expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Material Escolar - O que devo ou não comprar?


Esta chegando o dia de voltar as aulas, inicio de fevereiro é o período que as escolas particulares e públicas retornam ao seu ritmo normal de aulas, e vem outra vez a lista de material escolar.
Se já não bastasse, e não fosse suficiente, nos deparamos com ítens desnecessários, como:
Copos plásticos, sabonetes, cotonetes e até mesmo taxa extra para materiais diversos.
Bom, eu tambem sou mãe e discordo de muitos itens inclusos na lista dos meus filhos.
Na verdade o que é lista de materiais escolar?

Material escolar é tudo aquilo que tenha finalidade ludica e pedagógica para a criança!

Tudo bem, produtos de higiene pessoal é um dos ítens hoje em dia que não faltam na lista de material, mas nós como pais devemos estar atento ao uso desses itens, de modo que devemos tambem cobrar o bom proveito desses materiais.
Cansei de ver minha filha chegar da escola e dizer que não tinha papel higiênico, toalha e sabonete no banheiro. Nessas situações é importante tambem sabermos cobrar da direção os itens que compramos e não estão sendo usados.

Claro, nas escolas públicas, estaduais ou municipais a situação é bem pior, pois a demanda desses materiais, principalmente pedagógico é bem maior do que a disponivel nos armários das escolas, e os professores acabam utilizando os materiais dos alunos para fazer suas atividades e até as suas necessiades... na verdade o que acontece é quase um milagre!

Desse moto pais e responsáveis, assim como temos responsabilidades e deveres, vamos tambem aprender a cobrar o uso devido desses materiais e dizer não para os itens desnecessários e abusivos contida nas lista de materiais, algusn itens é de responsabilidade das escolas e obrigação do governo... temos que aprender a combrar dos orgãos responsáveis os ítens principais para o desenvolvimento pessoal e intelectual dos nossos pequenos.

E vamos aprender a fazer a cotação de preços, no final você economiza até 30% do valor de cada lista.

Um abraço e boas compras!

14 comentários:

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Antes de cobrar o material da escola devemos cobrar valores adequados das verbas que são recebidas do município e do governo! Em nossa escola que é de periferia, a direção procura fornecer material para os mais carentes, mas isso acaba ficando difícil de selecionar, pois 90% deles o são. E a verba que se recebe, principalmente do governo, é rídicula e nem com milagre antende a demanda!

Este post iluminou meu próximo texto!

Abraços!

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Olá amiga.

Penso que as escolas ajudariam muito a diminuir os custos destas listas se ajudassem os pais nas compras, organizando feiras escolares e disponibilzando sites onde os pais pudessem ter acesso a cotação e qualidade dos materiais.
É difícil para as famílias, com a carga de trabalho e o reduzido tempo fazerem pesquisas ou visitarem muitas livrarias.

Fica com os sonhos sempre.

Viviane Patrice disse...

OIe, to passando pra te avisar q tem selinho bom retorno às aulas, pra ti na sala OFEREÇO, espero que goste. bjs.

Joyce Pianchão disse...

Esta história de material escolar é antiga. E sabe o que acontece na escola pública? Muitos pais se acham no direito de não enviarem material nenhum! Pois é obrigação do governo... O governo também não envia o necessário... E assim todos ficam prejudicados. Os professores, já acostumados, vão dando um jeitinho...
E como recompensa ainda recebem a crítica de que estão utilizando mal o material que estão recebendo...Muitos professores tiram do próprio bolso para suprir necessidades dos alunos que muitas vezes vão à escola até sem um lápis para escrever.

Cantinho do Saber disse...

Olá!
parabéns pelo blog!
vamos trocar links?!
http://cantinhodosaber.buscasulfluminense.com/

Isabel Victor disse...

vou passando ...

obrigada


iv

Unknown disse...

Oi, gente. Sou profe de Educação Infantil e de Artes e concordo com a Joyce que postou um comentário. Além do que, se a alegação é de que só se deve pedir material para a utilização com os alunos, tenho a perguntar: Com que tipo de matrial fazemos o papel maché? Papel higiênico. Como podemos fazer pinturas em qq superfície plástica com guache, ou mesmo pintar com guache sobre giz de cera, ou mesmo fazer pintura com bolhas e canudo ou trabalhar exercícios fonoarticulatórios com bolhas de sabão? Com detergente de pia tipo ODD. Como montamos fantoches e molduras, etc? Com palitos de picolé ou churrasco. E por aí vai. Gente, o que é primordial acontecer é algo que se cobra tanto, mas a mairia diz que não tem tempo: conversar. Por que não se pergunta ao receber a lista da necessidade deste ou daquele material. É mais fácil só reclamar. Mas entendam, também concordo que há, por parte de algumas instituições, o abuso no pedido de material. Tentem conversar. Vai ser mais fácil... Acreditem.
Tia Bia - Maricá/RJ

DRIKA OLIVEIRA disse...

nossa ameiiii demais seu blog
jah tah no meu blog rol e to t seguindo..
bjus!

Bergilde disse...

Olá,navegando pelo Google descobri esse blog e gostei muito das propostas aqui sugeridas.Peço licença para acompanhar o trabalho.Bergilde,uma mãe muito interessada e comprometida com a educação de seus filhotes adorados.Da Itália,abraços!

Fernando disse...

É realmente um absurdo algumas coisas que pedem principalmente em escolas públicas. E ainda por cima deixam de pedir coisas de extrema importância.

Juliana Carla disse...

********************************************

CONVITE:

*** FESTA VIP! ***

Bom dia amiga

Gostaria de recebê-la para fazer um brinde especial!
Onde: braille da alma.
Horário: durante o dia todo.
Data: 21/ 02/ 2010

Ficarei feliz com sua visita... Ah! Na saída não se esqueça de levar contigo um lindo selo de lembrança desta celebração.

Bjuxxx e xerooo amiga.

Juliana Carla
brailledalma.blogspot.com/


********************************************

Unknown disse...

Muito bom o seu post.Parabéns. Te desejo uma semana abençoada. 1001 abçs fraternos.

Claudia Lopes disse...

Parabéns! Seu blog é ótimo, tanto para pais quanto para educadores!

visite o meu
insightbyclaudia.blogspot.com

Anônimo disse...

Ola
Passe no meu blog e fique a conhecer mais da Oriflame.
Não gostava de se inscrever para ter descontos nos produtos ou até para vender?

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas