expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

sábado, 12 de junho de 2010

Jogo do Uno - Baralho Educativo


JOGO DO UNO

Uma certo domingo minha irmã veio almoçar com a minha família em minha casa, (que por sinal foi um excelente almoço), depois do almoço sentamos na sala e descansamos, até que ela falou:
- Ah, vamos jogar UNO!
Nossa, eu já fui dizendo que não, que era jogo de cartas e não seria bom para as crianças, que o baralho incitava a aposta e tudo mais.
Foi quanto ela me explicou que era um jogo fácil e que até os meus filhos poderiam jogar, pois se tratava da combinação das cartas por cor e por número.
 Concordei sem muito entusiasmo, mas fui à lojinha comprar!
Ao chegar em casa me deparei com jogo fantástico, muito educativo.
O jogo do UNO auxilia o desenvolvimento da criança como:
- Interação;
- Concentração;
- Percepção das cores;
- Raciocínio Lógico;
- Problemas matemáticos (somas simples).

Vou simplificar bem as regras, na verdade cada pessoa joga com uma regra diferente, portanto vou passar as minhas que são regras light!

Cartas Jogo:

Para jogar UNO é necessário comprar um baralho próprio para o jogo. Este baralho é composto por 108 cartas, sendo:
  • 19 cartas azuis - de 0 a 9;
  • 19 cartas verdes - de 0 a 9;
  • 19 cartas vermelhas - de 0 a 9;
  • 19 cartas amarelas - de 0 a 9;
  • 8 cartas “Compra duas cartas” - duas de cada cor;
  • 8 cartas “Salta” - duas de cada cor;
  • 8 cartas “Inverte” - duas de cada cor;
  • 4 cartas “Muda de cor”;
  • 4 cartas “Muda de cor e compra 4 cartas”

Objetivo:
Jogas todas as cartas na mesa.

Iniciando o Jogo:
Cada jogador ficará com sete cartas (pode ser mais ou menos), as demais cartas ficará virada sobre a mesa para ser compradas.
Vira-se a primeira carta na mesa e começa o jogo em sentido horário, as cartas devem ser descartadas pela combinação da cor ou do número, ex: se for vermelha número sete, pode se jogar qualquer carta vermelha ou qualquer cor que tenha um número 7.
Quando for jogada a carta reverse o jogo inverte o sentido da rodada, ex muda de horário para anti horário.
Quando é jogada a carta pula, o próximo jogador perde a vez, quando o jogador não tiver carta para jogar ele terá que cobrar uma carta virada sobre a mesa.
Quando alguém jogar o coringa + 4 o próximo jogador terá que comprar 04 cartas. ( O coringa possui 4 cores, o jogador que jogar o coringa escolhe a cor da próxima carta a ser jogada). Quando um dos participante tiver com apenas uma carta terá que gritar UNO, se uma outra pessoa que estivar na mesa perceber e gritar primeiro você será penalizado e terá que comprar mais uma carta.

Bom, simplifiquei bastante as regras, espero que tenha ficado claro para vocês.
Postar um comentário

Pesquise temas do seu interesse aqui

Seguidores

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Google+ Followers

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas

Desafio Emagrecer

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...