expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Criança aos 3 anos



A CRIANÇA AOS 03 ANOS

Desenvolvimento físico e motor:
- Continua aprendendo a coordenar o músculos maiores, por meio de atividades repetitivas;
- Sente prazer em correr e pular;
- No desenho, encontra-se na fase da rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida);
- Geralmente tem controle esfincteriano;
- Pode agarrar bolas com as duas mãos;
- Pode construir uma torre de 09 a 10 blocos;
- Pode abotoar, mas não desabotoar;


Desenvolvimento Cognitivo:
- Começa a formar sentenças mais longas com três ou quatro palavras;
- Gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas não só para confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;
- Só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;
- Gosta de inventar nomes para as pessoas e objetos;
- Gosta de inventar histórias, que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;
- Pode comparar tamanhos;
- Começa  a usar números com significados;
- Começa a aprender cores e figuras;
- A duração da atenção depende do interesse na atividade;
- Pode aprender semelhanças e diferenças;
- Pode lembrar e seguir ordens de dois passos (duas etapas);
- Começa a entender direções  (embaixo e em cima);
- Interessa-se pelo funcionamento das coisas e como elas são usadas;
- Começa  a interessar-se por usar palavras que definem tempo (merenda, recreio, parquinho);
- Pode falar até dez, embora só possa contar dois objetos;
- Começa a entender o significado de “mais”.

Desenvolvimento de Linguagem Oral:
- Gosta de falar, usa palavras corretamente e relaciona palavras com ações;
- O vocabulário é geralmente de 750 palavras;
- Entende e usa palavras abstratas como: em cima, embaixo, agora, depois;
- Expressão comum: “eu não sei”;
- Ri muito;
- Gosta de cantar;
- Conversa com adultos, mas sempre está interessada em suas respostas;
- Responde corretamente quando lhe perguntam sobre o que faz uma criança com fome, frio ou cansada;

Desenvolvimento Emocional
- Pode algumas vezes usar palavras para dizer sentimentos;
- As vezes faz birra;
- Pode ter ciúmes duradouro;
- Mostra crescer em independência, ressentindo interferências;
- Pode expressar raiva por meio de uma atividade física;
- Está mais aberta a falar palavras;
- Gosta de elogios e aprovação;
- Busca mais amizades, com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha;
- Torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;
- Começa a entender o significado de certo e errado;
- Gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);
- Mostra confiança e amor com palavras e ações;
- Pode ter um companheiro de brincadeira imaginário – coisas imaginarias parecem ser bem reais;
- Aparecem sentimentos de medo: cachorro, escuro, etc;
- Não aceita alterações em suas rotinas, o que ocasiona conflito com outras crianças ou adultos;
- Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma a imaginação;
- Aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono;

Nenhum comentário:

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas