Recebi um email e gostaria da ajuda de vocês, levando em conta que cada um dará uma resposta única, mas com coerencia, leiam o texto abaixo do qual vai ser interessante mantermos o diálogo sobre essas questões.
Boa Tarde Andreza. Estava olhando seu blog e adorei. Achei que talvez você pudesse me ajudar em uma questão que me aflige. Sou estudante de Pedagogia e irei prestar o próximo concurso da prefeitura, se não for tomar seu tempo, gostaria que você publicasse em seu blog, algo relacionado a estas questões que caíram na ultima prova.
Desde já agradeço, mesmo que você não possa me ajudar neste caso em especial pois seu blog já me ajuda muito.
Obrigada.
Resolva as questões 01 e 02 como se você fosse o(a) professor(a) desta turma.
CAS O A
Enquanto o pessoal de apoio descarregava os materiais de consumo na entrada da unidade de Educação Infantil,algumas crianças entre 4 e 5 anos observavam atentamente. Assim que os homens se distraíram, as crianças aproximaram-se do material e fizeram comentário sobre as grandes caixas de papelão que embalavam as mercadorias ali deixadas. A professora da turma, que observava tudo a certa distância, aproveitou a oportunidade para problematizar a situação e propor ao grupo pensar em alternativas para a utilização das caixas vazias. Várias sugestões foram dadas, até que uma criança disse:“Vamos fazer um foguete para viajar ao espaço sideral”.As crianças demonstraram grande interesse e curiosidade sobre a sugestão da/o colega.
01.
Elabore um planejamento pedagógico para esta turma de forma a aproveitar o entusiasmo e curiosidade dos meninos e das meninas sobre a sugestão dada pela criança.
02. Articule o seu planejamento pedagógico, descrito na questão anterior, com as áreas do conhecimento e linguagens do currículo.
Leia o caso B e responda à questão 3.
CA S O B
O dia a dia no berçário é um rebuliço só. Tanto rebuliço que, para o surgimento dele, foi um pulo. Esquisito? Pode até ser,mas o fato é que foi tudo real. (...) foi assim que apareceu o Gato. Na verdade, era um educador-gato. Ele vinha leve,manso, ágil, curioso, terno e afetuoso com os pequeninos. De repente, lá estava ele no meio dos bebês (entre 8 e 14meses) que, “de gatinhos”, engatinhavam para lá e para cá. Os pequenos, ao notar a presença do Gato, iniciaram uma jornada de exploração: tocavam, sorriam, apoiavam-se, ora no Gato, ora nas paredes enfeitadas com imagens dofelino, formando um caminho a ser percorrido por mãozinhas tateantes, enfim, identificavam-se com o novo amigo.Obs. No caso relatado, o Gato é um educador fantasiado.
(Texto adaptado da crônica “Balaio de gato”, de Moraes e Santiago)
03. Se você trabalhasse com o educador-gato, como você organizaria o ambiente e os materiais para que as crianças pudessem usufruir da experiência trazida por este educador e qual(is) seria(m) seu(s) objetivo(s)?
ATT
Bruna GomesGente, suas respostas coloquem nos comentários, para todos poderem acompanhar! Beijos!
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