expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Como fazer uma horta com garrafas pet


Material necessário

3 garrafas PET vazias
3 suportes para floreira
1,2 quilos de terra
800 gramas de adubo
1 quilo de areia
Sementes de salsinha e cebolinha
Água
Estilete
Tesoura
12 parafusos com bucha
Pá e rastelo

Como fazer

1. Corte as garrafas
Com o estilete, faça uma abertura de 13 por 20 centímetros nas três garrafas. Duas delas, que servirão de jardineiras, devem ser furadas na parte de baixo para que a água escorra (foto). A terceira garrafa terá a função de armazenar a água excedente da rega.

Cortando a garrafa PET

2. Prepare a terra
Misture três partes de terra com duas de esterco de gado bem curtido, que não tem cheiro como o de galinha. Coloque a terra em duas garrafas, plante as sementes e regue.

3. Evite a água parada
Coloque areia na terceira garrafa, que funcionará como prato. Assim, você impede que surjam na água focos de mosquito da dengue.

4. Pendure a horta
Escolha uma parede em que bata bastante sol e fixe os suportes, deixando 20 centímetros de espaço entre um e outro. Pendure as jardineiras a uma altura que permita às crianças ver as plantas.

faca_5.jpg

Outra opção
Se você preferir, pode montar sua hortinha utilizando outros modelos de suporte.
No mercado existem vários tipos. Outra opção é pendurar as garrafas com cordas finas, que são mais baratas. Para deixar os vasos ainda mais bonitos, pinte-os com tinta acrílica, como o da foto ao lado.

Outra dica interessante da Gilda Lima, lá do Multiply, é que se pode plantar pimentões, a partir das sementes que descascamos! Eu aqui, planto tomates e vou tentar plantar nesses vasinhos estilosos também! Abriu a geladeira e o tempero acabou ou está murcho? Não tem problema, vamos pegar lá na horta da varanda!

Fonte: http://novaescola.abril.com.br

http://ecoamigos.wordpress.com/category/reaproveitamento/

9 comentários:

Táta disse...

Olá Andreza...
nossa menina, adorei seu blog... muitas dicas...
vou voltar mais vezes...
bjokas, Cátia

Andreza Menezes disse...

Obrigada Táta! O seu tambem é maravilhoso!

Anônimo disse...

Achei muito legal tua idéia para mini hortinhas. Porém, eu procuro informações sobre um método em que se usam pedras e, se não me engano, isopor tambem, junto com a terra, assim não se faz necessára a garrafa com areia para aparar a agua.Eu vi isso sendo feito por um japa em um programa de tv, só não consegui aprender a tempo a sequência....Sabes como é este sistema? aguardo resposta, abraços

Kaddu disse...

QUERO LHE AGRADECER POR ESTE BLOG,SOU PROFESSOR,LECIONO CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL,PARA ALUNOS DE 1º AO 5º ANO,SÓ EU SEI COMO É DIFÍCIL,ENCONTRAR MATERIAIS PARA MINHA DISCIPLINA,POR ISSO DEPOIS QUE VISITEI ESSE SITE,MINHAS AULAS MELHORAM MUITO.

OBRIGADO!!!

Lála Faria Lemos - MG disse...

Olá, estamos chegando o fim de ano e através de seu blog pude aproveitar para fazer sempre minhas atividades. Obrigado!!! Um feliz natal e próspero ano novo!!!

Clara disse...

oi, muito bom o seu site, tomei liberdade de utilizar este seu post lá no meu blog, estou dando os créditos correctamente, um abraço

KREMILK disse...

Olá!!! Tava procurando um passo a passo dessa horta vertical, mto boa sua dica. Valeu!!!!!!

Visitem meu blog:
http://megabomsorvetes.blogspot.com/

Anônimo disse...

normalmente fazemos com a garrafa de pé, mas desse jeito é mais economico e bonito

Anônimo disse...

e bem mais facil de fazer

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas