PROJETO INTERDICIPLINAR
1° TRIMESTRE DE 2007.
1.IDENTIFICAÇÃO:
SÉRIE: 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TOTAL DE ALUNOS: 18.
DOCENTE: GREICE P. Z. DE AMORIM.
2.TEMA:
A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDISAGEM DA CRIANÇA.
3.SUBTEMAS:
Família
Escola
Criança
4.JUSTIFICATIVA:
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
5. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
7.DESENVOLVIMENTO:
Conversação;
Filmes;
Cantigas de roda
Histórias;
Músicas;
Contos;
Passeio na casa dos alunos;
Promover jogos;
Piquenique;
Conversação sobre a família;
Origem do nome;
Álbum do nome;
Pesquisa da família montando a árvore geanológica;
Trazer fotografias da família;
Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
Ajudante do dia;
Corpo humano;
Cuidado com as coisas alheias.
7.1- Metodologia:
Adaptar filmes sobre a família;
Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
7.2- CONTEÚDOS:
Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas
História e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
Ciências; higiene e corpo humano;
Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.
8.ATIVIDADES:
Releitura de filme sobre a família;
Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);
Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.
9.AVALIAÇÃO:
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
10. CRONOGRAMA:
Será desenvolvidos nos meses, de março, abril e maio.
Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquise temas do seu interesse aqui
Destaques do Blog para Dezembro
- Alfabeto Papai Noel - Decorar Sala
- Alfabeto Trenzinho de Natal - Decorar sala de Aula
- Apostila Caligrafia - Natal
- Apostila Numeros Papai Noel
- Arvore de Natal com pet
- Atividades Diversas para o Natal
- Calendário para o Natal - Modelo
- Cartões de Natal para imprimir
- Jogo Americano Natal
- Jogos do 5 erros - Natal
- Livrinho a Estrelinha do Natal
- Massa de Porcelana para fazer presépio
- Musicas para Baixar - Natal
- Papai Noel - Estrela EVA
- Peça de Teatro Cantada de Natal
- Peça de Teatro Noite de Natal
- Peça de Teatro Noite de Natal II
- Peça de Teatro Noite dos Pastores
- Peça de Teatro: Era uma vez o Natal
- Projeto Natal
- Projeto Natal II
- Vestindo o Papai Noel - Sequência de Atividades
Este blog está protegido por direitos autorais
É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.
Seguidores
Especial dia dos pais
Especial dia das Mães
Atividades com frutas e verduras
Especial Carnaval
Especial Dia da Mentira
Especial Dia do soldado
Meus Trabalhos Pedagógicos ®
Postagens populares
-
São ao todo 46 atividades. Estou deixando o link, é só copiar e colar no navegador e depois baixar http://www.4shared.com/file/484102...
-
Porque avaliar? Para que avaliar? O que avaliar? Como faço para avaliar? Essas são perguntas frequentes e por vezes um bicho de sete cab...
-
Atividades com todo o alfabeto para colorir e pontilhar. Meus Trabalhos Pedagogicos ®
-
PROJETO Natal E.M.E.I Professoras: Vanessa e Flávia Duração : 1 Mês I – JUSTIFICATIVA: Qual a tradição que nossa família possui para comemor...
-
Essas atividades quem me enviou também foi a Professora Maria Imaculada. Ela está trabalhando este projeto com a sua turma de 1º ano, devi...
-
Atividades Textos informativos Músicas relacionadas ao tema Pesquisas Jogos Conversas e debates Preparação de palestras e /ou entrevis...
-
FELIZ NATAL Personagens: 10 crianças pequenas, de tamanho o mais aproximado possível, para que a saudação “Feliz Natal” fique no m...
-
F Ao trabalharmos identidade com a Criança nada mais apropriado que fazer para ela a sua propria Carteira de Identidade! Ajustei um modelo e...
3 comentários:
Bom dia! Acho muito importante esta aproximação família;escola. Parabéns pelo projeto!
Carla Fernanda
Projeto Maravilhoso!
Sem dúvidas que contribui para a melhora da educação de nossas crianças!
Abraços!
ANTONIETA DE MOGI GUAÇU - AGRADEÇO LHE DE TODO CORAÇÃO. TUDO O QUE VC TEM POSTADO TEM SIDO DE GRANDE AJUDA EM MINHA ESCOLA.FIQUE BEM...
Postar um comentário