegar aos 7 bilhões de habitantes”, disponível em http://abr.io/1VHJ, e
realizem atividades de pesquisa.
A pequena Danica May Camacho, nascida nas Filipinas em 31de outubro de 2011, foi a criança
escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como símbolo da marca de 7 bilhões
de habitantes em nosso planeta. Há poucos dias, o Fundo de População das Nações Unidas
divulgou o relatório “Pessoas e possibilidades em um mundo de 7 bilhões”, fazendo um
balanço do crescimento populacional e examinando situações do presente e tendências para o
futuro. Em seu prefácio, o documento assinala que as preocupações com o fato de sermos tão
númerosos e qual a quantidade de pessoas que a Terra pode sustentar são muito importantes.
O documento também convida à reflexão sobre o que podemos fazer para melhorar a vida
das pessoas e fazer com que o crescimento populacional e econômico seja mais sustentável,
evitando pressão e esgotamento dos recursos disponíveis na Terra. Em função dessa marca tão
expressiva, Veja e Veja.com publicam textos, dados e infográficos que ajudam a refletir sobre os
rumos e perspectivas da vida humana. Convide a turma a investigar o assunto.

Desenvolvimento

Inicie perguntando aos alunos se eles acompanharam pelos meios de comunicação as notícias
sobre o crescimento populacional e a marca de 7 bilhões de habitantes na Terra. Informe que
nas próximas aulas vocês irão investigar como o mundo pode sustentar toda essa população.
Dedique as duas primeiras aulas para o debate de algumas situações-problema e o levantamento
inicial de dados pelos alunos. Assinale que o segundo bloco de aulas estará reservado à
apresentação de seminários com as conclusões dos estudantes e um debate coletivo sobre os
Em seguida, enuncie para a turma algumas questões-chave, que servirão de guia para o
levantamento e organização dos dados: como foi a evolução do crescimento populacional ao
longo do tempo? O que ocorreu com a população mundial ao longo do século 20? Quais as
razões para o crescimento populacional nesse período? Quais são as diferenças entre países e
regiões do mundo? Quais as projeções e estimativas para as próximas décadas? O que cabe às
novas gerações nesse quadro? Converse com a turma sobre essas questões, ouça as opiniões e
registre as impressões de todos na lousa.
Depois, proponha que os estudantes se dividam em pequenos grupos, de três ou quatro alunos,
e passem à coleta e seleção dos dados. Consultando o infográfico “Você entre os 7 bilhões”, de
Veja.com, eles poderão verificar como foi o crescimento populacional mundial nos últimos dois
Conte que o mundo conheceu a marca de 1 bilhão de pessoas em 1804. Em 130 anos, por volta
de 1930, esse número dobrou. De 1930 a 2011, o planeta teve extraordinário crescimento,
chegando aos atuais 7 bilhões. Portanto, em 80 anos, a população mundial foi multiplicada em
mais de três vezes.
Sugira à turma que verifique no infográfico que a previsão demográfica para as próximas
décadas indica um ritmo de crescimento menos acelerado. De um lado, isso significa que
a “bomba demográfica”, foco de inúmeras polêmicas, está sendo desativada. Por outro lado,
permanece a questão, aliada às políticas demográficas, de como adequar padrões de consumo,
produção de alimentos e gestão dos recursos naturais para a população atual. Caberá aos
Estados e sociedades atender grupos e faixas etárias segundo suas demandas específicas. Diga
aos alunos que vocês voltarão a esse assunto mais adiante.
Nesta etapa de investigação e coleta de dados, peça aos grupos que explorem algumas causas
dos comportamentos demográficos apresentados nos gráficos. O rápido crescimento após
1930, em especial depois do final da Segunda Guerra Mundial, está associado a uma redução
das taxas de mortalidade, em especial nos países do mundo em desenvolvimento. Essas taxas
estão associadas a uma relativa expansão, nesses países, de serviços essenciais, como saúde e
saneamento básico. Segundo a ONU, campanhas de imunização contribuíram para a redução da
mortalidade infantil.
Para orientar a turma, apresente alguns dados: a taxa de mortalidade declinou de 133 óbitos em
cada mil nascidos vivos, na década de 1950, para 46 por mil no período 2005-2010. Enquanto
isso, a expectativa média de vida dos habitantes do planeta saltou de cerca de 48 anos, no início
dos anos 1950 para cerca de 68 anos no início do século 21.
Você também deve informar aos alunos que houve um rápido decréscimo das taxas de
fecundidade, desde o pico observado entre 1965-1970 – ou seja, hoje, diminuiu a proporção de
crianças e aumentou a de idosos no total geral mundial.
Neste ponto da aula, vale a pena examinar os resultados encontrados em diferentes grupos
de países e regiões. Mostre à turma que nos países ricos o declínio da fecundidade (número
médio de filhos que se espera de uma mulher no seu ciclo reprodutivo) foi muito pronunciado,
de 1,7 filhos por mulher, abaixo da taxa de reposição populacional – que é de 2,1 filhos por
mulher. Nos casos da Finlândia e da Macedônia, estudados pela ONU, o desafio é incentivar
a maternidade, oferecendo apoio para que as mulheres tenham mais filhos. Em países menos
desenvolvidos, ela segue alta, na casa dos 4,2. E, sobretudo, na África subsaariana, com 4,8
filhos por mulher. Houve declínio acentuado fecundidade também na América Central e no leste
Destaque, também, o comportamento dos dois gigantes demográficos do planeta, a China
e a Índia. De acordo com o relatório da ONU (veja mais informações no item “Quer saber
mais?”, no final deste plano de aula), estima-se que em 2025 a Índia, com cerca de 1,46 bilhão
de habitantes, terá superado a China (1,39 bilhão naquele ano). Poderá haver declínio e
estabilização da população chinesa – hoje influenciada pela política do filho único, em voga no
país há décadas. A Índia deverá continuar crescendo, com estabilização e declínio após 2060.
Assim, a Ásia permanecerá como a área mais populosa do planeta, mas espera-se crescimento
significativo da África nas próximas décadas. Estimativas indicam que a população africana
poderá triplicar até 2100 – algo que deverá ser acompanhado para se verificar se realmente vai
Com base nesses dados – e é importante ressaltar para os alunos – hoje, apesar da redução
da fecundidade e da natalidade, a população de jovens até 25 anos ainda representa 43% da
população mundial. Para concluir, proponha aos grupos que organizem os dados segundo os
diferentes indicadores da dinâmica demográfica, indicando também ocorrências nas diferentes
regiões e países.

3ª, 4ª e 5ª aulas
As três últimas aulas serão dedicadas à elaboração dos materiais e à apresentação dos resultados
das investigações dos grupos para toda a turma, em forma de seminários.
Incentive os alunos a prepararem tabelas, gráficos e quadros-síntese com os dados demográficos
sobra a explosão populacional mundial nas últimas décadas. As análises e reflexões deverão
vir acompanhadas do estabelecimento de relações entre o comportamento demográfico e os
quadros econômico-sociais e culturais atuais. Proponha que os alunos dividam-se em, pelo
menos, três grandes grupos para pesquisarem os temas descritos a seguir:
Juventude e gênero - Mesmo com o declínio das taxas de fecundidade e natalidade,
temos hoje um grande contingente de jovens no planeta. Isso implica desenvolver
políticas educacionais, de saúde e de criação de oportunidades de emprego. Da mesma
forma, é preciso criar políticas continuadas de promoção da igualdade de gênero, além
de oferecer serviços de educação e saúde reprodutiva às meninas. Segundo a ONU,
deve-se criar, também, potencial para esses jovens – homens e mulheres –, pois eles
é que vão desenhar o futuro do planeta no século 21. Políticas de imigração precisam
também de coordenação e acordo entre os países. Não se deve desconsiderar o peso das
remessas de recursos para sua terra natal de imigrantes jovens e adultos imigrantes que
vivem e trabalham nos países ricos.
Envelhecimento da população - O aumento do contingente de idosos aponta para
a necessidade de maior atenção aos serviços (saúde, transportes, trabalho, previdência
e assistência social etc.) aos que possuem mais de 60 anos. Demandas desse tipo já
ocorrem na Europa há décadas e vêm se configurando em países como o Brasil, que vive
um momento de transição demográfica.
Planejamento urbano e gestão dos recursos naturais – Cada vez mais as
pessoas buscam as cidades para viver. Mesmo assim, a urbanização é reconhecidamente
um freio ao crescimento populacional. No quadro demográfico atual, é preciso que as
cidades se preparem para acolher os recém-chegados e busquem formas de crescimento
planejado e sustentável. Iniciativas no transporte público, expansão de áreas verdes
e políticas habitacionais e de saneamento básico são imprescindíveis. A gestão dos
recursos naturais supõe reduzir a pressão sobre as coberturas vegetais, água e fontes
de energia, entre outros pontos. Para isso, é preciso avaliar criticamente os padrões de
consumo vigentes nos países ricos. Estimativas indicam que se o padrão de consumo
mundial fosse do mesmo nível que o dos Estados Unidos, a Terra suportaria apenas 1,7
bilhão de habitantes. Assim, precisa haver maior equilíbrio na oferta e consumo de bens
e alimentos no mundo como um todo.
Reserve o tempo de duas aulas para que os alunos façam as pesquisas sobre cada um dos
temas propostos para seminário e confeccionem os materiais para a apresentação. Você deve
acompanhar este trabalho e orientar os grupos, fornecendo algumas informações, tirando
dúvidas e indicando fontes confiáveis de pesquisa.
A última aula será dedicada à apresentação dos grupos. Estipule um tempo para as falas dos
alunos, registre as informações mais importantes das apresentações e, ao final, promova um
debate coletivo com toda a turma. Considere também a possibilidade de expor os paineis com os
resultados da pesquisa na escola e para a comunidade escolar.
Leve em conta a participação de cada aluno nas tarefas individuais e coletivas. Considere a
produção escrita para os seminários e a exposição dos alunos e dos grupos. Avalie também
o domínio de noções como crescimento populacional, expectativa de vida, natalidade e
fecundidade, com base nos objetivos estabelecidos no início desta sequência didática.

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