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sábado, 22 de agosto de 2009

22 de Agosto dia do Excepcional - Somos Iguais nas Diferenças

Várias tentativas têm sido feitas para melhor definir o termo "criança excepcional". Alguns utilizam esse termo para se referirem a uma criança que possui uma inteligência ou um talento pouco comum. No entanto, o termo tem sido geralmente empregado para designar tanto a criança deficiente quanto a talentosa. Mas a definição melhor assimilada é a que afirma ser a criança excepcional toda aquela que difere da maioria das crianças.

Todos os pais desejam ter filhos perfeitamente sadios. Quando isso não acontece, é normal que relutem em aceitar os fatos. Contudo, esse primeiro impacto, deve ser superado o mais rápido possível, para o bem da criança. Eles precisam encarar a criança portadora de deficiência com o coração aberto e de boa vontade, tomando decisões realistas para enfrentar as dificuldades, acima de tudo com muita aceitação e amor.

As necessidades sociais, educacionais e psicológicas da criança excepcional são praticamente idênticas às das outras crianças e, com exceção das deficiências mais graves, podem ser satisfeitas sem cuidados especiais. Por isso, é bom que a criança estude em colégios normais e que participe, conforme suas capacidades, das brincadeiras e atividades da escola, aprendendo assim a se relacionar socialmente, aceitando e convivendo com seus limites.

A integração e a inclusão escolar são imprescindíveis para o excepcional desenvolver seu potencial e exercer seus direitos de cidadão.

É evidente que a deficiência impõe cuidados e providências específicas, e que as necessidades psicológicas têm algumas particularidades. Isso, porém, não significa que a criança excepcional necessite ser poupada, superprotegida nem sufocada com excessivo amor e carinho.

Compensar as limitações dessa maneira, em geral, produz efeitos desastrosos na criança, que percebe sentimentos como piedade ou compaixão. A principal tarefa dos pais, dos professores e de todos que se relacionam com as crianças excepcionais é evitar a segregação, seja de que tipo for.

Infelizmente, a surpresa ou certo constrangimento, causados inicialmente por algumas deficiências, faz com que as pessoas se fixem nisso e não consigam "enxergar" que estão diante de uma pessoa integral com necessidades, aspirações, qualidades e defeitos. Resta, pois, que se construa uma sociedade verdadeiramente democrática, que possibilite a educação sem restrições, em obediência a Constituição Federal, que preceitua em seu artigo 3o, incisos I e IV: "construir uma sociedade livre, justa e solidária"; "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".


4 comentários:

Fabíola Fachetti disse...

Meu Blog está em festa!!!!
1 ano!!!! VIVA!!!!

E você faz parte da história dele e da minha também!!!!

Tem um selinho especial pra vc!!!!

1000 bjs e obrigada por tudo!!!!

LEIA-SE - http://tiafabiolasonhomeu.blogspot.com

Unknown disse...

Oi Andreza, tem um selinho pra vc no meu blog meus presentes, aproveveita pra visitar o bete blog. Parabéns mais uma vez pelo seu blog e que Deus continue abençoando!
bjs, Bete

Sandra Barreto disse...

Boa Noite,estive aqui paraler as suas postagens que por sinal muito boas.Se aceitar tem um selinho p´ra vc lá no meu blog,acite o meu Award ou o selinho que stá logo no início do blog.Um grd abrç e fica na paz!

Anônimo disse...

See your blog, let me think of a words..(The world matter Heng gains and losses mutually half, however study, then have whole benefitses and have no
Harm.Study on the first, then have the benefit of the first, read 1, then there is one benefit of volume).Your tribe lets me be subjected to a benefit good
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