expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Gratis - apostila atividades de alfabetização - Folclore

Baixe grátis
Apostila com propostas e sugestões de atividades lúdicas, dinâmicas e brincadeiras sobre o folclore, e ainda muitas atividades para construir com as crianças de alfabetização.
Essa apostila tem quase 40 páginas e riquíssima de ideias. Recomendo, vou imprimir para o meu
filho.

Proposta de Intervenção

1-     O trabalho com este grupo de alunos pode ser desenvolvido a partir de atividades seqüenciadas utilizando a temática do folclore, pois desta forma poderemos garantir que as atividades estejam contextualizadas.
2-     No caso dos alunos que ainda não escrevem o próprio nome com autonomia é necessário entregar uma plaquinha com o nome completo para que ele consulte sempre que necessário. Você pode fazer a escrita do nome utilizando os dois tipos de letras: bastão/cursiva, o aluno também pode personalizar seu material com algum desenho ou adesivo que ele goste desta forma o material vai se tornar mais significativo para ele.
3-     Entregar uma cópia do alfabeto e garantir a leitura diária na sala de aula, seja ela coletiva, individual ou apenas entre este grupo, para que estes alunos avancem em suas hipóteses de escrita é fundamental que conheçam o alfabeto.
4-     Propor atividades lúdicas para todo o grupo como bingo de letras, nome dos alunos, frutas, personagens, títulos de historias conhecidas, forca, stop etc.
5-     Trabalhar com textos de memória que são um excelente recurso para favorecer a leitura, mesmo que não convencionalmente. Auxiliando nos ajustes para saber onde começa e termina o que esta lendo.
6-     As atividades de leitura devem fazer parte da rotina e devem ser planejadas de modo quem desafiem os alunos a pensarem sobre o valor sonoro das letras, esta atividade favorece a elaboração de estratégias para localizar palavras, frases e letras.
7-     Uma atividade também produtiva é a escrita realizada em duplas, pois cada aluno vai colocar em jogo o que conhece a respeito da escrita e este contato com o outro favorece a troca de saberes.
8-     Atividades favoráveis:
a-     cruzadinha
b-    caça palavras
c-     relacionar figuras a letra inicial
d-    leitura de textos conhecidos
e-     completar lacunas em textos e palavra
f-      escrita de listas e textos de memória


 

Sugestões de leitura e escrita no cotidiano

para crianças que não são leitoras convencionais


1.     Jogos com letras móveis: escrever nomes da turma, a história que quer que a professora leia, etc.

2.     “Adivinha o que está escrito”: em uma lista diversificada, incluindo alguns nomes dos amigos da sala, a criança precisa procurar indícios para ler as palavras.

3.     Lista dos ingredientes da salada de frutas: é preciso que as crianças já saibam quais são as palavras que precisarão procurar.

4.     Leitura de texto que se sabe de cor como, por exemplo, letras de músicas, poesias, parlendas, etc. As crianças podem colecionar esses textos em um caderno de textos pra consultar sempre que necessário.

5.     Leitura de receitas que as crianças tenham feito na escola, que saibam quais são os ingredientes.

6.     Organizar os pedaços de uma parlenda que se sabe de cor. É possível segmentar por frases, palavras ou letras.

 

7.     “Caça palavra”: cantar uma música acompanhando a letra (texto decorado). A professora pode pedir para buscar uma palavra no texto ou pode parar a música e pedir que as crianças leiam à última palavra cantada quando o CD parou.

Cruzadinhas: é possível montar um canto de cruzadinhas, com temas diversos, como, por exemplo, nomes das crianças, nomes dos personagens das histórias, palavras, organizadas segundo o número de letras para que as crianças escolham o que cabe no espaço, podendo, dessa forma, ler o que está escrito.


Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

Nenhum comentário:

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas