expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Dúvidas frequentes sobre educação

Irenilda Alvez

Olá Andreza, antes de mais nada quero dizer que sou fã de carteirinha do seu blog. Apesar de ter ficado dois anos como regente de multimeios por problemas de saúde sempre levei suas sugestões de atividades para meus colegas. Sou professora há 17 anos trabalhando com turmas do fundamental . Esse ano, estou com uma turminha de 1º ano (crianças de 5 anos) que estão me preocupando por demais pois elas não fizeram o PRÉ II, portanto, não tem habilidades de escrita, a coordenação motora também deixa a desejar e estou sendo orientada a trabalhar com a letra cursiva. Tenho medo de prejudicar de alguma forma essas crianças com essa atitude.
Por favor me mande alguma orientação para que eu possa aliviar essa angustia que estou sentindo.
Preciso urgentemente de sugestões de como trabalhar a indisciplina a falta de limites e a agressividade.
OBRIGADA!

Resposta:
Oi Irenilda, fico feliz em saber que contribuo com o seu dia a dia como professora. Bom, você me fala que seus alunos não frequentaram o pré I, então sua preocupação inicial é desenvolver o sensório motor, as habilidades iniciais da escrita. Mas o que fazer para que meu aluno desenvolva suas habilidades? Atividades de coordenação motora, ligar ponto, cobrir, ter noção de espaço, conhecer cores, formas e números, ter sentido de direção.
Proporcione essas atividades de forma lúdica e prazerosa, afinal, são apenas crianças, e estão em fase de adaptação, você ainda não conhece seus alunos, mas com o tempo vai perceber em que área precisará ser trabalhada durante o ano letivo.
Quanto a iniciar as letras cursivas já fica mais delicado, eles ainda não conhecem as letras do alfabeto, ainda estão aprendendo, fica ainda mais complicado a compreensão das duas formas de escrita associada a leitura e escrita. Mas, nada impede que trabalhe o reconhecimento das letras, você pode fazer a decoração da salas com os 4 tipos de letras mais usadas, que são as maiúsculas e minúsculas caixa alta e cursiva, é um reforço visual para adaptação e reconhecimento do alfabeto, diariamente pode junto com as crianças ler as letras para eles incentivando a descoberto de cada uma delas.
Como sempre falo a alfabetização é um processo repetitivo e longo, não conseguiremos um resultado satisfatório em dois meses, mas até o final do ano é uma longa caminhada.
O B-A-BA inserido no dia a dia de seus alunos de forma agradável e lúdica está garantindo um resultado positivo para eles.
Tenho certeza que vai se sair bem, tudo feito com cuidado e dedicação tem sempre uma boa recompensa.
Abaixo vou te passar alguns links de atividades e idéias no blog que possa estar te auxiliando nesse processo de alfabetização e letramento.



Andreza Menezes - Neuropsicopedagoga

Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

Nenhum comentário:

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas