expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Quadrinhas populares - incentivo a leitura



O que são quadrinhas? 

quadrinha é uma espécie de trova popular, cuja letra é formada por quatro versos, normalmente de sete sílabas cada um, muito usada para desafios, provérbios populares e adivinhas.

Exemplos de quadrinha amorosas populares no Brasil:
"Trinta dias tem novembro,
abril, junho e setembro.
Vinte e oito só tem um,
os demais todos trinta e um."

"O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou"

"Quero cantar ser alegre
Que a tristeza não faz bem
Ainda não vi a tristeza
Dar de comer a ninguém

Os olhos desta menina,
Às vezes gravo na areia:
Parece malacacheta
Em noite de lua cheia

O colo desta menina
É branco como algodão,
Tem a beleza das garças
Voando pelo sertão

não sois o que penso soi aquilo que vejo o que és?
tenho fome o que poderia acalentar a dor
que arde em seu peito pois o sol volta amanhã"
Viva Las Vegas
"Todo o resto de seu corpo
Que beleza deve ter!
Eu, mais ou menos, adivinho
Porém não posso dizer

Quando vejo esta menina,
Logo ao despontar da aurora,
Comparando mal, parece
Que eu vejo Nossa Senhora

Mandei fazer um sobrado
De vinte e cinco janela
Pra botar uma menina
Que ando com o sentido nela

Os meus olhos mais os teus
Grande culpa eles tiveram
Os teus porque me agradaram,
Os meus porque te quiseram

Palavra fora da boca
É pedra fora da mão:
Tu tens me dito palavras
De cortar-me o coração

Se eu tivesse, não pedia
Coisa nenhuma a ninguém;
Mas, como não tenho, peço
Uma filha a quem tem
A quadra iniciou o cordel, mas hoje não é mais utilizada pelos cordelitas."



Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

Nenhum comentário:

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas