expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Reforma Ortográfica


Olha eu de volta, depois de alguns dias sem postar nada vim com mais dúvidas que as meninas levantaram sobre as letras K, W e Y... Na verdade a dúvida paraiva sobre o Y, deixando a questão se o Y seria uma vogal ou uma consoante.

Bom, depois de algumas pesquisas e muitas dúvidas as meninas a Sindy e a Maria encontraram uma resposta clara e consistente e postaram no comentário W e Y Vogal ou consoante?

Fonte> Revista Nova Escola


"Conforme o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, as letras K, W e Y foram incluídas no alfabeto e obedecem às regras gerais que caracterizam consoantes e vogais. Do ponto de vista fonético-fonológico, consoante é um fonema pronunciado com a interrupção do ar feita por dentes, língua ou lábios. Já a vogal é um fonema pronunciado com a passagem livre do ar pela boca. Outra distinção entre um grupo e outro de letras recai sobre a pronúncia: a consoante precisa de uma vogal para formar sílabas e ser pronunciada, e a vogal, não. Ela se basta. Seguindo essas regras, o Y é uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga. Quando aportuguesada, a palavra originalmente grafada com Y passa a ser grafada com I - como em iene, moeda japonesa. O K corresponde, em português, ao som do C ou QU - como vemos em Kuait -, sendo considerado consoante. Já o W deve ser empregado de acordo com sua pronúncia na língua original, isto é, ora com som de V, quando proveniente do alemão (como Wagner), ora com som de U, quando de origem inglesa (caso de web). Com isso, a letra W é considerada consoante ou vogal, conforme o uso."


Agora levantando mais uma dúvida sobre o assunto a Sindy gosstaria de saber:

Como ensinar as crianças as vogais?

A E I O U Y?


Bom, como o Y é uma vogal acredito que terá que ser incluido nesse caso, mas os livros didáticos não constam essa inclusão. Aff... Que sufoco. E que confusão na cabecinha das crianças...


Quantas dúvidas... Bom, se alguem tiver alguma comentário interessante sobre esse assunto por favor comente!


Ah... vizitem o blog dela... a questão está lá http://bloguinfo.blogspot.com/2009/11/k-w-e-y-sao-vogais-ou-consoantes.html
Postar um comentário

Pesquise temas do seu interesse aqui

Seguidores

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Google+ Followers

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas

Desafio Emagrecer

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...