expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

segunda-feira, 2 de março de 2015

Qual o sentido da páscoa?

Lá vem a páscoa!
Corre mamãe, corre papai, preparem os bolsos porque lá vem o coelhinho!
O que? Isso é um assalto, o coelhinho de fofinho não tem nada!
Mas pera aí, cadê o verdadeiro sentido da páscoa?
A páscoa é a morte e vida de Jesus, é a sua crucificação e ressurreição, é a nossa remissão de pecados pelo sacrifício do cordeiro, que foi Jesus Cristo.
Mas o que ensinamos nessa época? O que realmente fazemos e o que queremos passar para as nossas crianças?
Estamos fazendo o certo?
Hoje em dia as escolas não explicam realmente o significado da páscoa, uma data tão festiva e comemorada no Brasil inteiro, o coelhinho e o ovo da páscoa já foram injetados nas mentes e pouco se fala do sacrifício de Jesus por nós.
Mas como falar isso para as crianças? Como incutir a morte de um homem e ser bom?
Que mensagem posso passar de maneira que as crianças não fiquem chocadas com a história?Realmente não é uma história bonita, pois trata da morte, mas também se fala da vida, de salvação e libertação.
Vejamos um exemplo, vou expor um fato que me aconteceu fim do ano passado com a Rebeca, na época com 02 anos e 11 meses:
- Mãe, eu vou te dar um presente do papai noel!
- Um presente de papai noel? Ai, eu não quero, eu quero um presente de Jesus.
- Não mãe, de Jesus não.
- Ué, mas você não gosta de Jesus?
- Não, ele é triste.
- Mas e o coelhinho? Você gosta do coelhinho?
- O papai noel e o coelhinho não é triste, é feliz.
- E Jesus?
- Jesus é triste mãe, e brabo também!
Confesso que fiquei sem palavras! Mas contornei a situação falando que Jesus era bom e gostava de ver as crianças felizes, sorrindo, brincando. Que Deus criou o sol e tudo lindo que tem no mundo...
Depois de um tempo fui parar para refletir o porque de um menina de quase três anos tinha uma opinião formada e tão negativa de Jesus?
Percebi que geralmente quando corrigimos e chamamos atenção geralmente incluímos a frase: Jesus tá vendo, Deus castiga, Jesus fica muito triste com você.
Isso reflete também o nosso no dia a dia, que só lembramos de Deus quando precisamos.
Mas e na escola? Cosso incluir a religião em minhas aulas se não é permitido e não consta no currículo escolar?
Vejamos, você não deve infringir as normas, mas se a páscoa está inclusa no calendário escolar, inclusa no projeto da escola, e dentre os objetivos sempre vemos "conhecer o real sentido da páscoa", como não poderemos falar de Jesus? Jesus é a páscoa. Afinal quem fez o doce coelhinho? E que deu sabedoria ao homem para inventar o chocolate, e quem deu a vida aos maravilhosos professores?
Vamos repensar e incuti a páscoa de forma sólida, verdadeira e positiva na mente das crianças, é preciso, afinal, acho tão frustante o dia em que as crianças descobrem que o coelhinho e que papai noel não existem, e de fato mãe e pais, isso doí no nosso coração, eles ficam realmente tristes, pois descobrem que foram enganados a anos, geralmente isso acontece entre 7 e 8 anos.
Frustante!
Por isso professores, vamos nos ater a realidade, somos responsáveis por isso e temos a responsabilidade de criar bons cidadão e bons homens para a sociedade alicerçado em ideias inovadores e verdades libertadoras, do que adianta a invasão do coelhinho nessa época se pouco mais a frente, de forma figurativa acabamos matando-o? Reflitam!


Andreza Menezes


Proibida e cópia total e parcial das atividades e conteúdos do blog 
"Meus Trabalhos Pedagógicos".
Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

Nenhum comentário:

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas