expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Informática na educação Infantil



Nos dias atuais em quase todas as Escolas de Educação Infantil já se instituiu o uso do computador. Anúncios são feitos apregoando sua utilização como um diferencial para que os pais de crianças na faixa etária de 2 a 6 anos sintam-se maravilhados ante a perspectiva de seus filhos entrarem na Era da Computação desde pequeninos. Muitas vezes as mantenedoras das escolas vêem-se na contingência de implantar a computação a qualquer custo para sobreviver à concorrência, e acabam por fazê-lo, as vezes sem clareza de seus objetivos, sem professores capacitados, sem infra estrutura adequada. Ou ainda acabam utilizando o serviço de terceiros, que dispõem da infra estrutura e do conhecimento da informática, mas pouco conhecem do processo de aprendizado das crianças desta faixa de idade.

Somos contra o uso do computador na Escola de Educação Infantil?
É claro que não! MAS... Vamos parar e refletir
O desenvolvimento da criança é um processo equilibrado no qual o crescimento intelectual está intimamente vinculado ao crescimento dos aspectos afetivos e sociais, que em hipótese alguma podem ser colocados em segundo plano, pela ênfase dada a aspectos estritamente cognitivos ou até mecanicistas. Infelizmente o que vemos em muitas escolas, ditas de educação infantil, é a criança na "aula de computação" colorindo desenhos prontos na tela como os antigos mimeografados, utilizando joguinhos que a punem quando não acerta alguma atividade em um determinado número de vezes, deixando-a por exemplo, sem saber o fim da estória; repetindo incontáveis vezes um movimento com o mouse, quando ainda não tem o controle motor necessário, dado o seu estágio de desenvolvimento. Enfim, até tentando ser adestrada para aprender "computação", como um fim em si mesmo, sem nenhum relacionamento com outras atividades realizadas na escola.

Como aprender ?
Quando a Informática Educativa é bem planejada e implantada, a criança só tem a ganhar ao trabalhar com jogos, ou qualquer outro tipo de software que lhe dê possibilidades de aprofundar, reelaborar, ou até iniciar a construção de um conhecimento inserido em um contexto que respeite o seu processo de desenvolvimento e por conseguinte esteja em consonância com os objetivos próprios da escola de educação infantil.
http://www.centrorefeducacional.com.br/refletir.html

A meu ver, o uso do computador em sala de aula deve ser utilizado como ferramenta para o processo de ensino aprendizagem, e não pode substituir materiais didáticos, como lápis de cor, giz de cera, etc.
O professor da educação infantil deve saber utilizar essa ferramenta com cautela, para não transformar as aulas em atividades mecânica e cansativas para as crianças.
Fiz uma pesquisa na internet e encontrei alguns softwares para auxiliar o processo motor e cognitivo da criança, os pais ou interessados que quiserem baixar, é só clicar e fazer o download.

Minesebran <-(clik no nome)
Minisebran é um conjunto de jogos de aprendizado para crianças de 2 a 6 anos. O programa inclui oito exercícios diferentes, incluindo um exercício de desenho de rabiscos e jogos muito simples que ensinam números, letras e como usar o teclado.

childsplay <- (click no nome)
Os desenvolvedores uniram de maneira criativa diversos jogos e passatempos com conceitos educativos. Você vai encontrar jogos da memória tradicionais e outros movidos apenas pelo som, programas de tabuada, quebra-cabeça, relacionamento de sons e imagens, introduções de teclado e jogos que ajudam a desenvolver a escrita.
Cada um deles foi desenvolvido para uma faixa etária diferente e você poderá encontrar todas as instruções de cada jogo nas suas informações. A maioria deles irá pontuar os acertos de quem joga e alguns irão se tornando mais difíceis à medida que você avança. Todas as suas opções são baseadas em desenhos e evitam a escrita para facilitar a compreenção pelas crianças.

Smart Panda <- click no nome
Uma divertidíssima mistura de jogo de plataformas e educativo de matemática

Ri-Li <- Click no nome
Toda criança gosta de brincar com trenzinhos de madeira, brincadeira maravilhosa também para os pais, que podem ficar tranquilos enquanto seu filho exercita criatividade e coordenação motora numa tarefa que pode durar horas.

11 comentários:

Regina Digilio Pagliarini disse...

Conheci seu blog agora e achei fantástico. Parabéns! Me faça uma visitinah também:
http://ideiasearte.blogspot.com

Helô Art's disse...

Adorei seu blog!! Repleto de sugestões maravilhosas!!! Quando quiser me visitar ficari muito feliz.. http://elisacarla.blogspot.com/ Bjs

Carine disse...

Brigaduuuuuu miga!!!!
tbm vou te acompanhar ok!!! e força na peruca!!!
Bjkas fofas c cuida e fika bem e na benção

Camila e Elaine disse...

parabéns pelo blog!
já "clonei" altas ideias rsrsrsrs
lindo mesmo!! bj

Fabíola Fachetti disse...

Oi... vim conhecer seu cantinho e amei!!! Te convido a fazer uma visitinha no meu!!! Aproveita e pega um presentinho feito com carinho!!! bjs....

LUANA MARIÁ disse...

ola passei para fazer uma visitinha e adorei o seu cantinho fantastico parabens por tanta dedicação!!

Unknown disse...

Oi Andreza, fiz um cantinho especial pros lindos selinhos q tenho recebido. Passa lá pra pegar os seu ta bom?!

Bjs,

Bete

Mary disse...

Olá,
Conheci seu blog agora e achei fantástico. Parabéns!vou seguir e visitar muitas vezs.Tb tenho um blog não queres visitar!!


bjs

Amiga da Educação disse...

PRESENTINHO PARA MEUS SEGUIDORES!!! PEGUE O SEU E NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR... CARTÃO DA AMIGA DA EDUCACÃO. beijos. Joelma Couto

Anônimo disse...

adorei seu blog...Parabéns pela iniciativa! vou aproveitar seu conteudo para ensinar ao meu filho!
te agradeço muito e espero que você continue com este trabalho maravilhoso...

abraços

SIMONE

bysamy2004@hotmail.com

Curiosos à Vista! disse...

A Teresa do blog "Uma Janela para a Turma 4 D" e a Gerogina do blog "As Letrinhas do Gil" enviaram-me este ursinho que estou a partilhar com vocês. Espero que gostem. Feliz Verão!
▒▒▒▒▒█▓▒▒▓█▓▓▓▓▓▓▓█▓▒▒▓█
▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█
▒▒▒▒▒▒▒█▓▓█▓▓▓▓▓▓█▓▓▓█
▒▒▒▒▒▒▒█▓▓██▓▓▓▓▓██▓▓█
▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▒▒█▓█▒▒▓▓▓▓█
▒▒▒▒▒█▓▓▒▒▓▒▒███▒▒▓▒▒▓▓█
▒▒▒▒▒█▓▓▒▒▓▒▒▒█▒▒▒▓▒▒▓▓█
▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▒▒▒▒▒▓▓▓▓▓▓█
▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓███▓▓▓▓▓▓█
▒▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█
▒▒▒▒█▓▓▓█▓▒▒▒▒▒▒▒▒▒▓█▓▓▓█
▒▒██▓▓▓█▓▒▒▒██▒██▒▒▒▓█▓▓▓██
▒█▓▓▓▓█▓▓▒▒█▓▓█▓▓█▒▒▓▓█▓▓▓▓█
█▓██▓▓█▓▒▒▒█▓▓▓▓▓█▒▒▒▓█▓▓██▓█
█▓▓▓▓█▓▓▒▒▒▒█▓▓▓█▒▒▒▒▓▓█▓▓▓▓█
▒█▓▓▓█▓▓▒▒▒▒▒█▓█▒▒▒▒▒▓▓█▓▓▓█
▒▒████▓▓▒▒▒▒▒▒█▒▒▒▒▒▒▓▓████
▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▒▒▒▒▒▒▒▓▓▓▓█
▒▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓█▓█▓▓▓▓▓█
▒▒▒▒▒████▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓████
▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓█▒█▓▓▓▓▓▓▓▓█
▒▒▒▒▒████████▒▒▒████████

Passem este ursinho às pessoas que quiserem muito e não querem que desapareçam. (Espero receber o ursinho de volta).
"Si recibes entre 2-4 ositos te quieren.
Si recibes entre 4-8 ositos te quieren mucho.
Si recibes entre 8-10 ositos te quieren muchiiiisimo."
Espero ser uma delas.

Agradeço também as visitas ao meu catninho ao longo deste ano lectivo e espero que continuemos sempre com a nossa correspondência.
Obrigada por todo o carinho e amizade e desejos de umas excelente férias.
Beijinhos grandes dos
Curiosos à Vista e professora Ana Cristina

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas