Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

Pesquisa

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dicas: como montar um projeto?

Como montar um projeto


Autora do texto:
Andreza Melo Menezes
Pedagoga

Todos os dias recebo emails com dúvidas sobre como montar um projeto.
Na verdade existem uma sequencia de procedimentos que não podem faltar, aqui vou tentar explicar com minhas palavras o passo a passo do projeto. Lembrando que casa instituição escolar deve ter um projeto desenvolvido de acordo com as necessidades e contexto educacional e social que os cercam. Um projeto deve ser condizente com a realidade da clientela, e alcançar seus objetivos e propostas pedagógicas.

Mas todo projeto pode dar certo?
Não, nem todo o projeto se desenvolve como queremos, depende muito do todo, um projeto para ter seu resultado positivo requer estudo, pesquisa dedicação de uma equipe, do professor, do orientador, do
coordenador, do diretor, do aluno e também da família. É possível que um projeto seja desenvolvido pela escola e só algumas turmas se destaque nos seus objetivos, isso acontece muitas vezes por falta de apoio, integração e conhecimento da equipe escolar, com o professor e seus alunos.

Podemos realizar um projeto em conjunto com outro?
Sim, claro que podemos. Posso desenvolver em minha escola um projeto de socialização entre escola e família durante o ano letivo e trabalhar outros projetos que contemplem as datas comemorativas, estações do ano, e outros temas que sejam pertinentes ao curriculo escolar.


Um projeto educacional geralmente tem esses requisitos:

1 - Título
2 - Duração do projeto
3 - Justificativa
4 - Objetivos (geral e específicos)
5 - Culminância
6 -  Metodologia ou procedimentos metodológicos
7 - Avaliação
8 - Anexos ou atividades a serem desenvolvidas

1 - Título:
O título do projeto é onde colocaremos a nossa ideia, ele pode ser baseado em uma data comemorativa, em um acontecimento, em atitudes ou qualidades. Dependendo do título escolhido podemos ou não despertar de imediato a atenção do que estão em volta.
Exemplo:
Na semana do circo eu posso criar um título simples como:
O Circo ou Conhecendo o mundo mágico do circo.
Os dois temas tratam do mesmo projeto, mas o segundo tema nos dá uma visão geral do como vai ser desenvolvido este projeto.

2 - Duração do projeto:
Quanto tempo vai durar este projeto? A duração do projeto pode ser relativo, pode durar um dia, uma semana, um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre ou até mesmo um ano letivo.

3 - Justificativa:
A justifica serve como uma "introdução", nela você vai relatar quais os motivos de estar desenvolvendo este projeto na escola, de onde saiu a ideia, o que fez a escola querer tratar este tema, você pode colocar a parte histórica ou literária (se for conveniente), seus desejos e anseios sobre as perspectivas do projeto. Lembre-se, não precisa escrever uma folha inteira, pois é desnecessário, sugiro de 05 a 10 linhas para a justificativa.

4 - Objetivos geral e específicos:
Alguns projetos tem objetivo geral e específicos ou apenas objetivos específicos.
O Objetivo geral é o foco principal do projeto, ele deve começar com verbo, que tem sua terminação sempre em ar, er ou ir, e deve ter apenas um verbo, evite repetir verbos em diferente terminações.
Exemplo de objetivo geral:
- Conhecer o universo circense.
Veja outro exemplo de objetivo que leva dois verbos:
- Conhecer e compreender o universo circense.
Viram, dois verbos no mesmo objetivo cria uma dualidade sem fundamento, sem necessidade, já que os verbos transmitem a mesma ideia.
Nos objetivos gerais devemos ter muito cuidado ao escolhê-los, não é bom colocar muitos objetos, pois criará muita abrangência de ideias, dependendo da duração do projeto, pode não dar tempo de concluí-lo dentro do prazo, o ideal é que tenha de três até cinco objetivos. Os projetos que elaboro teem geralmente de três a quatro e dificilmente chega a cinco, vejam exemplos de verbos que posso colocar no projeto:
Conhecer, aprender, fazer, compreender, integrar, interagir, socializar...

5 - Culminância:
Veja aqui o significado de culminante:
O mais elevado.
Ponto culminante, diz-se da parte mais elevada de uma coisa: o cume do monte Branco é o ponto culminante dos Alpes.
Fig. O mais alto grau possível: o ponto culminante da glória.
Ponto do céu em que um astro atinge sua maior elevação acima do horizonte.
A culminância de um projeto é justamente isso, é a finalização dele, é o fechamento, o encerramento.
No meu projeto a culminância para o projeto em que dei exemplo pode ser:
Apresentação de um show de mágica e teatro com professores para as crianças ou se for um projeto para dia das mães eu posso fechar com: Um chá para as mães com apresentação das crianças, ou se for um projeto de ciências eu posso escolher: uma feira de ciências com curiosidades e trabalhos realizados pelos alunos.

6 -  Metodologia ou procedimentos metodológicos
O que é metodologia?
Parte de uma ciência que estuda os métodos aos quais ela se liga ou de que se utiliza: metodologia linguística.
Nem todos os projetos tem metodologia ou precedimentos metodológicos, pois como as atividades é cada professor que escolhe e desenvolve, dependendo dos procedimentos a serem produzidos no projeto acaba deixando o professor limitado a isso. Mas a metodologia traz a maneira de como o professor poderá introduzir o tema em sala de aula, onde trará detalhes de como o professor estará trabalhando o tema do projeto de aplicando as suas atividades.

7 - Avaliação:
Como vamos avaliar os alunos em sala de aula durante o processo de desenvolvimento de suas atividades?
A avaliação pode ser qualitativa e/ou quantitativa.
A avaliação qualitativa é o grau de aquisições como socialização, interação, participação e conhecimento que o aluno terá com as atividades e com seus colegas durante as atividades.
A avalização quantitativa e geralmente feita por acumulo de notas.
Nos projetos sociais e nos projetos da educação infantil a avaliação é feita na forma qualitativa;
Exemplo:
A avaliação será feita de forma qualitativa, onde o professor poderá estar avaliando os seus alunos de acordo com o seu interesse com a atividades, participação, interação e socialização com os seus colegas e professores.
Se for quantitativa poderá ser escrita assim:
Durante o desenvolvimento do projeto serão feitos trabalhos, apresentações, revisão de cadernos, provas avaliativas. Será feito uma soma dessas atividades e o resultado terá que chegar no máximo a 100 (ou 10, dependendo da região), poderemos acrescentar notas de acordo com o comportamento e participação em sala de aula, isto ficando a critério do professor.
Dependendo do projeto ele poderá ter avaliação qualitativa e quantitativa.

8 - Anexos ou atividades a serem desenvolvidas
Os anexos ou atividades a serem desenvolvidas são sugestões de atividades que os professores poderão aplicar com os seus alunos, lembrando que falamos em sugestões, o professor pode ou não aproveitar as atividades, mas geralmente esses anexos são de grande valia pois como o professor não tem tempo nem ferramentes suficientes para elaborar suas atividades eles aproveitam essas atividades para complementar os objetivos do projeto.
Observação: As atividades tem que ser condizentes com o objetivos do projeto.




Pronto! Espero que aproveitem essas breves explicações sobre como montar um projeto e consigam elaborar o seu.
Boa sorte e fiquem na paz, se quiserem copiar o texto fiquem a vontade, mas não esqueçam de colocar os créditos.




Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

Postar um comentário

Pesquise temas do seu interesse aqui

Seguidores

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Google+ Followers

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas

Desafio Emagrecer

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...