expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Atividade com crianças: Regras e combinados

Autor: Mariane Patrícia Madeira Lopes

Fonte: Portal do Professor


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• O aluno irá aprender a construir regras e combinados pertencentes a cultura escolar;
• Respeito ao próximo e regras de convivência social; Trabalhar a reflexão, diálogo e argumentação;
• Treino da escrita de palavras; 
• Apropriação da base alfabética;
Duração das atividades
4 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A aula se destina às crianças em fase inicial do processo de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
Caro professor (a), esta aula está organizada em tópicos para facilitar sua visualização e escolha de etapas.

Conversando com as crianças, vocês podem discutir juntos Como podemos fazer para sermos cada vez mais amigos uns dos outros, quais combinados vocês podem fazer que tornará a convivência na sala de aula e na escola melhor. 
Professor, as crianças também podem contar as regras que elas têm em casa, e discutir os limites, direitos e obrigações de cada um e de todos na sala.
DEVER DE CASA
JUNTO COM UM ADULTO, PENSE E ESCREVA COISAS IMPORTANTES PARA QUE VOCÊ CONVIVA EM HARMONIA COM SEUS COLEGAS DE ESCOLA. 
VOCÊS PODEM PENSAR EM COISAS QUE SÃO REGRAS NA SUA CASA TAMBÉM. REGISTRE ABAIXO COM A AJUDA DO ADULTO.
Quando o Dever de Casa retornar, faça uma roda de conversa com as crianças, e peça que cada uma leia (ou se não conseguir conte) qual as duas sugestões de combinados que elas trouxeram de casa. Professor, você pode fazer o papel mediador e registrar no quadro os combinados que juntos a turma julga importantes. Você provavelmente precisará aprimorar o texto de cada combinado à medida que o diálogo acontecer.
Depois estes combinados podem ser fixados na sala ( fica a seu critério se será manuscrito pelos alunos ou digitados). Visualize como o registro dessa aula foi realizado. Você poderá escolher um espaço em que estes combinados ficarão fixados durane todo o ano letivo.

Recursos Complementares
 Xerox da atividade de Para Casa;
 Folhas coloridas; 
 Durex colorido;
 Fita adesiva dupla face;
Avaliação
 Observar como as crianças respondem a noção de regras e combinados. Como é o processo de apresentação e argumentação das idéias que as crianças fazem das regras, elas conseguem ler alguma (s) da (s) regra (s) que trouxeram no Dever de Casa, se lembram que escreveram com a família ou “inventam” uma regra diferente da escrita?
 Durante o ano, observar se as crianças recorrem ao registro dos combinados realizado por meio do painel, utilizando-se da leitura das ilustrações e da escrita dos combinados;
 Analisar com as próprias crianças se eles já conseguem fazer uma auto-avaliação e se já dão dicas aos colegas do que é positivo na nossa convivência.







Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

3 comentários:

artesanato disse...

parabens pelo conteudo e estrutura do blog. forte abraço, renato

Marie e Rita disse...

Muito interessante e repleto de utilidades, o seu blog.
Adorei.
Marie

Educação Pedagogica disse...

Muito legal essa ponstagem..
Tah de Parabéns, dá uma passadinha no meu blog.. bjos.

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas