expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

... Educação...

Olá queridos amigos, como vão todos? Espero que bem, afinal, estar bem depende de nós! Fiz algumas atividades para vocês mais não tive como postar, nesta próxima semana postarei.
Mas o que me trás aqui hoje é a minha indignação.
Indignação pela fragilidade do nosso sistema, político e social que afeta a nossa moral deixando de lado nossos direitos e deveres que tanto tentamos praticar em sala de aula e na vida que por vezes não conseguimos e que o governantes fazem questão de "não lembrar" mas os nossos impostos não deixam de cobrar... E o nosso salário? Deixa pra lá, não vale a pena discutir afinal, são milhões de professores no Brasil e estamos falando em educação, isso não é um bom investimento, pois querem cidadãos leigos e omissos, que não entendam de política e não saibam fazer cálculos longos para comparar nossos salários
com os deles, que não saibam comparar o preço de uma merenda escolar por aluno e uma quentina para um presidiário, afinal, nem vale a pena compara, um aluno custa mais barato que um presidiário na cadeia, e sem contar com os nossos prédios onde ficam nossas crianças, são enormes, sim os sonhos, eles são enormes, sonhamos com escolas que comportem um número adequado de crianças em cada sala de aula, material e livro didático para nossas aulas...
Nossa, tanta coisa para falar e pouco posso fazer!
Tento auxiliar muitos profissionais da educação e pais com o blog, mas gostaria de fazer mais.
E vou desabafar com vocês... Não estou em sala de aula, sabem porquê? O salário não me faz me sentir segura para abrir mão de uma outra atividade que exerço em minha cidade, sim sou comerciante, o salário que pago para um funcionário é maior que um salário de um professor.
Meus filhos estudam em escolas públicas, porque lá ainda existem bons professores, dedicados e cansados, mas prontos para lutar por mais um ano na nossa educação brasileira, tentando salvar ou resgatar crianças fragilizas e sendo explorados pelo nosso sistema falido que é a educação.
E ainda estamos vivendo a era tecnológica, onde smartphones, netbooks, internet banda larga e 3g estão em alta, grande parte dos nossos alunos já dominam esses aparatos e ferramentas operacionais no seu dia a dia... E o professor? Ah, vai bem obrigada, ele sabe dominar muito bem o quadro negro e o giz, e o mimeografo já era, estamos na era das impressoras... Agora só falta chegar a tinta!
Me desculpem por essas palavras, mas gostaria de falar bem mais, mas poderia se tornar frustrante, estamos acostumados a sermos mais ou menos, nas nossas vidas mais ou menos, ensinando mais ou menos aos nossos alunos mais ou menos com nossos salário mais ou menos.
Semana retrasada meu filho (8anos) chegou da escola com a boca cortada, perguntei a ele o que tinha acontecido e ele me falou que um colega tinha dato três socos no roto dele, fui falar com os responsáveis e tudo ficou mais ou menos resolvido, afinal, não podemos fazer nada com a criança e os pais andam muito ocupados, na semana passada atendi meu celular e para espanto meu a orientadora me ligou avisando que meu filho tinha levado um outro soco de um outro aluno, chegando a escola me deparo com o meu filho rodeado de professores e com gelo no rosto, quando tiro o gelo para ver o machucado o meu filho mal conseguia abrir o olho, ai gente, que coisa horrivel, me senti impotente e culpada, afinal, sempre ensinei o meu filho a não brigar e a respeitar a todos... A mãe do menino foi chamada e conversamos, foi uma péssima sensação, pois na minha cabeça me vinha a cena e a grande vontade de dar um soco nela, assim como o meu filho recebeu do filho dela, mas acredito na educação e gosto de ser um bom exemplo, então engoli o meu extinto felino de proteção e fui para um diálogo sincero. Propus a ela e a direção que estivessimos no dia seguinte na sala de aula para darmos uma aula sobre respeito, e tinhamos combinado de que faríamos o meu filhos e o dela se desculparem e abraçarem, e ainda fazermos cartazes sobre violências nas escola, bom resumindo tudo foi ótima a aula, melhor ainda se a mãe do menino tivesse ido!
Essa coisa de escola +  família é difícil!
Acho que tudo está conspirando contra a educação, as nossas leis, nossos políticos, a televisão... Tá complicado fazer parte desse mundo!


Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

6 comentários:

António Je. Batalha disse...

Olá Andreza, gostei de seu blog e desde já quero dar-lhe os parabéns, Sou Antonio Batalha portugues e gostava de lhe fazer um convite: Tenho um blog Peregrino e servo, e se desejar fazer parceria me deixava muito honrado em tê-la como minha amiga virtual, claro que vou retribuir. Obrigado e tudo de bom.

Adeline Marie disse...

Oi andressa, gosto do seu blog,concordo com vc, apoio sua revolta,realmente a educaçao vai de mal a pior,a pobresa, violência,valores invertidos, afinal estamos vivendo um caos.Os politicos não querem ver o povo analfabetos, iletrados,gastão dinheiros com muitos projetos, mas ninguém trata o psique, ninguém tá nem ai?Mas nossos filhos estão aí, as familias, a sociedade,não podemos esquecer dos nossos valores e de como queremos que sejam nossos filhos,que tratem bem uns aos outros como Deus nos amou.Fica traquila, Deus é poderoso.

Unknown disse...

Minha Linda como é difícil isso, conhecendo você como conheço, sei que seu coração está partido, mas não desista, você é uma gota nesse oceano, infelizmente parece q estamos nadando contra a maré, omesmo parecendo que não está surtindo efeito Dedeza, o bom exemplo você está deixando... te amo!

Unknown disse...

OI Gostei muito do seu blog, e compartilho da sua indignação... Realmente tudo conspira contra a educação, e que mundo difícil onde nem na escola se tem segurança... Mas que possamos continuar firmes nesta luta, gostei muito da sua iniciativa..

Édina N. Ferreira disse...

Olá Andressa, sou Édina. Sou Psicopedagoga e Teóloga, faço Faculdade de pedagogia.
Amo o seu trabalho!De muito bom gosto e dedicação. Sempre repasso os seus trabalhos e Blog para minhas amigas. A sua fala é pertinente a todos(as)nós educadores. Abraço e Deus te abençoe sempre!!!

Anônimo disse...

Olá Andreza, sou educadora há 27 anos; sei muito bem como se sente diante dos descasos que acontecem, cada vez com mais frequência nas escolas. Li seu depoimento há muito tempo e tive oportunidades de citá-lo em palestras para conscientizar outros educadores, além de repassar para colegas várias sugestões suas. Obrigada pela valiosa colaboração. Fátima Lima, pedagoga, especialista em Gestão e Planejamento. Um forte abraço.

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas