expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Como evitar o "Abuso Sexual Infantil"


Estava na comunidade do Orkut, "Projetos para Educação Infantil" onde visito sempre, e uma colaboradora "Carol" levantou a questão sobre a leitura de um livro de orientação sexual, e a pergunta dela era o seguinte?

*****************
Me ajudem !
Estou fazendo um trabalho e estou lendo um guia de abuso sexual ... (Abuso sexual , por que? Quem? como ? O que ? ) e gostaria de saber qual a importancia dessa leitura para um educador ??

Obrigada : )
*****************

Respondi a ela o seguinte:

"Acredito que todo o educador deve se interar desse tema e dessa situação, a violência sexual em crianças é mais comum do que imaginamos, e muitas vezes elas não tem coragem de falar, mas dão sinais, sinais esse que o educador pode perceber e derrepende ajudar a criança.
Tambem podemos ter mais argumento para auxiliar os pais nessa dificil e delicada situação.
E o mais importante nisso tudo, preparar as crianças, deixar claro o que é certo e errado, o que se pode e o que não se deve fazer. A criança que sente segurança com o professor acaba se abrindo nessas aulas e falando de situações desse gênero.
*******************

Bom, como pedagoga me sinto responsavel e encontrei com a ajuda da Carol um site Chamado Observatório da Infância, um tema interessante para pais e educadores:

Como Evitar o Abuso Sexual Infantil

Medidas para prevenir o abuso sexual e proteger a criança devem ser aplicadas precocemente, em razão do abuso sexual poder ocorrer desde os primeiros anos de vida.

O que os pais devem fazer para prevenir o abuso sexual e proteger seus filhos:


•Estar bem informados sobre a realidade do abuso sexual contra crianças.
•Ouvir seus filhos e acreditar neles por mais absurdo que pareça o que estão contando.
•Dispor de tempo para seu filho e dar-lhe atenção.
•Saber com quem seu filho está ficando nos momentos de lazer. Conhecer seus colegas e os pais deles.
•Procurar informar-se sobre o que sabem e como lidam com a questão da violência e do abuso sexual os responsáveis pela creche, pela escola, pelos programas de férias. Faça o mesmo com seu pediatra, o conselheiro religioso, a empregada e a babá.
•Antes de tudo, falar com seu filho ou sua filha e lembrar-se que o abuso sexual pode ocorrer ainda nos primeiros anos da infância.

Falando com seu filho e sua filha:


•Entre 18 meses e 3 anos, ensine a ele ou ela o nome das partes do corpo.
•Entre 3 e 5 anos, converse com eles sobre as partes privadas do corpo (aquelas cobertas pela roupa de banho) e também como dizer não. Fale sobre a diferença entre "o bom toque e o mal toque".
•Após os 5 anos a criança deve ser bem orientada sobre sua segurança pessoal e alertada sobre as principais situações de risco.
•Após os 8 anos deve ser iniciada a discussão sobre os conceitos e as regras de conduta sexual que são aceitas pela família e fatos básicos da reprodução humana.

Adaptado de textos da American Academy of Pediatrics divulgados no site: www.aap.org/family/csabuse.htm


Para quem se interessar e quiser baixar o livro clica no link é gratuito:
Abuso Sexual, Mitos e Realidade
http://www.4shared.com/file/51871960/2922b4/MANUALSOBREABUSOSEXUAL-ABRAPIA.html?dirPwdVerified=86eae952

13 comentários:

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

=D

♥ FELIZ PÁSCOA!!!♥

PÁSCOA...
é ressurreição,
é renascimento,
então, nada melhor do que coelhos,
para simbolizar a fertilidade!

. . /` \ .. /` \
. .(/\••\-/••/\)
..... (•o••o•)
..... >{=•Y•=}<
. ... /'--^--'\
.....(_)::::(_).......

Eu desejo que sua Páscoa seja muito feliz!

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\

Anônimo disse...

seu blog é muito bom. muito mesmo. ja estou seguindo voce.
ja que trabalha na area da educação, gostaria que desse uma olhada nos meus textos e que me desse sua opiniao sobre a sala de aula.

http://tocadocogumelo.blogspot.com/search/label/A%20SALA%20DE%20AULA%20BRASILEIRA

se quiser me seguir tambem sera bem vinda.
abraços.

Anônimo disse...

ola andreza. agradeço por ter visitado meu blog. e seu comentario diz tudo e mais um pouco: a educaçao esta defasada e enfadonha. E concordo com tudo o que você disse, es especial que alunos e familiares trabalhem junto.
vamos ver o que podemos fazer dessa forma.
muito obrigado por seu comentario. muito obrigado mesmo.

café e chocolate disse...

Oi!Prazer em te conhecer! seu blog é Mara! Sobre o post muito legal vc ter escrito. é um alerta para todos os pais. minhafilha tem quase 5 abos e fico muito preocupada quando ela ta na escola, é terrivel ter filha mulher.Passa lá no meu espero sua visita!

Del Rodrigues disse...

Olá amiga, estive afastada por motivos de saúde. Estou voltando aos poucos. Estou com saudades! Seu blog continua maravilhoso! Venha me visitar quando tiver um tempinho...e apanhe um selinho. Fique com Deus! Uma semana cheia de Paz e Luz! Beijocas

Anônimo disse...

Olá
Gostei muito de conhecer seu trabalho.
Parabéns pelo conteúdo do blog.
Cleisson

Patareca® disse...

Obrigada por este post, nunca é demais saber como proteger os mais frágeis.
Beijinhos

Pecados da mesa disse...

Olá;
Adorei o seu blog e serei sua seguidora.
Parabéns pelo texto com o tema preocupante!
Nossos filhos precisam de muita atenção constante. Muita orientação e a nossa amizade.
Vamos lutar para leis mais eficientes e que a Justiça seja rápida nas suas decisões e julgamentos.
O ensino e a educação é tudo na vida do ser humano e no futuro do Brasil!
Sempre ministrei aulas em universidades, USP e UNIP e sou a favor de muita leitura em busca do saber e do conhecimento.
Aguardarei sua visita e venha cometer Pecados da Mesa e me seguir.
Beijo!!!

Nati disse...

Hola soy Nati del blog:"Los Cuentos de Nati" hoy pululando por la red he dado con este blog que me ha llamado gratamente la atención, me parece precioso y lleno de personalidad, interesante y realizado con mucho gusto.
Además he podido encontrar algo que no he encontrado en ningun otro blog y esto tan especial eres TÜ. Enorabuena por lo que estás consigiendo y te animo a que sigas en esta linea es perfecta.
Yo con tu permiso me quedo como segidora y así poder entrar con más tiempo y ponerme al día con todas las cosas interesantes que tienes aquí.
A mí puedes encontrarme en el blog arriba indicado y seria un honor para mí que entraras a conocerlo y si te gusta estás invitad@ a quedarte.
Tengo otro blog que es de premios, allí podras encontrar juegos y premios... y puedes cojer los que te gusten y traertelos a tu blog.
Hasta pronto un beso desde el alma Nati,

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga.

Hoje a minha visita é para agradecer.
Nestes dias que celebro a minha vida,
tenho certeza de que a mesma
não teria o brilho de hoje,
se não fossem os amigos e amigas
que a tornam valiosa
mesmo que distantes.

A ti gostaria de dizer obrigado:
Obrigado pelas visitas ao meu blog.
Obrigado pelas palavras semeadas.
Obrigado por sentir os meus textos
com os olhos do coração.

Sou eternamente grato a vida,
por mais estes presentes
que de modo gentil
deixas em minha vida,
fazendo de mim uma pessoa melhor,
e pleno de felicidade.

Lindos dias de vida para ti.

Entrepalavras disse...

Vim conhecer seu blog e gostei. Parabens pelo seu trabalho. te linkei no meu blog, se possível siga me.

michelli disse...

Quanto tempo!!Vc no ano de 2008 visitou meu blog.. estava olhando as postagens e vi que nunca mais me visitou.. passa lá... http://compartilhaparacrescer.blogspot.com
O seu blog está 10000000!!!
Parabaéns!1
E recebe muitas visitas.. como faz para que os outros te visitem?? Me ensina!!]

Bjs

Nina /(",)\ disse...

Acompanho seu blog e aprendo muito com tudo o que vc posta.

A propósito gostaria do link pra baixar as musicas de country e junina.
bjos Aline

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas