expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Caderno de atividades personalizado - Iniciação a Alfabetização

Olá amados, então esses últimos dias desenvolvi um caderno de atividades para milha filha Rebeca, tentei criar atividades que fizessem relação ao nome e incentivando a leitura. Esse caderno de atividade trabalha exclusivamente o nome REBECA e as iniciais do nome, como desenvolvi para uma criança de 4 anos tentei deixar interativo, o desenho articulando atividades com o nome. As atividades desenvolve coordenação, atenção e concentração, formas geométrica, números, cores e pintura, além de é claro desenvolver a associação da escrita do nome e inicial da letra.
Abaixo tentarei deixar as minhas experiencias e conclusões acerca do tema.


Minha experiência com o caderno de atividades: A minha intensão era fazer uma atividade por dia e trabalhar aos poucas a letra inicial R, minha filha ao ver a capa colorida do tema Frozen ficou tão empolgada que já queria trabalhar as atividades naquele instante. Bom, antes de iniciar de fato as atividades fiz uma breve explicação e leitura de cada página e conduzi com os seus dedinhos cada atividade, a resposta dela era sempre atenta e perceptiva a cada página, ao entregar as atividades acompanhei cada etapa e no final as atividades foram concluídas no mesmo dia, ela super aprovou o caderno de atividades. 
Avaliando todo o contexto das atividades o que me alegrou foi que ao final do caderno de atividades a Rebeca conseguiu entender que o nome dela incia com a letra R e reconheceu em vários lugares as letras do nome, de fato ainda não foi alfabetizada, mas iniciamos o processo de alfabetização e letramento.

Dificuldade que encontrei durante as atividades: A Rebeca teve dificuldades em cobrir pontilhados, apesar dos traços serem bem precisos, ao se defrontar com os pontinhos ficava insegura. por fim farei mais atividades de psicomotricidade.

Resultado Final: Ao final de tudo me surpreendi com a motivação da Rebeca e entusiasmo, consegui chegar ao objetivo proposto da letra em um dia, agora aos poucos tentarei introduzir novas letras e desafios, hoje  a Rebeca está com 3 anos e 11 meses, então temos tempo e uma longa caminhada pela frente para alfabetização e letramento da minha filha. Foi um tempo maravilhoso, proporcionei a ela um momento de diversão e aprendizado, abraços e beijos não faltaram.

Não esquecer: Preciso fazer isso sempre, momento único entre pais e filhos, onde as duas partes aprendem e as duas partes acrescentam.

Andreza Menezes


















Proibida e cópia total e parcial das atividades e conteúdos do blog 
"Meus Trabalhos Pedagógicos".
Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

Nenhum comentário:

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas