Conheça alguns métodos pedagógicos de aprendizagem e veja qual deles se encaixa no seu dia a dia e no da sua escolas, existem lugares e situações que utilizamos mais de um método pedagógico.
METODOS
|
BASE
|
PAPEL DO PROFESSOR
|
COMO SE REALIZA A
APRENDIZAGEM
|
Sócio-interacionismo
|
Baseado em pensamentos de Vigotsky, nesse
método o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento. O
indivíduo é um agente histórico e modificador do seu meio, devendo ter
instrumentos para o seu desenvolvimento crítico e criativo, daí atividades
que propiciem o exercício do raciocínio.
|
As atividades devem ser desenvolvidas com
criatividade, pois o professor é o agente responsável pela transformação do
educando. Muito interessante quando trabalhado dentro de um contexto, em uma
seqüência lógica e interdisciplinar, deixando de lado a fragmentação do
conteúdo.
|
É utilizado muito o lado lúdico como
fixação de conteúdo e interação da classe. Trabalhos direcionados à formação
do cidadão crítico interagindo em seu meio social. Possibilita a auto
expressão, a participação em grupo, a solução de problemas e o alcance da
autonomia.
|
Tradi-cional
|
Proposta centrada no professor tem como
princípio a transmissão dos conhecimentos através da aula. Aula
freqüentemente expositiva, numa seqüência predeterminada e fixa.
|
O professor ensina com uma aula expositiva
a matéria e corrige. Enfatiza a repetição de exercícios com exigência de
memorização. Valoriza o conteúdo livresco.
|
Aulas expositivas, repetição de exercícios,
o professor fala e o aluno ouve e aprende.
|
Freient
|
Esse movimento pedagógico é caracterizado
por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na
criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas, fazendo parte de uma
comunidade.
|
É orientador, pois sabe, mais que os alunos
– tem de usar seu conhecimento como instrumento de mediação. É amigo, age e
aprende com os alunos. Propõe trabalhos e jogos como atividade fundamental
|
Tateamento experimental. A criança vai
tateando e aprendendo, dando passos até acertar. Desenho livre, o texto
livre, o livro da vida (diário e coletivo), o jornal, etc.
|
Constru-tivismo
|
Conhecimento é uma construção que se dá na
interação sujeito-meio (físico-social). Interação entre sujeito e objeto se
torna essencial no Construtivismo
|
Deve estar vigilante, sem ser restritivo,
procurando “antecipar” respostas possíveis, encorajando a criança a
encontra-las, aceitando hipóteses provisórias que surjam nas aulas.
|
O conhecimento é construído a partir da
interação entre a criança e o meio. Conhecer é agir.
|
Montessori
|
O método tem sua originalidade no fato de
as crianças ficarem livres para se movimentar pela sala de aula, utilizando
os materiais em um ambiente propício à auto-educação. A manipulação desses
materiais em seus aspectos multi-sensoriais é um fator primordial para o
aprendizado da linguagem, matemática, ciência e prática de vida.
|
Se quiséssemos resumir seu dever principal,
deveríamos dizer que é explicar o uso do material. Ele representa, antes de
tudo, um traço de união entre material e criança.
|
Na alfabetização, método fonético. Passa-se
à criança a letra e seu som. Associa-se o som a uma letra.
|
Waldorf
|
Dos 7 aos 14 anos, a criança é “educada por
meio de uma vida de sentimentos e emoções, vivência e estética, enquanto
jovem, dos 14 aos 21 anos, educa-se no sentido de fazer com o “eu” lide com o
mundo, dando ênfase na ética. O aluno Waldorf aprende com pessoas, não com
livros. Ele procura vivências.
|
Profundo conhecedor o ser humano, deve usar
o amor como base de relação com os alunos e ter qualidades artísticas,
principalmente criatividade e fantasia.
|
Varia conforme a faixa etária: 0-7 anos,
por imitação; 7-14, vivências emocionais; 14-21, cognição intelectual.
|
LER
& APRENDER. Curitiba, 26, nov, 2000. p. 6
Nenhum comentário:
Postar um comentário