expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Projeto Identidade da Criança












Esta foto me traz sempre ótimas lembranças, foi tirada em 2007, no tempo em que eu,a Dani e a Zélia (da esquerda para a direita) faziamos apresentações na creche, foi um momento mágico para nós, pois aprendemos muito, com a crianças e com o grupo, descobrimos literalmente que a melhor maneira de aprender é brincando, sem dúvida alguma.

Abaixo segue um projeto feito e aplicado pela Zélia, se enquandra nas atividades para inicio do ano, muito bom para ser desenvolvido agora após as festas e recesso de carnaval.

PROJETO IDENTIDADE DA CRIANÇA
AUTORA: Zélia Lobo Linhares
Turma do maternal de 02 a 03 anos
Período do projeto: 04 dias

Objetivos:
- Possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações sociais de forma autentica ;
-  Identificar e reconhecer suas características físicas;
- Fazer com que o aluno compreenda os elementos que compõe uma família;
- Desenvolver a coordenação corporal;
- Promover momentos para que os alunos observem seu próprio espaço no CEMEI.

Atividades a serem aplicadas:
Primeiro dia:
Conversação e desenho na bobina.
Desenvolvimento:
As professoras irão conversar com os alunos sobre o corpo, falando de suas partes e logo após desenharemos o corpo de uma criança no papel bobina, sendo uma alta e mais baixa, para poder comparar o tamanho e para que reconheçam seu próprio corpo.

Segundo dia:
Diálogo e atividades no mural
Desenvolvimento:
As professoras irão dar revistas para os alunos folhear e procurar figuras referentes a família com o auxilio das professoras, em seguida recortar e colar no papel bobina;

Terceiro dia:
Trabalhando os movimentos
Desenvolvimento:
Estimular em frente ao espelho com que as crianças imitem as professoras olhando atentamente a imagem ao espelho, e tocando em diferentes partes do corpo e assim movimentando-se de acordo com os movimentos da professora como: coloquem as mãos na cabeça, mãos no joelho, na barriga, dando língua e etc.

Quarto dia:
Interação
Desenvolvimento:
Fazer com que os alunos interajam com os colegas, professoras e o ambiente, leva-los a conhecer a instituição de ensino, através de observação, exploração do espaço e nomeando as partes que compõe o CEMEI.

 Quinto dia:
Passeio e diálogo com pintura
Desenvolvimento:
Passear fora do CMEI, dar uma volta com as crianças na quadra para conhecer o que tem em volta, as casas, o que vemos na rua e comparar com o que temos próximos das nossas casas.
Ao chegar do passeio fazer uma roda e dialogar sobre o que vimos e pedir para que as crianças tentem reproduzir o que viram na rua, o desenho terá que ser livre .

Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

Nenhum comentário:

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas