expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

sábado, 12 de junho de 2010

Jogo do Uno - Baralho Educativo


JOGO DO UNO

Uma certo domingo minha irmã veio almoçar com a minha família em minha casa, (que por sinal foi um excelente almoço), depois do almoço sentamos na sala e descansamos, até que ela falou:
- Ah, vamos jogar UNO!
Nossa, eu já fui dizendo que não, que era jogo de cartas e não seria bom para as crianças, que o baralho incitava a aposta e tudo mais.
Foi quanto ela me explicou que era um jogo fácil e que até os meus filhos poderiam jogar, pois se tratava da combinação das cartas por cor e por número.
 Concordei sem muito entusiasmo, mas fui à lojinha comprar!
Ao chegar em casa me deparei com jogo fantástico, muito educativo.
O jogo do UNO auxilia o desenvolvimento da criança como:
- Interação;
- Concentração;
- Percepção das cores;
- Raciocínio Lógico;
- Problemas matemáticos (somas simples).

Vou simplificar bem as regras, na verdade cada pessoa joga com uma regra diferente, portanto vou passar as minhas que são regras light!

Cartas Jogo:

Para jogar UNO é necessário comprar um baralho próprio para o jogo. Este baralho é composto por 108 cartas, sendo:
  • 19 cartas azuis - de 0 a 9;
  • 19 cartas verdes - de 0 a 9;
  • 19 cartas vermelhas - de 0 a 9;
  • 19 cartas amarelas - de 0 a 9;
  • 8 cartas “Compra duas cartas” - duas de cada cor;
  • 8 cartas “Salta” - duas de cada cor;
  • 8 cartas “Inverte” - duas de cada cor;
  • 4 cartas “Muda de cor”;
  • 4 cartas “Muda de cor e compra 4 cartas”

Objetivo:
Jogas todas as cartas na mesa.

Iniciando o Jogo:
Cada jogador ficará com sete cartas (pode ser mais ou menos), as demais cartas ficará virada sobre a mesa para ser compradas.
Vira-se a primeira carta na mesa e começa o jogo em sentido horário, as cartas devem ser descartadas pela combinação da cor ou do número, ex: se for vermelha número sete, pode se jogar qualquer carta vermelha ou qualquer cor que tenha um número 7.
Quando for jogada a carta reverse o jogo inverte o sentido da rodada, ex muda de horário para anti horário.
Quando é jogada a carta pula, o próximo jogador perde a vez, quando o jogador não tiver carta para jogar ele terá que cobrar uma carta virada sobre a mesa.
Quando alguém jogar o coringa + 4 o próximo jogador terá que comprar 04 cartas. ( O coringa possui 4 cores, o jogador que jogar o coringa escolhe a cor da próxima carta a ser jogada). Quando um dos participante tiver com apenas uma carta terá que gritar UNO, se uma outra pessoa que estivar na mesa perceber e gritar primeiro você será penalizado e terá que comprar mais uma carta.

Bom, simplifiquei bastante as regras, espero que tenha ficado claro para vocês.

4 comentários:

Anônimo disse...

haha dedeza adorei! ficou bem simples assim! faltou dizer q as carta compra + 2 podem ser somadas sucessivamente! bjo te amo!

Aine

Marie e Rita disse...

Olá,
Adorei o seu blog, diversificado e muito original.
Eu adoro jogar com as minhas filhotas uno, é um óptimo jogo familiar.
Marie
http://mistura-dartes.blogspot.com/

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou viciado em Uno.

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas